sexta-feira, 28 de setembro de 2012

JÁ NASCEU DE NOVO?




         Esta é uma das questões mais importantes do cristianismo. O próprio Jesus disse: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3). Não é suficiente responder: “Eu pertenço a uma igreja cristã; portanto, suponho que já nasci de novo”. Milhões de cristãos nominais não manifestam nenhuma das características e sinais de serem pessoas nascidas de novo, dos sinais e características que as Escrituras nos apresentam.
GOSTARIA DE CONHECER AS MARCAS DISTINTIVAS E AS CARACTERÍSTICAS DE ALGUÉM QUE NASCEU DE NOVO?
         Então, preste atenção; mostrá-las-ei utilizando a Primeira Carta de João. Primeiramente, João afirma: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado… todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado” (1Jo 3.9; 5.18).
         Uma pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada, não comete o pecado como um hábito. Não peca mais com o seu coração, a sua vontade e toda a sua inclinação natural, como o faz a pessoa não regenerada. Havia um tempo em que a pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada não se preocupava com o fato de que suas atitudes eram pecaminosas ou não, um tempo em que não se entristecia após fazer o mal. Não havia qualquer luta entre ela e o pecado; eram amigos. Agora a pessoa nascida de novo odeia o pecado, foge dele, combate-o, considera-o a sua maior praga, geme sob o fardo da presença dele em seu ser, lamenta quando cai diante da influência do pecado e deseja intensamente ser completamente liberta dele.
         Em resumo, o pecado não lhe causa mais satisfação, tampouco é algo com o que ela se mostre indiferente. O pecado tornou-se para a pessoa nascida de novo uma coisa abominável, que ela detesta. Ela não pode evitar a presença do pecado. Se disser que não tem pecado, não haverá verdade nas suas palavras (1Jo 1.8). Mas a pessoa regenerada pode afirmar com sinceridade que odeia o pecado e que o grande desejo da sua alma é não mais cometê-lo, de maneira alguma. O indivíduo regenerado sabe, conforme o disse Tiago, que “todos tropeçamos em muitas coisas” (Tg 3.2). Todavia, ele pode afirmar com sinceridade, diante de Deus, que tais coisas lhe causam tristeza e aflição diariamente e que toda a sua natureza não as aprova.
Apresentei-lhe esta característica da pessoa nascida de novo. O que o Apóstolo João escreveu, aplica-se à sua vida? Já nasceu de novo?
         Em segundo lugar, João afirma: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus” (1Jo 5.1). Uma pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada, crê que Jesus Cristo é o único Salvador por intermédio de Quem a sua alma pode ser perdoada; crê que Ele é o Ser Divino que Deus, o Pai, designou para este propósito e que, além Dele, não existe outro Salvador. Em si mesmo, o indivíduo regenerado não vê nada, exceto indignidade; porém, em Cristo, a pessoa nascida de novo contempla o fundamento para a sua mais plena confiança e, confiando Nele, ela crê que os seus pecados foram todos perdoados.
         A pessoa regenerada crê que, por causa da obra e da morte de Cristo consumada na cruz, é considerada justa aos olhos de Deus e pode aguardar a morte e o juízo sem ficar alarmada. Ela pode ter as suas dúvidas e temores. Às vezes, ela revelará os seus sentimentos como alguém que não possui a verdadeira fé. Mas, perguntemos-lhe se suas esperanças da vida eterna estão fundamentadas na sua própria bondade, nas suas realizações, nas suas orações, no seu ministério, na sua igreja, observemos o que ela responderá. Pergunte-lhe se ela abandonará Cristo e se colocará a sua confiança em qualquer outro caminho. Esse indivíduo responder-lhe-á que, ainda que esteja realmente sentindo-se fraco e mau, ele não desistirá de Cristo, em troca de todo este mundo. Dirá que em Cristo encontra a preciosidade e a doçura para sua alma, uma preciosidade e uma doçura que não pode ser encontrada em nenhuma outra pessoa, e que, portanto, ele tem de se apegar a Cristo.

         Apresentei-lhe esta característica da pessoa nascida de novo. O que o Apóstolo João escreveu aplica-se à sua vida? Já nasceu de novo?
         Em terceiro lugar, João afirma: “Todo aquele que pratica a justiça é nascido Dele” (1Jo 2.29). A pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada, vive em santidade. Esforça-se para viver de acordo com a vontade de Deus, praticar aquilo que Lhe agrada e evitar aquilo tudo o que Ele odeia. O objetivo e o desejo da pessoa regenerada é amar a Deus, com todo o seu coração, alma, entendimento e força, e amar o seu próximo como a si mesmo. O regenerado deseja estar continuamente olhando para Jesus, como o seu exemplo, bem como o seu Salvador, e demonstrar que é amigo Dele por praticar aquilo que Ele ordena. Sem dúvida, o indivíduo regenerado não é perfeito. Ele mesmo dirá isso, mais rapidamente do que qualquer outra pessoa. Ele geme sob o fardo da corrupção íntima, que o aflige.
         A pessoa nascida de novo encontra no seu íntimo um princípio mau que constantemente luta contra a graça, procurando afastá-la de Deus. Mas o regenerado não concorda com este princípio, ainda que não possa evitar a sua presença. Apesar de todas as suas falhas, a santidade é a inclinação e a propensão normal do seu ser — as suas realizações, os seus interesses e os seus hábitos são santos. Apesar de todos os seus balanços e guinadas, assim como um navio lutando contra vento contrário, o curso geral da sua vida tem apenas uma direção — por Deus e para Deus. E, sem embargo, às vezes ele se sinta tão abatido, a ponto de questionar se é realmente cristão, ele sempre será capaz de afirmar, assim como John Newton: “Não sou o que deveria ser; não sou o que espero ser no mundo vindouro, mas, apesar disso, já não sou mais o que costumava ser e, pela graça de Deus, sou o que sou”.
         Apresentei-lhe esta característica da pessoa nascida de novo. O que o Apóstolo João escreveu, aplica-se à sua vida? Já nasceu de novo?

Nenhum comentário: