quinta-feira, 24 de maio de 2018

HERÓICA DECISÃO (3)



“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje, a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15). PARTE DE UM CORAÇÃO DECIDIDO: “Eu...”.
        Uma vez tendo dado a introdução quero agora entrar nos pormenores que o texto tem para nos ensinar. O que seria uma heroica decisão? Josué sozinho foi bem definido em afirmar que se ninguém quisesse servir ao Senhor, optando por outros deuses, ele e sua casa serviria ao Senhor. Acredito que essa é uma decisão de viva fé que precisamos ver em nossos dias, num mundo tão arrasado pela ausência de liderança espiritual nos lares. A chamada “democracia” moderna, sem dúvida atacaria uma decisão como a de Josué, diria que ele era um ditador e que era cruel em não respeitar os direitos da sua esposa de seus filhos. O que o mundo fez e faz hoje é simplesmente tapar a boca daqueles que foram colocados para serem líderes em suas casas e que podem tomar firmes decisões, especialmente que agradam a Deus.
        Mas o que pode ser feito? Tem como mudar essa situação? A meu ver creio que precisa haver fé mostrada numa conversão genuína. O evangelho bendito muda toda essa situação que considero tão catastrófica. Quando homens se convertem a Deus acontece algo em seus corações, porque eles passam a temer ao Senhor. Realmente não temos hoje uma mensagem que muda os corações dos homens; tudo hoje é baseado apenas numa simples decisão, a qual em nada afeta o homem em seu ser. Quando o cristianismo é movido pelas emoções e não por uma razão clara, definida, que põe o homem perante Deus e o leva a um relacionamento de temor ao Senhor, então a tendência é que não haverá cristianismo sério e como consequência, famílias sérias.
        Por exemplo, nada temos hoje bem definido; tudo hoje é baseado no sentir e não numa verdade clara, conforme os padrões seguros e certos das Escrituras. Quando acontecem conversões sinceras e definidas, eis que homens e mulheres serão definidos em seu viver. Tomar uma decisão como a de Josué não é algo de uma alma mole e leviana. Se os homens falharem nisso ele jogará sua família toda numa situação angustiante, como estamos presenciando; vemos a insegurança cercando as mulheres, fazendo com que elas tomem decisões que são da responsabilidade delas; vemos os filhos inseguros e o mundo religioso infiltrando falsos ensinos e perversidades dentro da família. Satanás quer que todos sirvam a ele; ele quer que seus planos sejam executados, por isso não importa o tipo de mentira que ele trouxer; não importa se os deuses são provenientes dos nossos pais ou do ambiente onde vivemos.
        Sendo assim, precisamos de homens bem definidos em relação a Deus. Carecemos de homens que sabem em que creem e no que creem. Não podemos tolerar uma fé que agrada gregos e troianos; não podemos aceitar homens cujos corações sejam amantes deste mundo e dos prazeres, querendo uma religião apenas para encobrir a fachada. Precisamos de homens que conhecem ao Senhor e o temor a ele no coração; homens que amam as Escrituras e que foram levados a Cristo para a salvação de suas almas. Precisamos de homens que não olham aparência, não seguem homens, mas sim a verdade. Precisamos de homens de oração, porque sabem que Deus responde as orações. Precisamos de homens santos no viver, os quais não são coniventes com o mal e que estão dispostos a sofrer pela causa da verdade.
        Se negarmos essas coisas, certamente colheremos resultados drásticos em nossos lares. Nós nada temos aqui e nada levaremos deste mundo. Somos servos do Senhor e queremos honrar nosso Deus. Foi isso o que aconteceu com Josué e ele pode ser modelo de uma fé corajosa; sua liderança, sem dúvida impulsionou outros homens para que eles tomassem a mesma decisão de fé.

Nenhum comentário: