quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A VIDA CRISTÃ TRIUNFANTE (37)



     
 “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmo 23:4)
VULNERÁVEL AOS PERIGOS “Ainda que eu ande...” (segunda)
Quando pensamos num homem verdadeiramente santo podemos lembrar-nos do apóstolo Paulo. Sem dúvida esse grande homem está colocado entre os heróis da fé, mas jamais Paulo usou sua fé para ficar desafiando a Deus e brincar com o diabo ou com os demônios, como vemos os manipuladores da Palavra de Deus fazendo em nossos dias. Um exemplo notável da simplicidade da genuína fé está naquela viagem em que Paulo como prisioneiro foi enviado para Roma, relatada por Lucas em Atos 27. O mar estava terrivelmente tempestuoso e o navio quase a naufragar. O apóstolo estava no barco descansando na proteção do seu Deus, e nenhuma vez bancou ser alguém possuidor de uma “super fé”. O mar não se aquietou, o navio foi destruído e Paulo teve que nadar até a praia para escapar como todos os outros escaparam. O poder da fé está justamente no fato, que a fé verdadeira descansa no poder do Deus vivo, e a proteção do salvo está no fato que ele é intocável no que se refere aos perigos eternais da alma.
                Amado irmão, é importante que vivamos conscientes dos perigos infernais que cercam nossa jornada triunfante até que cheguemos ao lar. O verso 4, mostra que estamos sujeitos aos perigos: “Ainda que eu ande...” É da vontade de nosso Deus que andemos continuamente pelos caminhos da santidade, a fim de que Seu nome seja glorificado neste mundo. Que jamais afastemo-nos da proteção infalível do nosso terno Pastor. Nossos inimigos são terríveis e perante eles somos como “gafanhotos”. Somos comparados a palha levada de um lado para outro pelo vento. Somos como ovelhas indefesas no meio dos lobos. O ser humano é exatamente assim, atirado neste mundo, à mercê dos gigantescos e perigosos inimigos invisíveis.
                Amado leitor, se você é salvo saiba que a nossa força e vitória dependem exclusivamente do poder da graça de Deus, e devemos nos manter dependentes da absoluta provisão do Senhor em cuidar do Seu povo. As Escrituras mostram como homens santos de Deus saíram da humilde dependência de Deus e fracassaram. Não somos melhores, não somos mais invulneráveis do que aqueles que por aqui já passaram. Satanás reina neste mundo e tem tremendo ódio dos que pertencem ao Senhor. Quando a Bíblia afirma que a “carne é fraca” (Mateus 26:41), é porque o Senhor conhece a nossa estrutura e sabe que realmente somos susceptíveis a pecar. Vemos no Salmo 51 como Davi percebeu o quão terrível é erguer-se em orgulho próprio, mesmo sendo ele um homem segundo o coração de Deus. É fato que todo verdadeiro crente ama a justiça e odeia a iniquidade, mas jamais esqueçamos da sutileza do pecado; do seu poder ludibriador e endurecedor.
                Como santos de Deus, num mundo aterrador, procuremos ser fortalecidos com o poder da Palavra, a fim de que representemos bem o Nome Glorioso. “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder” (Efésios 6:10). Quantos mais cheios da Palavra seremos mais firmes e resistentes aos ataques inimigos. Que provisão gloriosa tem o povo de Deus! Somos um povo triunfante num mundo derrotado, falido e destinado ao fogo. Somente o povo de Deus passa incólume pelo vale da sombra da morte e chegará finalmente ao lar celeste.
(continua)                           

Nenhum comentário: