terça-feira, 22 de maio de 2018

HERÓICA DECISÃO (1)


                                              
“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje, a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15).
        INTRODUÇÃO:      
        Um dos assuntos mais tratados hoje na sociedade evangélica (pelo menos aqui no Brasil) é sobre a família. Normalmente vemos preletores tratando sobre esse tão importante assunto. Não estou em nada criticando, porque eu sei o quanto o mundo cruel está lutando para desmanchar a família e implantar um sistema diferente na sociedade. Considero esse assunto de fundamental importância e dou graças a Deus por homens, pastores sérios que têm se aplicado em ajudar na unidade dos casais e dos filhos, para o bem da sociedade. Todos nós sabemos que a família não foi uma invenção humana, porque se fosse satanás não lutaria contra. A família é uma extraordinária benção de Deus e veio a ser estabelecida antes da entrada do pecado. É claro que a queda do homem fez um estrago terrível na família, conforme podemos perceber na história bíblica, na história da raça e muito mais agora nesta geração tão corrompida, na qual vivemos.
        Eu não creio que o lidar com a família vai resolver nossos problemas sociais em nossos dias. Veja bem que não estou condenando o assunto. Eu não creio que esse é o tema central no ensino bíblico. Vejo com clareza que a bíblia vai diretamente aos corações, usando a pregação do evangelho e não à uma convivência familiarmente boa. Ora, o mundo está cheio de boas famílias; no mundo inteiro há famílias que funcionam (olhando do ponto de vista social) melhor do que muitas famílias cristãs. Não pensemos que a sociedade nos dias de Noé não tinha família, porque nosso Senhor afirma que eles casavam e davam em casamento. Foi assim também em Sodoma e Gomorra, e creio que uma das razões que tanto a mulher de Ló queria ir para lá é porque as filhas teriam assim oportunidade de conseguir casamento. Mas a verdade é que, tanto nos dias de Sodoma e Gomorra, como nos dias de Noé o castigo de Deus veio do céu e destruiu tudo.
        A meu ver o que precisamos não lutar pela família, mas sim por conversões genuínas. Quando Josué emitiu as palavras no texto acima, ele falava para homens que tinham suas famílias e as prezavam muito. A luta de Josué com Israel, quando ele estava prestes a morrer, não foi pela unidade da família, mas sim para que aqueles homens com suas famílias servissem ao Senhor e não aos ídolos. Essa era a decisão que daria postura certa na família e faria a nação sobreviver. Josué não se ocupou com a família em si, mas sim com a glória de Deus e isso era o segredo do sucesso. Quando vejo programações feitas para encontro de casais (falo isso porque já realizei muitas), para mim vejo mais como tempo de romance e não de avivamento e quebrantamento. Estamos num mundo quando satanás está fazendo um esforço descomunal, a fim de colocar tudo de cabeça para baixo. As mulheres estão ocupando o lugar e responsabilidade que pertencem aos homens e isso tem trazido consequências drásticas para a família.
        Para encerrar esta primeira página, afirmo que nossa ocupação hoje (no ministério, óbvio) deve ser a causa do evangelho. A razão única é que se tivermos mais crentes sinceros, teremos melhores famílias. Se homens sinceros se converterem ao Senhor, mais aptos eles serão para dirigirem suas famílias. Se examinarmos bem o livro de Juízes, veremos que após a morte de Josué não demorou em que a nação de Israel se desviasse do Senhor, para adorar os ídolos das nações. Tinha família? Tinha! Mas tudo funcionava sem Deus, por isso faltava liderança de homens de fé nos lares. O que Israel precisava? Os profetas foram erguidos para falar dos problemas das famílias? Não! Eles se ergueram para anunciar que Israel tinha se afastado do Senhor, por isso as exortações vinham para que a nação voltasse para Deus.

Nenhum comentário: