quinta-feira, 3 de maio de 2018

O ALTO CUSTO DE SEGUIR A CRISTO (16)



“Grandes multidões acompanhavam Jesus, e ele, voltando-se, lhes disse: Se alguém vem a mim e não aborrece seu pai, sua mãe, sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:25-27)
A VERDADEIRA DECISÃO AFETA MEU CONCEITO DE LIBERDADE: “E qualquer que não tomar a sua cruz...”.
        “Tomar a cruz” é uma linguagem figurativa usada pelo Senhor, a fim de mostrar o que significa seguir Aquele que carregou a rude cruz. Seguir Seu caminho significa sofrimento, tristeza, perseguição. Seguir a Cristo é igual a seguir o Santo, o qual foi tratado como desprezível pelo mundo; é seguir Aquele cujos ensinos não foram aceitos pela religião mundana; é seguir aquele cuja justiça perfeita foi vista como abominável pelos mais religiosos da terra. Segui-lo significa que tomarei o mesmo caminho dele; que vou trilhar as mesmas veredas e que serei motivo de afronta, desdém e desprezo, até mesmo por parentes e amigos.
        Além disso, a cruz significa vergonha. O cristianismo moderno tem sido motivo de brincadeira e escárnio. Mas os que seguem a Cristo sabem o quanto significa ser xingado pelos mundanos, tratados como anormais, porque não seguem seus sistemas pervertidos e imorais. Um mundo que não tem o temor de Deus não verá com bons olhos os que têm santidade, pureza e piedade na vida. “Tomar a cruz” é o oposto dos pensamentos de um mundo que quer prazer, luxúria e todo tipo de paixões. “Tomar a cruz” significa que há uma nova natureza na pessoa e que  por isso ela estará cercada por elementos cujos pensamentos não combinam com aqueles que conhecem a Deus e que o temem e o seguem.
        Vou mais longe para mostrar que “tomar a cruz” poderá ser motivo de repúdio e dor. Nem sequer podemos imaginar a crueldade dos homens. A bíblia não mostra os homens como pessoas que apenas ignoram a verdade e que mudam a atitude assim que passam a entender a realidade bíblica acerca de Deus. Pelo contrário, se não houver uma obra vinda de Deus no coração, eis que os homens serão cruéis e assassinos; porque eles odeiam Deus, hão de odiar seus semelhantes. Os homens no pecado sempre estarão prontos para atacar os santos e persegui-los com intenso ódio. Por isso nosso Senhor advertiu seus discípulos acerca dos perigos que aqui enfrentariam, num mundo cruel. Muitos crentes sinceros não são informados desses fatos, por isso ficam aflitos e não têm respostas diante das aflições, quando querem agradar ao Senhor.
        Caro leitor, o mundo atual parece tão charmoso, espiritual e atraente. Mas não se deixe levar pelas atividades atuais do pai da mentira, porquanto o mundo e seu líder invisível têm propósitos cruéis. O mundo não mudou nem vai mudar. Cristo não veio fazer um mundo melhor, ele veio para nos arrancar deste presente século perverso (Gálatas 1:6). Quando carregamos a cruz sentimos o peso da jornada; sentimos o abandono e desprezo dos homens aqui. Mas estamos seguindo nosso Senhor e por qual caminho ele nos conduzirá? Muitos crentes ficam decepcionados ao verem o mundo que parece livre, alegre e cheio de felicidade. Mas o fato é que os mundanos descem pelo caminho largo rumo à perdição, enquanto os santos sobem o caminho estreito sob o peso esmagador.
        Avançar para o céu é carregar a cruz, porque sentimos oposição em nossa própria natureza carnal, a qual se torna um insuportável peso sobre nossos ombros. O Senhor vai à nossa frente e sua graça nos dá força para avançar e carregar nosso fardo e o fardo dos nossos irmãos também.

Nenhum comentário: