terça-feira, 15 de maio de 2018

A PERIGOSA HIPOCRISIA (6)



“Posto que miríades de pessoas se aglomeravam, a ponto de uns aos outros se atropelarem, passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos; Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia” (LUCAS 12:1)
CERCADOS DO PERIGO: “Acautelai-vos do fermento...”
        O trabalho mais ardiloso do inimigo em nossos dias tem sido fazer os homens religiosamente hipócritas; o fermento dos fariseus está sendo bem espalhado e misturado na massa evangélica. Paulo deixou bem profetizado o que iria acontecer nos últimos tempos: “...sobrevirão tempos difíceis. Pois os seres humanos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, convencidos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, tendo forma de piedade, mas negando o poder dela” (2 Timóteo 3:1-6).
        Basta um exame superficial para ver que aquilo que Paulo adverte refere-se aos que estão dentro das igrejas. Temos que tomar muito cuidado, porque a mensagem evangélica de hoje largamente infunde hipocrisia. Uma razão é que ela é essencialmente superficial e emocional. O que prevalece em nossos dias é o que eu sinto; os homens se revoltam contra aquilo que nos faz pensar e avaliar bem. Eles fazem isso em seus negócios, mas não na área religiosa, porque acreditam num Deus diferente, num Deus bondoso, que é pai de todos. A mensagem ecumênica tem sido passada aos homens e ela é realmente bem recebida. Os homens sentem satisfação quando ouvem algo que para eles é considerado positivo e “abençoado”.
        Assim, a hipocrisia é atualmente a mais perigosa arma de satanás contra a igreja de Deus, porque ele infundirá profundo orgulho religioso no coração; ele fará com que os ouvidos fiquem surdos para a verdade e incapazes de avaliar a verdade à luz da sua situação perante Deus. O hipócrita normalmente avalia sua condição à luz do seu próximo; ele sempre achará que é mais espiritual e que Deus está satisfeito com ele. Além disso, o hipócrita se sente ofendido quando a verdade chega de forma penetrante e atinge seu ego, então ele pode ser erguer com fúria contra alguém que lhe fala a verdade. Quando seu ser é descoberto, então o hipócrita tende a mostrar suas garras e seu ódio. Não há dúvida que foi isso o que ocorreu com os lideres religiosos nos dias do Senhor e dos apóstolos, porque foram eles mesmos que desencadearam a perseguição contra o Senhor e contra os santos. São esses os elementos apontados por Cristo em João 16, os quais estariam prontos até mesmo a matar, acreditando que farão a vontade de Deus.
        Precisamos saber que a natureza humana, tão pervertida e enganosa tem prazer pela arte da hipocrisia. Caímos em Adão, mas não queremos que essa queda ocorreu, pois queremos viver religiosamente disfarçados. Adoramos tapar a sepultura de nossas vidas e pintá-los com uma vida espiritual que não é verdadeira. A bíblia diz que no pecado o homem está morto, mas satanás de forma esperta consegue apresentar os defuntos como se eles estivessem vivos. Sem um conhecimento adequado da verdade, eis que milhares darão crédito aos hipócritas; quem ama a mentira vai dar crédito às mentiras, especialmente porque elas aparecem vestidas com lindos adornos de uma religiosidade agradável.
        Percebemos na bíblia o quanto nosso Senhor atacou os hipócritas, porque o Senhor vê o coração e não a parte externa dos homens. Nosso Senhor, não somente repreendeu os hipócritas, como também advertiu seus discípulos quanto a esse perigo tão agravante. O assunto é tão sério que nosso Senhor afirma que os hipócritas serão atirados no lago de fogo. O evangelho que revela a glória de Cristo e não essa vanglória dos homens é a única arma que pode desbancar o hipócrita. E nosso Senhor é poderoso para salvar hipócritas, porque todo arrependido expõe seu coração ao Senhor em sincera confissão.

Nenhum comentário: