segunda-feira, 14 de maio de 2018

A PERIGOSA HIPOCRISIA (5)


                      
“Posto que miríades de pessoas se aglomeravam, a ponto de uns aos outros se atropelarem, passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos; Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia” (LUCAS 12:1)
CERCADOS DO PERIGO: “Acautelai-vos do fermento...”
        Ah! Quanto perigo a hipocrisia traz para um ambiente evangélico, porque transtorna a vida e o ambiente, retirando todo e qualquer juízo e discernimento. Normalmente o hipócrita ou atrai outros ou mesmo facilmente faz outros hipócritas também. Normalmente o hipócrita se torna legalista e luta para criar um ambiente assim, onde ele consegue dominar a vida dos outros. O hipócrita não analisa as coisas à luz da verdade reveladas; normalmente ele faz estardalhaço por algo que nada tem de importância para os valores, porque quer encobrir sua situação no coração, fazendo com que todos pensem que ele é muito espiritual. Nosso Senhor tratou os fariseus hipócritas como aqueles que “que coavam mosquito e engoliam camelo”.
        Outra observação que devemos fazer acerca da perigosa hipocrisia é que normalmente os hipócritas aparecem cheios de zelo e como aparente ambição pelo céu. Não foi assim com aquele homem rico (conforme o relato de Lucas 18). Se olharmos segundo a visão humana diríamos que Jesus foi muito severo em tratar com aquele homem. Mas a verdade é que ali estava alguém bem contagiado pelo fermento dos fariseus. Ele chegou perante o Senhor primeiramente achando que ali estava um mero Mestre. Ele achou que podia causar boa impressão perante os olhos desse “mestre”, mas não sabia que ali estava o próprio Senhor Deus que desceu do céu e se humilhou, tornando semelhante a nós. Em segundo lugar ele achou que, sendo um homem rico, causaria um impacto melhor ainda à vista do Senhor. Ora, ali estava um homem rico, que tinha condições de ajudar o Jesus e seus discípulos.
        Mas foi em considerar-se muito religioso que ele aprimorou bem sua hipocrisia, afinal, ele sempre guardou os mandamentos. Quando ele cita os mandamentos que ele sempre praticou ele coloca todos aqueles que tratam do relacionamento humano, mas nada cita acerca daqueles que trata do homem em relação a Deus. Os hipócritas são assim, pois se julga muito religioso, quando compara seu viver com aquilo que outros praticam. Mas ele nunca havia conhecido seu coração; ele nada sabia a respeito de sua condição diante de Deus, de sua queda e das tramas de um coração perverso, idólatra e amante de si mesmo. Por essa razão, quando o Senhor lhe mostra que lá dentro do seu ser havia um ídolo muito bem oculto, então ele se viu descoberto e assim procurou escapar. O hipócrita é iludido em pensar que poderá entrar no céu, porque acha que é extraordinariamente capacitado para isso.
        Mas foi nosso Senhor quem desvendou tudo isso, porque em seu ministério terreno não deixou de atacar elementos que enganavam a si mesmos, além de enganar outros. O evangelho verdadeiramente pregado é o único instrumento capaz de destrancar as portas do coração do hipócrita, a fim de revelar o que eles são. Já vi muitos correndo da mensagem verdadeira; já vi muitos assustados e revoltados porque foram descobertos, quando realmente queriam viver ocultos, acreditando que eram crentes em Cristo, quando realmente não eram. A finalidade da pregação é mostrar o homem como ele é por dentro, por isso Saulo de Tarso não podia continuar sendo o mesmo, depois daquele acontecimento dramático, ocorrido ali na entrada de Damasco. Pedro não podia continuar sendo o mesmo, depois de ter negado o Senhor três vezes. Os homens não podem se ocultar de Deus por muito tempo, se o evangelho não os descobre aqui, eles vão ser descobertos diante do grande Juiz naquele dia. A palavra de Deus não deixa os homens aquietados em seus pecados, pois retira a falsa paz, a fim de mostrar a segurança que há apenas no Salvador e Senhor Jesus.

Nenhum comentário: