segunda-feira, 28 de maio de 2018

HERÓICA DECISÃO (5)



“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje, a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15).
PARTE DE UM CORAÇÃO DECIDIDO: “Eu...”.
        Uma liderança piedosa, decidida na fé há de tomar a mesma decisão de Josué: “Eu e a minha casa...”.  Ali estava um homem que entrou na batalha de Deus, que assumiu sua posição de soldado do Senhor. Nós estamos neste mundo à serviço do Reino de Deus; nós somos súditos do Rei da glória e não deste mundo maligno. Se quisermos ser úteis aqui não podemos ser fracos e desanimados; não podemos deixar que nossas esposas e filhos tomem decisões para nós. A decisão é de homens fieis que querem agradar a Deus em servi-lo de coração. Vejo hoje que são pouquíssimos os homens que se dispõem para essa decisão, pensando na glória de Deus e no bem da família.
        Outro detalhe importante é que Josué avaliou o custo. Não é fácil decidir-se assumir o comando da casa, na finalidade de servir a Deus. Não é um caminho fácil, porque não teremos um viver confortável. Não é nada fácil lutar contra as idolatrias e vaidades, as quais satanás luta com redobrado esforço, a fim de que entrem aos poucos em nossos lares e comandam a vida de nossos queridos. Não é nada fácil cercar nosso lar com oração decidida; avaliar o que é bom e espiritualmente saudável para nossos queridos. O mundo luta com malícia e é bem ardiloso em arrancar os homens crentes de suas funções incumbidas por Deus. Vejo hoje como é fácil fazer com que nossos filhos tenham os entretenimentos advindos do progresso tecnológico. Nós achamos que é deveras, proveitoso para eles gastar tempo com celulares e com filmes.
        Quando assumimos o controle de nossos lares, então firmamos no propósito de dar a eles o conhecimento da verdade. Que tal tirar deles essas coisas inúteis e dá-lhe conhecimento de Deus através da Bíblia. Têm bons livros escritos por homens de Deus para servir nossos lares. Conheci e vivi um pouco numa casa onde o casal prezava ver seus filhos com bons livros, ao invés de televisão e outros entretenimentos mundanos e inconvenientes. Não que celulares e televisão sejam prejudiciais em si mesmos. Aliás, eles terão seu devido lugar no momento exato e não como parceiros de uma família, como se fossem indispensáveis para os lares.
        Também é bom que os homens crentes saibam o quanto é importante o culto familiar, sob a liderança do pai e esposo. Eu sei o quanto é difícil chegar em casa cansado e ainda ter que enfrentar um culto com a família. É mais fácil tomar um banho, jantar, assistir um programa favorito na TV e depois partir para um gostoso sono. Mas, o homem crente que quer entrar na guerra, há de ignorar sua canseira física; se ele ama sua família, então ele há de enfrentar suas responsabilidades diante de Deus. Nós somos os provedores, não somente do alimento físico, mas muito mais da provisão espiritual e eterna. E quantas bênçãos pais desfrutarão do conhecimento do Senhor, por meio da palavra. Sem o conhecimento do Deus da bíblia em nossos lares, tudo irá se desmoronar em face das ameaças deste mundo vil, o qual luta para destruir a família.
        O que precisamos hoje? Não é de homens corajosos e fortes no Senhor? Não precisamos de homens com o peso de uma fé bíblica e perseverante? O mundo está cheio de elementos que são fortes fisicamente. Mas o que falta são elementos de coragem, de caráter santo e de corações que amam o Deus da bíblia. Satanás não cessa de mostrar suas vantagens mundanas; não para de mostrar suas promessas de um mundo melhor; ele não para de agir como o deus deste século. Homens de Deus tira os olhos deste sistema mundano, olham para a bíblia, firmam-se na verdade e estão prontos para a batalha pela causa santa em seus lares, assim como Josué foi bem definido: “...eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.
                                              

Nenhum comentário: