segunda-feira, 7 de maio de 2018

OS QUEIXUMES PECAMINOSOS DOS HOMENS (1)


                     
“De que pois, se queixa o ser vivente? Queixe-se cada dos seus próprios pecados”  (Lamentações 3:39.
                                               INTRODUÇÃO
        Cada vez que leio pequeno livro de Lamentações, parece que desejo lamentar com o profeta Jeremias. Afinal, aquele grande homem atravessou um longo período de sua vida trabalhando em pregar a mensagem ao povo de Jerusalém. A situação espiritual do povo judeu encheu o coração daquele homem de angústia e de amor pelo seu povo. Pelo profeta Deus anunciou que viria o castigo contra aquela nação rebelde, e não houve remédio para impedir que os Caldeus chegassem para destruir Jerusalém.              O livro de Lamentações traz a história da tragédia ocorrida em Jerusalém. Este livro é continuidade do livro de Jeremias, porque narra os acontecimentos sucedidos em plena Jerusalém, como resultados do cerco. Quando lemos esse livro cria imagens aterradoras em nossa mente, coisas que nós os brasileiros jamais vimos, muitas vezes mais, piores do que a queda das torres gêmeas nos EUA. O cenário foi descrito por Jeremias, porque ele presenciou todo esse palco de horrores vivido por Jerusalém, como resultado daquilo que Deus já tinha avisado à nação por longos anos.         O cap. 3 é o principal capítulo, porque é como que as câmeras de filmagem voltassem para o personagem principal – Jeremias. E ele nos mostra como os homens devem encarar essa condição do ponto de vista da misericórdia de Deus. Que capítulo impressionante! O texto inteiro está cheio de mensagens maravilhosas, mas humilhantes para nós, pois precisamos ver a vida como exatamente é. Estamos acostumados agora com este mundo tão belo, tão cheio de aventuras maravilhosas; tão cheio de prosperidades, que nem sequer imaginamos que, o que sucedeu com Jerusalém possa acontecer também conosco. Foi no meio dessa tragédia resultante da ira de Deus que o profeta Jeremias destaca bem o fato que homens e mulheres estão vivos por causa da misericórdia de Deus.
        Achei por bem trazer essa mensagem aos meus leitores. Estou certo que não é a mensagem que os homens (nem os crentes) modernos querem ouvir. Para a sociedade atual essa é uma mensagem muito repugnante e cheia de pessimismo. Mas o mesmo Deus que avisou a população de Jerusalém é o Deus que avisa aos homens hoje. Neste capítulo três aparece a pergunta que mostra o quanto os homens vivem a queixar-se e normalmente queixam de Deus, queixam que Deus é errado, queixam que estão sofrendo. Mas ali está Jeremias perguntando: “De que, pois se queixa o ser vivente?...”. Não vivemos numa época de queixas? Não somos nós queixosos, ao invés de elementos que devem prestar cultos de ações de graças a Deus? Não é verdade que precisamos saber o que Jeremias respondeu e fazer com que essa verdade desça “goela abaixo”?
        Que o Senhor venha a exibir sua misericórdia, enquanto estiver digitando essa mensagem! Precisamos saber dessas coisas em nossos dias; precisamos conhecer o Deus da revelação bíblica; precisamos saber que Ele reina no céu e na terra e que administra as nações com sabedoria. Ignorar essas coisa é um tremendo erro e seremos culpados de nossa ignorância, porque sua palavra está bem à nossa disposição.

Nenhum comentário: