quinta-feira, 10 de maio de 2018

A PERIGOSA HIPOCRISIA (4)



“Posto que miríades de pessoas se aglomeravam, a ponto de uns aos outros se atropelarem, passou Jesus a dizer, antes de tudo, aos seus discípulos; Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia” (LUCAS 12:1)
CERCADOS DO PERIGO: “Acautelai-vos do fermento...”
        Quanto perigo envolve um ambiente fermentado de hipocrisia, especialmente a hipocrisia religiosa! Nosso Senhor avisa que os hipócritas serão atirados no lago de fogo, por isso devemos fugir desse sistema enganador que envolve os homens. Minha esperança é que eu possa expor esse assunto com clareza, a fim de ajudar meus leitores. Devemos saber que todos nós estamos cercados desse perigo mortal, como aqueles judeus estavam devido à presença dos fariseus. Por que a hipocrisia é tão perigosa e letal às nossas almas?
        A primeira lição que devo destacar aqui é que a hipocrisia transtorna a vida e o ambiente. O quanto é sério isso! Notemos que quanto mais um ensino religioso for saturado de mentiras com certo sabor da verdade, mais tendenciosos os homens serão para salientar o aspecto externo de vida. Ora, isso é hipocrisia! Os russelitas fazem isso, porque quando saem para levar seus ensinos tão perigosos de casa em casa, fazem eles questão de terem boa aparência; normalmente são educados, bem vestidos e os pais fazem questão de levar seus filhos pequenos com gravatas, etc. Por que isso? Porque a mentira destaca bem a aparência.
        Outro detalhe que é de grande importância é que esse fermento da hipocrisia enche a carne de vaidade e fortalece a natureza para se sentir disposta por trabalhar. Não me esqueço de uma vez, quando uma senhora apareceu com uma aparência bem piedosa e espiritual, apontando sua igreja para mim, dizendo que Deus havia lhe falado que eu deveria ir para lá. Veja bem o quanto a hipocrisia pode gerar tanto engano. Segundo aquela mulher Deus havia falado com ela, então (segundo o que ela pensava) ela obteve revelação direta de Deus. Eu conhecia bem aquela igreja que não passava de uma seita. Quando pude falar com aquela mulher acerca da mentira dela e dos perigos que envolviam os ensinos daquela igreja, eis que imediatamente sua hipocrisia foi desmanchada e ela procurou se esconder.
        Além de tudo isso a hipocrisia é contagiante, porque irá envolver as pessoas ao derredor com aquilo que o homem pensa e normalmente cria um ambiente onde todos passam a ser controlados. Os fariseus faziam isso e não tinham dó de um povo simples e sem conhecimento da verdade. Jesus censurou os judeus porque eles viviam da letra e não do espírito, por isso as palavras do Senhor eram penetrantes como espada, ferindo o orgulho daqueles elementos e fazendo cair a máscara religiosa. Um homem só é capaz de envolver milhares em suas atividades hipócritas. Conheço alguém que age assim com seus ensinos perigosos do russelismo. Ele tem uma habilidade incrível de conquistar pessoas e envolve-las de tal maneira, que logo muitos caem em suas armadilhas. Não faz muito tempo que pude encarar esse homem com seus erros e pude perceber o quanto a verdade revelada mexeu profundamente com seu orgulho encoberto. Minha oração constante por ele é para que ele se arrependa diante de Deus, porque levou milhares à queda nesses ensinos tão letais às almas.
        O alvo do evangelho é chegar ao coração, por isso a mensagem santa atravessa todo ser e invade o coração. Não há hipocrisia que possa se manter de pé diante do evangelho que resplende a glória de Cristo. Quando a mensagem santa chega logo se descobre como o hipócrita foge e tenta se esconder; logo mostra o quanto ele parecia ser espiritual, mas agora pode revelar o quanto sua esperteza foi descoberta. Não há humildade na hipocrisia, porque ela opera tentando encobrir as perversidades de um coração corrompido.

Nenhum comentário: