domingo, 30 de setembro de 2012

A VIDA CRISTÃ TRIUNFANTE (45)




 “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmo 23:4)
A DISCIPLINA E AMOR CERTOS NO MEIO DOS PERIGOS “... a tua vara e teu cajado me consolam”. (quarta)
Ao lermos a respeito do amor de Deus, tendemos a moldar a idéia de amor relacionando-o àquilo que temos aprendido e visto na sociedade corrupta na qual vivemos. Mas a palavra “Ágape”, (termo grego que é traduzido “amor”), quando usada no relacionamento de Deus para com Seu povo, traz preciosos ensinamentos que os crentes precisam conhecer para o seu bem-estar espiritual.
Em primeiro lugar, mostra o relacionamento entre Deus e Seu Filho. Cristo é o Filho de amor eternal do Pai. O Pai diz a respeito de Seu Filho: “Tu és o meu Filho amado, em Ti me comprazo”, (Lucas 3:22). A idéia que emana nesse verso, é que Deus tem um impressionante prazer em Seu Filho. O próprio Senhor Jesus salientou isso em João 3:34: “O Pai ama o Filho...”, e no cap. 5 de João vemos Jesus confrontando os arrogantes judeus ao mostrar o perfeito relacionamento entre Ele e Seu Pai.
Em segundo lugar, importa que nós saibamos que somos aceitos nesse amor. Fomos achados na imundície do pecado, purificados por obra da misericórdia e feitos agradáveis no Amado (Efésios 1:6). A Bíblia repete várias vezes no Novo Testamento a expressão: “Em Cristo”. Todo crente verdadeiro foi aceito em Cristo e localiza-se dentro do mesmo ambiente de amor que o Pai tem pelo Filho. Nessa comunhão é que os crentes são aceitos agora e eternamente.
Tem mais uma lição cheia de preciosa verdade no que diz respeito ao amor de Deus em favor do salvo. É que a palavra “amor” apresenta o lado contrário, a “ira”. Enquanto o pecador permanece rebelde contra o Filho, a ira de Deus paira sobre ele de forma ameaçadora (João 3:36). O salvo, entretanto, está agora livre da ira, uma vez que foi justificado pelo sangue do Cordeiro de Deus (Romanos 5:9). Enquanto o pecador se encontra debaixo da justa ira, tudo está contra ele, tudo significa maldição, e Deus tem toda criação à Sua inteira disposição para fazer com que sua vingança seja executada a qualquer momento. Debaixo do amor acontece justamente o contrário, porquanto, o maior terror que paira sobre uma pessoa é ter Deus contra ela. Mas, estando o indivíduo debaixo do amor, Deus está inteiramente voltado para ele num favor eterno e toda criação que antes trabalhava unida contra ele, agora trabalha em seu favor, justamente porque a pessoa está debaixo do amor eterno de Deus.
Amado irmão, essa verdade é vitalmente importante para que você possa ter um andar triunfante num mundo conturbado, aceitando com prazer, aquilo que vem de Deus para seu próprio bem. Nada no universo, nem neste mundo, pode afastar o salvo do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Romanos 8:39). As dificuldades que enfrentamos nesta vida não surgem como inimigos, mas sim, como verdadeiros amigos que aparecem como “súditos” prestando excelente serviço aos filhos do Rei. Estamos abrigados dentro do palácio, cercados de uma gloriosa proteção, e ninguém entrará ali sem que tenha permissão da majestade celestial.
Obviamente, esta mensagem pode chegar aos corações aflitos, que anelam a salvação que há somente no filho de Deus. O momento agora é para pecadores contritos invocarem o Nome do Senhor para serem salvos. (continua)         
 

Nenhum comentário: