domingo, 30 de setembro de 2012

A NECESSIDADE DA CONVERSÃO





Alleine
         Talvez vocês estejam prontos a indagar: "O que significa essa insistência?" Talvez estejam admirados que eu os persiga tão ardentemente, sempre batendo na mesma tecla, ou seja, que devem arrepender-se e converter-se. No entanto, preciso dizer-lhes como Rute disse a Noemi: "Não me instes para que te deixe, e me afaste de ao pé de ti". (Rute 1:16). Se se tratasse de um caso de indiferença, isto é, que vocês pudessem salvar-se da maneira como estão, eu, de bom grado, os deixaria em paz; mas acham que não me vou preocupar com vocês, sabendo que estão prestes a perecer? Como o Senhor vive, diante de quem eu estou, não tenho a mínima esperança de vê-los no Céu, a menos que se convertam.
         Desespero completamente da vossa salvação, a não ser que vocês sejam persuadidos a desistirem de si mesmos e a voltarem-se para Deus em santidade e novidade de vida. Teria Deus dito, "...aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus", e, contudo, admiram-se de que os seus ministros lutem tão diligentemente por vocês? Não achem estranho que eu seja zeloso para que vocês sigam a santidade, e deseje ver a imagem de Deus refletida em vocês. Jamais alguém entrou ou entrará no Céu por qualquer outro caminho, senão por esse. A conversão descrita não é um alto prêmio para alguns cristãos aperfeiçoados, mas toda alma que é salva passa por essa transformação.
         Conta-se de um nobre romano que, ao apressar-se em levar mantimento à cidade onde havia fome, disse aos marinheiros que se negavam a navegar sob um mau tempo: "É-nos necessário navegar — não nos é necessário viver". O que você considera necessário? O seu pão é necessário? A sua respiração é necessária? Então a sua conversão é muito mais necessária. De fato, esta é a única coisa necessária. Suas posses não são necessárias; você pode vender tudo para comprar a pérola de grande preço e, contudo, lucrar com a compra. Sua vida não é necessária; você pode perdê-la por Cristo, com infinita vantagem. Sua reputação não é necessária; você pode ser repreendido por causa do nome de Cristo e ainda ser feliz; sim, você pode ser muito mais feliz na censura do que na fama. Mas a sua conversão é necessária; a sua salvação depende dela; e não seria preciso ter cuidado num assunto tão importante? É deste ponto que depende a sua formação ou sua ruína para toda a eternidade.
         Mas vou mostrar-lhes, mais especificamente, a necessidade da conversão em cinco pontos.

1. Sem conversão sua existência é vã.
         Não seria uma pena se você não servisse para nada, se fosse um peso inútil sobre a Terra, uma simples verruga no corpo do Universo? Entretanto, é isso que você é enquanto não convertido, pois não pode responder pela finalidade da sua existência. Não é para o prazer divino que você existe e foi criado? Deus não o fez para Si mesmo? Você é um ser humano e pode raciocinar? Então, pense como veio a existir e por que existe. Contemple a obra de Deus em seu corpo, e pergunte a si mesmo qual o propósito de Deus ao criar essa obra. Considere as nobres faculdades da sua alma nascida para o Céu. Com que propósito Deus lhe outorgou essas qualidades superiores? Teria sido só para que você se deleitasse e satisfizesse os seus sentimentos? Será que Deus pôs os homens neste mundo, apenas como andorinhas, para ajuntar gravetos e lama, construir seus ninhos, criar seus filhotes e depois partirem?

O próprio pagão poderia ver mais além. Será que é tão "terrível e maravilhosamente criado" e nem assim considera consigo mesmo: "Certamente, fui criado para algum nobre e elevado propósito"?
         Ó homem, raciocine um pouquinho! Não é uma pena que tal obra divina tenha sido criada em vão? Verdadeiramente, a sua existência é vã, a menos que você viva para Deus. Seria melhor que não existisse, se não viver para Ele. Quer corresponder ao propósito para o qual foi criado? Você precisa arrepender-se e ser convertido; sem isso, não vai servir a propósito algum; na realidade servirá a um mau propósito.
         Você é um inútil. O não convertido é como um instrumento excelente que tem todas as cordas quebradas ou desafinadas. O Espírito do Deus vivo precisa consertá-lo e afiná-lo pela graça da regeneração e tocá-lo docemente pelo poder da graça atuante, caso contrário as suas orações serão apenas uivos e todo o serviço que presta a Deus não encontrará eco nos ouvidos do Altíssimo. Todos os seus poderes e faculdades estão tão corrompidos em seu estado natural, que se não for purificado das suas obras mortas, não poderá servir ao Deus vivo. Um homem que não esteja santificado não pode realizar a obra de Deus

Nenhum comentário: