segunda-feira, 7 de maio de 2018

A PERIGOSA HIPOCRISIA (1)


                                   
“Posto que miríades de pessoas se aglomeravam, a ponto de uns aos outros se atropelarem, passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos; Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia” (LUCAS 12:1)
       INTRODUÇÃO:               
        Querida leitor, o texto de Lucas merece nossas sérias considerações, especialmente porque estamos lidando com palavras de advertências ditas pelo nosso Senhor. Notemos bem que Ele começa tratando sobre o sério perigo da hipocrisia, que é tão perigosa que merece nossa cautela: “Acautelai-vos!”. É como se estivéssemos entrando num ambiente de extremo perigo e que podemos ser pegos a qualquer momento. O mundo sempre foi uma perfeita fábrica de hipócritas e nós, devido a natureza pecaminosa somos totalmente inclinados a sermos por fora o que não somos realmente por dentro. Notemos bem que a hipocrisia está entre os mais letais ataques do inimigo que podem surpreender as almas.
        Naqueles dias havia os fariseus e aqueles homens eram vistos como elementos espirituais pela população na esclarecida. Nem todos eles eram hipócritas, muitos eram homens sinceros e que faziam tudo pensando que estavam agindo corretamente. Saulo de Tarso era um sincero fariseu; diria o mesmo a respeito de homens como Gamaliel, Nicodemos e certamente muitos cujos nomes não aparecem no Novo Testamento. Mas a maior parte era constituída de homens perigosíssimos, porque eram hipócritas e é a religião da hipocrisia a mais poderosa fabricante de elementos, os quais por fora parecem espirituais, mas por dentro são lobos devoradores. Jesus encarou esses homens com severas advertências; eles eram sim, os descendentes de milhares que viveram nos períodos de profetas como Elias, Eliseu e outros. Foram esses homens que tiveram toda disposição para matar Jesus e perseguir os santos apóstolos.
        Creio que vale o esforço para pregar sobre esse assunto,  porque quanto mais cresce a religião falsa, mas multiplica-se o número de hipócritas e quem sofre com isso são os verdadeiros pastores. Quando a verdade não vem como raio de luz para iluminar os corações dos homens, eles terão prazer em receber a verdade por fora, mas a rejeitam no coração. Os homens gostam de certa “pintura religiosa” na aparência; eles gostam de mostrar fervor por fora, quando seus corações ainda não foram descobertos por Deus. Isso faz com que os homens se tornem hipócritas, severos, zelosos por aquilo que não tem qualquer valor de amor e misericórdia em relação aos mais fracos.
        Observemos bem que nosso Senhor não diz que os fariseus constituíam perigos, mas sim o fermento produzido por eles: “o fermento dos fariseus”. Da parte deles exalava esse perigo; eles contaminavam o ambiente com esse fermento extremamente perigoso para as almas. Com isso nosso Senhor mostra que as armas mais letais dos homens estão nos arsenais religiosos, especialmente quando a religião é misturada de verdade e mentira. Como estamos cercados de perigosos fermentos do mal é necessário que procuremos saber o que pode tornar pessoas hipócritas, mais perigosas do que aquelas pessoas que estão fora da igreja.
        Que meu Senhor me dê sua graça para pregar sobre um tema que considero de tamanha importância nestes momentos perigosos, os quais enfrentamos. Não é o momento para que a mensagem chegue aos corações? Não é o momento para que a luz do céu venha entrar, chegando ao lugar onde Deus quer que chegue – no recôndito? Claro! É claro que quando fazemos isso, os hipócritas vão se erguer e vão condenar esse evangelho que tanto expõe a glória do Cordeiro. Mas amamos nosso próximo, por isso não podemos calar, custe o que custar. Milhares cairão no inferno e serão pegos de surpresa, devido a confiança vã que tiveram aqui, devido a essa falsa mensagem que ouviram por meio de falsos mestres.

Nenhum comentário: