quarta-feira, 16 de maio de 2018

A PERIGOSA HIPOCRISIA (7)



“Posto que miríades de pessoas se aglomeravam, a ponto de uns aos outros se atropelarem, passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos; Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia” (LUCAS 12:1)
CERCADOS DO PERIGO: “Acautelai-vos do fermento...”
        O que acontece quando os homens se tornam hipócritas? Nem podemos imaginar as consequências, porque são devastadoras e contaminadoras, porque especialmente cria uma muralha em torno do coração contra a verdade revelada. Nos dias de Isaías a situação era essa e somente Deus podia mostrar o que estava ocorrendo naqueles corações atirados à vaidade. No desejo de mostrar os perigos que envolvem o hipócrita quero destacar aqui algumas consequências:
        1.     Aumenta a resistência à verdade. Essa é a pior de todas as consequências, porque o hipócrita se sente muito espiritual e nessa espiritualidade vã ele pode avançar em jornada perigosa. Não me esqueço de uma vez quando distribuía folhetos, encontrei um senhor nessa situação, porque se envolveu com hipócritas. A religião onde ele entrou promoveu uma confiança perigosa em Deus, sem qualquer fundamento sólido e inabalável da palavra de Deus. Nesse ambiente ele ficou susceptível a aceitar ensinos perigosíssimos inventados por falsos mestres. Assim ele passou a divulgar o que ele tinha ouvido de outro o ensino de que não há tormento eterno, que o inferno não é para sempre. Percebe-se o quanto o hipócrita é perigoso, porque por fora parece ser espiritual, mas por dentro está ali um profano e mentiroso. A religião moderna é o mais poderoso petardo do diabo, a fim de promover elementos que simplesmente recusam a verdade do arrependimento e fé em Cristo. Eles ficam contentes com aquilo que ouviram e se acham realizados com o que acreditam que fazem para Deus.
        2.     Encobre os corações dos homens, enchendo-os com fantasias religiosas. O hipócrita é fã disso. A natureza humana gosta de felicidade e de fortes emoções religiosas. Os homens se erguem prontamente em força e poder vindos da carne, a fim de mostrar o quanto podem fazer, acreditando que fazem para Deus. Mas todo esse entusiasmo e atividade resultam em mais hipocrisia; avança mais, não em sabedoria, temor, santidade e amor bíblico, mas sim em superstição. O supersticioso vai além das Escrituras, porque a natureza pervertida não dá qualquer valor às Escrituras. Eles não conseguem andar na rota pela qual andam os crentes sinceros; eles querem avançar em mais em novas descobertas emocionantes. Vemos como facilmente os hipócritas dão crédito em sonhos, água ungida, óleo ungido e outras aberrações religiosas inventadas por elementos avarentos e enganadores.
        Qualquer evangelho que não mostra a glória de Cristo e a ruina do homem sempre tenderá a criar mais hipócritas. Por exemplo, o evangelho que faz da fé o motor de arranque na salvação do homem há de resultar em maior número de hipócritas dentro da igreja. Quando os homens pensam que a fé é deles mesmos então facilmente creem em Jesus e acreditam que são salvos porque simplesmente creram. É claro que os que creem são salvos, mas a bíblia trata da fé que vem de Deus, daquilo que o próprio Espírito brota no coração, a fim de que o pecador olhe arrependido para Cristo Jesus, a fim de ser salvo para sempre. Porém, cuidemos com a fé humana, porque é um documento falso; vai sobrevoar como avião, mas não achará lugar de pouso. Já vi muitos crendo assim e vivendo atormentados, na ânsia de fazer algo para Deus. E quando eles são fortalecidos com o pensamento que estão salvos para sempre, então quando a verdade chega em seus corações eles ficam revoltados e tendem a se esconder. Quanto perigo ronda uma alma enganada! Alguns são acordados, se arrependem e de fato creem em Cristo de todo coração; passam a glorificar a Cristo no viver, porque não louvam mais a sua fé, mas a graça salvadora.

Nenhum comentário: