quarta-feira, 9 de maio de 2018

A PERIGOSA HIPOCRISIA (3)



“Posto que miríades de pessoas se aglomeravam, a ponto de uns aos outros se atropelarem, passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos; Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia” (LUCAS 12:1)
        Toda mentira religiosa tende a multiplicar hipócritas. Notemos bem que nas palavras do Senhor dirigidas contra os fariseus, ele mostra o quanto aqueles elementos eram homens perigosos; como usavam a lei de Moisés como instrumento para promover escravidão do povo, e assim eles mantinham a multidão sob o controle deles. Nosso Senhor não se intimidou em chama-los de “hipócritas”. Todo povo reverenciava aqueles homens, achando que eles eram super espirituais. Mas nosso Senhor confrontou severamente aqueles enganadores, chamando-os de “raça de víboras”. Nisso vemos o quanto a hipocrisia perverte tudo, arma arapucas, promove sentimentos errados nas pessoas e engana a todos com mentiras acerca de Deus.
        Não foi assim nos dias dos profetas? Aqueles homens trajados de super espirituais se colocavam como profetas de Deus; pregavam ao povo as mensagens que o povo queria ouvir e com isso anulavam todo juízo. Nos dias de Jeremias a nação de Judá caminhava a passos largos para o juízo; Deus levantou profetas como Jeremias e outros, mas mesmo assim esses homens eram tidos como mentirosos, porque os falsos profetas estavam por toda parte aliciando o coração do povo com suas hipocrisias. Como avança a hipocrisia atualmente! Atualmente vemos o quanto homens se levantam como pastores. Eles são cuidadosos em usar a bíblia, mas fazem isso com artimanha, porque sabem bem como o povo crê em superstições e mentiras.
        Cresce o número de hipócritas de forma alarmante em nossos dias, porque os homens gostam de ser religiosos por fora; eles gostam de mostrar que seus justos e como adoram a Deus. O alvo do evangelho é rasgar o coração, mostrando aos homens a situação alarmante deles diante de Deus. A luz do evangelho é penetrante, porque vasculha todo ser e leva os homens ao temor ao Senhor. Mas a finalidade de satanás por meio de suas mentiras religiosas é fazer exatamente o contrário, é encobrir essas coisas e isso ele faz usando falsos mestres. Quando homens se convertem a Cristo a confissão aparece em seus lábios. Quando os homens são hipócritas eles encobrem seus pecados. Quando homens se convertem, então todos ficam sabendo o quanto eles são diferentes, porque temem a Deus e não aos homens. Quando os homens são hipócritas eles temem aos homens e não a Deus.
        Foi isso o que o Senhor quis mostrar aos seus discípulos, para que eles tivessem cuidado com o “fermento dos fariseus”. Milhares tem se alimentado desse “pão fermentado” ultimamente. Milhares desconhecem a verdade no íntimo, por isso não podem confessar a Jesus; afinal foram trabalhados por fora e estão satisfeitos assim. Arrancar a capa religiosa dos homens? Quem pode fazer isso? Somente Deus pode realizar tal façanha! Não estamos livres de elementos assim, porque até mesmo num ambiente bíblico e espiritual podem aparecer elementos hipócritas. Eu mesmo já lidei com muitos deles. Não esqueçamos de Simão o mago. Em Atos 8 vemos que ele ficou encantado com os sinais e maravilhas feitos pelos apóstolos e viu ali a chance de ganhar dinheiro. Ele abraçou a fé e foi batizado, mas não era um crente genuíno. Simão era um hipócrita, por isso logo revelou quem ele era de fato, um avarento que procurava ocasião para ficar rico ludibriando as pessoas.
        Este mundo é um lugar assim, onde homens não se intimidam em usar disfarces espirituais. Muitos já se tornaram milionários enganando as pessoas. Eu mesmo já vi crentes enviando ofertas para esses ladrões disfarçados. Que o Senhor venha descobrir tais elementos, revelando quem eles são e como são ousados e atrevidos em usar o nome de Deus em vão, profanando sua santidade.

Nenhum comentário: