sábado, 1 de setembro de 2012

A VIDA CRISTÃ TRIUNFANTE (4)



O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará” (Salmo 23:1)
O ESBOÇO
        Amigo leitor, três detalhes importantes na introdução deste estudo e que todos os crentes devem saber. Primeiro, é que o Salmo 23 apresenta a genuína confissão de fé que está registrada nas paredes dos corações de todos os que são ovelhas de Cristo. A confissão está logo no começo do Salmo: “O Senhor é o meu pastor.”
É impossível ser um genuíno crente e não fazer tal confissão de fé, partindo do coração. Não significa que aquele que converteu agora irá dizer automaticamente “O Senhor é meu Pastor”. Mas frases como estas: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar pecadores dos quais eu sou o principal”, ou “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas...”, querem dizer a mesma coisa. Aquele que nunca entendeu a verdade salvadora por meio do sangue que Cristo verteu, poderá citar este Salmo, mas não como confissão de fé; não poderá ter o entendimento dessa verdade em sua própria vida, porquanto jamais chegou a entender o que significa ser salvo.
Em segundo lugar, o Salmo 23 também é uma expressão de louvor. Era alguém que estava perdido, mas foi achado; estava nas trevas, mas agora se encontra na luz; saiu da morte para a vida, por isso essa alma agora crente está demonstrando sua gratidão pelo que Deus fez por ela, encara a vida que tem pela frente com coragem e entusiasmo, empolgado pela vitória conquistada por Cristo em seu lugar; ela está transbordando de alegria.
        Em terceiro lugar o salmo 23 também é uma profecia da obra salvadora que Deus faz em todos aqueles que são alcançados pelo poder de sua graça. O salmo 23 é uma profecia cumprida em sua vida, amado irmão. Isso significa que todos aqueles que forem salvos pelo poder do evangelho serão exatamente aquilo que está descrito nesse salmo.  Que o amado irmão seja edificado no decorrer desta série de estudos, escrito com o objetivo de ver o povo santo engajado numa vida triunfante no decorrer da nossa peregrinação terrena.
Segue o esboço para que o leitor possa ter uma idéia daquilo que teremos no transcorrer desse estudo.
        
I               TRIUNFANTE EM RELAÇÃO AO MUNDO.

1)     A BASE DA VIDA TRIUNFANTE. (VERSO 1)
- Um pecador achado pela graça: “O Senhor é o meu Pastor”
- Uma fé viva para ser triunfante: “Nada me faltará”

2)     AS DELÍCIAS DA VIDA TRIUNFANTE. (VERSO 2)
- O gozo do cuidado terno: “Ele me faz...”
- O gozo de uma provisão necessária: “Pastos verdejantes e águas de descanso”
- O gozo de uma alma satisfeita: “Refrigera-me a alma”

3)     A CERTEZA DA VIDA TRIUNFANTE. (VERSO 3)
- A certeza de uma perfeita liderança: “Guia-me”
- A certeza de ser guiado pelo caminho certo: “Guia-me pelas veredas da       Justiça...”
- A certeza de que Ele há ser glorificado: “Por amor do Seu nome”

4)     OS PERIGOS NA VIDA TRIUNFANTE. (VERSO 4)
- Vulnerável aos perigos: “Ainda que eu ande”
- Perigos de um mundo dominado pelo mal: “Vale da sombra da morte”
- A confiança no meio dos perigos: “Não temerei mal nenhum”
- A disciplina e o amor certos no meio dos perigos: “A tua vara e o teu cajado me consolam”

II.     TRIUNFANTE EM RELAÇÃO AOS INIMIGOS
1)     POSICIONADO SEGURO NA GRAÇA: (verso 5)
- Sustentado no banquete: “Preparas-me uma mesa”
- Gloriando na posição: “na presença dos meus adversários”

2)     ELEVADO À POSIÇÃO REAL: “Unges-me a cabeça com óleo”

3)     FEITO HABITAÇÃO DO ESPÍRITO: “o meu cálice transborda”
  
III             AS GLÓRIAS DA VIDA TRIUNFANTE

1)     A GLÓRIA DE ESTAR PROTEGIDO AQUI: “Bondade e misericórdia”
-   
2)  A GLÓRIA DO TRIUNFO ETERNO NO CÉU: “E habitarei na casa do Senhor para todo sempre

                             

Nenhum comentário: