terça-feira, 15 de maio de 2018

OS QUEIXUMES PECAMINOSOS DOS HOMENS (7)


            
“De que pois, se queixa o ser vivente? Queixe-se cada dos seus próprios pecados”  (Lamentações 3:39).
A RESPOSTA DE DEUS ÀS NOSSAS QUEIXAS: “...queixe-se...”
        Nossas queixas se escondem atrás de nossas exigências infundadas, porque não admitimos um Deus soberano, o qual age como quer agir, porque é Deus. O pecado realmente é a revolta contra Deus; é o homem no íntimo querendo ser soberano em lugar do todo-poderoso. Por essa razão as queixas são diretamente dirigidas contra os céus. Não queremos admitir que nada de errado aconteça conosco; não temos qualquer pretensão de dar graças a Deus e render-lhe glórias. Almejamos ter um viver radiante aqui e não admitimos que os resultados desastrosos do pecado venham sobre nós. Queremos o amor de Deus sim, mas do nosso modo de pensar acerca do amor; queremos bonanças, por isso quando vem a tempestade queixamos de Deus e achamos que ele foi injusto conosco.
        Mas o texto vai além, porque Deus imediatamente traz a resposta às nossas queixas: “...queixe-se cada dos seus próprios pecados”. O Deus que usou os profetas para advertir a nação de Israel, avisando ao povo que, caso eles não se arrependesse sofreriam o castigo pelos seus atos, esse Deus pode mostrar seu imenso amor. Ninguém em Israel poderia dizer que Deus foi injusto com eles. Os sobreviventes que foram levados para o exílio na Babilônia, milhares deles eram crentes sinceros e entenderam a razão porque foram arrancados da sua terra e levados para uma terra tão distante. Notemos a oração de Daniel (Daniel 9). Que incrível oração! Ali estava um homem consciente e bem humilhado diante de Deus, reconhecendo que tudo o que ocorrera com Israel foi um ato de justiça e de compaixão de Deus. Ao invés de queixar, Daniel invocou ao Senhor, pedindo misericórdia pela nação.
        O mesmo Deus sempre mostrou a imensidão de sua compaixão aos homens no mundo inteiro. Por todos os lados e em todas as direções vemos as marcas da comunicação amorosa de Deus na criação. Para milhares Deus tem avisado pela sua palavra, advertindo a todos por meio do evangelho, acerca das consequências terríveis do pecado. Como pode o homem queixar-se de Deus? Os verdadeiros crentes sabem disso e quando vêm o mal, as lutas e provas eles agem com humildade e aceitam com gratidão o que Deus lhes tem enviado, porque sabem que é para o bem. Muitos crentes tropeçam em suas queixas, mas logo são erguidos em sincero arrependimento e aprendem pela graça a dar a Deus as honras e glórias.
        O que nós somos neste mundo? Nada! O pecado é tão vil e enganador que nos leva a pensar em grandeza e vaidade, como se nós fôssemos deuses. O Salmista meditou nisso no Salmo 131, quando disse que agia como criança nos braços do Senhor, porque não havia aquele espírito de querer grandes coisas para si. É esse espírito de ganância, de grandeza e de posição que nos leva a essa atitude tão vil e desprezível em viver queixando e com amarguras na vida. Que sejamos humildes, dependentes do Senhor; que aceitemos com gratidão as dificuldades, bem como as bênçãos, acreditando que em tudo somos abençoados em Cristo Jesus. Que aprendamos a cultuar ao invés de murmurar, a fim de não dar lugar ao diabo.

Nenhum comentário: