quarta-feira, 30 de maio de 2018

HERÓICA DECISÃO (7)



“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje, a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15).
PARTE DE UMA ATITUDE ENVOLVENTE:   “...Eu e minha casa...”
        Estou tratando aqui daquilo que é ação de uma fé envolvente, especialmente da parte do homem, porque a decisão foi de Josué em conduzir sua casa e sua família sob o temor de Deus. O que precisamos em nosso lar, não é do Senhor? O que acontece hoje é que homens e mulheres (falo de crentes) estão super preocupados com interesses mundanos e transitórios. Não raro vemos homens e mulheres terceirizando a criação de seus filhos, entregando-os às creches, por quê? Ambos estão envolvidos em ganhar mais dinheiro. Eles querem ter o que o mundo oferece, por isso acreditam que os filhos precisam ter o que eles não tiveram na infância. Quão perigoso é esse pensamento!
                Mas o homem piedoso no viver saberá que sem a presença de Deus na família, mesmo que tenham muitos bens, tudo ruirá e acabará em miséria. Deus requer dos pais que eles ensinem seus filhos sobre o temor a Ele; que seus filhos, em todos os detalhes saibam da culpa do pecado, das misericórdias de Deus e da necessidade de conversão a Ele de todo coração. O homem piedoso deve saber que os bens duradouros não podem faltar e quando somos responsáveis em encher nossos lares dessas maravilhas eternas, não faltará aquilo que realmente precisamos. Se não tivermos a liderança do Senhor e o temor a ele em nosso lar, certamente o assolador entrará para destruir tudo.
                A mulher crente deve ter sua participação nisso e ela é de fundamental importância na construção desse santo “edifício” construído com mãos santas. É claro que mulheres, como a mulher de Jó logo provou diante das tremendas provações que sua fé não era de uma autêntica crente. Seu marido ficou sozinho quando mais ele precisava de sua força e ânimo no meio do desespero. Tudo indica que a mulher de Ló também falhou em incentivar seu marido na fé; parece que seu coração era de uma mundana e vaidosa, por isso que facilmente conseguiu o que queria, ir morar na corrompida Sodoma e selar seu trágico fim com aquela população. Por essa razão Jesus usou essa mulher para advertir o povo: “Lembrai-vos da mulher de Ló!”.
                Qual deve ser a participação de uma mulher crente no mesmo propósito de Josué? Tem tantas ilustrações tiradas da bíblia nos ajudar nisso. A mulher crente, de fé e de fibra espiritual não é boba como muitos pensam. Sua submissão ao marido não significa que ela deve colocar-se no chão como tapete, para ser pisada. Não vemos isso na mulher apresentada em palavras em Provérbios 31, porque ela aparece como uma mulher cheia de temor, ativa, corajosa e dinâmica. O lar dela é como se fosse seu campo de negócio e mostra ser muito habilidosa na arte de organizar e fazer com que tudo funcione adequadamente. Ela não é mostrada em beleza física, nem apresenta sua idade, mas sim sua virtuosidade, seu valor que é poderoso e imortal. Ela é vista com admiração pelo marido, com louvor pelos filhos e com incrível respeito pelos que estão de fora. Essa é a mulher que é convocada a fazer o que Josué determinou fazer: “Eu e a minha casa...”.
        A bíblia não um livro machista; o Deus da bíblia expõe os heróis da fé e eles são homens e mulheres. O que vale não é a barba nem os músculos de um homem; não é vista, tampouco a beleza feminina no aspecto físico, porque tudo isso é levado pelo assopro do tempo. O que vale é corações que temem ao Senhor. Em Josué temos o exemplo de uma mulher – Raabe. Que lição de fé, de plena confiança em Deus, revelada em sua coragem para enfrentar até mesmo a morte. É essa fé dinâmica que impressiona Deus e que o mundo precisa ter. Hoje faltam homens e mulheres destemidos, ousados e perseverantes em agradar a Deus.

Nenhum comentário: