quarta-feira, 9 de maio de 2018

OS QUEIXUMES PECAMINOSOS DOS HOMENS (3)



“De que pois, se queixa o ser vivente? Queixe-se cada dos seus próprios pecados”  (Lamentações 3:39.
NOSSA TENDÊNCIA A QUEIXAR.
        Em nossa tendência a queixar, sempre direcionamos para o céu, contra Deus. A queda no Éden foi satanás incitando o homem contra Deus; foi em pleno paraíso terreno que o homem queixou-se contra o santo Criador, declarando que ele era injusto e cruel. Somos assim, não temos disposição para adorar a Deus, para dar-lhe glórias e honras devido à sua soberania e direitos. Estamos andando e respirando em pleno reino de Deus, mas mesmo assim estufamos nossos peitos, acreditando que somos senhores de tudo e dono da situação.
        Muitas vezes Deus nos entrega às circunstâncias difíceis, só para provar o quanto somos levados pelo nosso orgulho próprio e que devido aos nossos grandes feitos devemos ser condecorados como exímios heróis aqui. O profeta Elias enfrentou essa situação e foi ali em Samaria que ele foi grandemente usado por Deus, a fim de mostrar a Israel que o Deus de Abraão estava vivo e que se importava com seu povo. Não é fácil a tarefa de um profeta, mas Elias foi ali, a fim de expor o fracasso dos ídolos e revelar aos homens o quanto o Senhor é compassivo. Foi uma mensagem de misericórdia e de juízo; foi uma mensagem que trouxe grande demonstração de poder, quando Elias orou e o fogo desceu do céu. Foi uma mensagem de juízo também, porque os perversos profetas de baal foram exterminados.
        O que Elias recebeu? Afinal, o povo veio lhe erguer e mostrar-lhe gratidão por tudo? Não! Não demorou muito para que a voz perversa de Jezabel ecoasse com a mensagem enviada ao profeta, dizendo-lhe que ele seria morto, porque havia matado os profetas. Não houve ninguém pelo profeta; mesmo com toda essa evidência da bondade de Deus, enviando chuvas, após longa temporada de seca, o rei Acabe não foi solidário com o profeta, mandando soldados para protegê-lo. Elias estava sozinho e Deus o deixou assim, a fim de mostrar ao seu servo que não há honras vindas deste mundo para os que vivem e trabalham para Deus.
        Elias fugiu sim, porque nós os homens pensamos que somos grandes coisas. Devemos saber que as grandes conquistas são efetuadas por Deus e não por nós. Devemos entender que se Deus nos abandona, fugiremos até de uma folha seca. Ali estava um homem que enfrentou aquela multidão e que obteve aquela grande conquista para o nome do Senhor, mas que agora estava fugindo das ameaças de uma mulher. Para onde Elias foi? Entrou em depressão e fugiu para uma caverna. Quando Deus veio conversar com seu servo, eis que suas palavras ecoam o que mesmo? Suas queixas!        Noutras palavras Elias estava dizendo que a vitória foi dele e não de Deus; que ele esperava outra atitude da parte dos homens; que ele aguardava submissão e respeito de todos. Mas agora sua vida estava ameaçada e ele se encontrava sozinho. Suas queixas evocavam compaixão e ali a fé deu lugar a vil incredulidade. Foi ali que Deus mostrou a seu servo que o trabalho não era de Elias, mas sim do grande Senhor, e que o que Elias não podia ver Deus já havia feito: “Reservei sete mil que não se curvaram perante baal”. Que o Senhor nos livre desse dessa perigosa arte da carne!

Nenhum comentário: