domingo, 16 de setembro de 2012

ORAÇÃO Guto

Não adianta orar sem Temor.

"O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade." (Provérbios 15 : 33)
 

Para meditação.


"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições
sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica,
com ação de graças." (Filipenses 4 : 6)
 
"Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos,
E os seus ouvidos atentos às suas orações;
Mas o rosto do Senhor é contra os que
fazem o mal." (I Pedro 3 : 12)
 
Mesmo que até a tua mãe te abandone...
"Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti." (Isaías 49 : 15)

"Ele atenderá à oração do desamparado,
e não desprezará a sua oração".
(Salmos 102:17)
 
A oração é ordenada por Deus, sem oração não há comunhão (“Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. Is 55.6 vejam também: Mt 7.7 e Fp 4.6).
Há muitos crentes que querem crescer na presença de Deus, serem úteis à obra, no entanto, não reservam tempo para orar; quando o faz é na igreja (cultos) ou no final da noite quando vão dormir, devido ao cansaço, somado ao sono, torna-se mecânica (repetitiva) e desprovida de “óleo”, uma oração sem vida.
Esta prática é rejeitada por Deus e não sobe diante do Trono.
Sim, devemos orar na igreja, ao amanhecer, antes de dormir, a todo o momento; mas com zelo (“Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor.
E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus”. (Rm 8.26,27)
 
É comum encontrarmos irmãos lamentando por não serem ouvidos pelo Senhor, dificilmente colhem frutos de suas orações. Onde está o erro, no Senhor Deus? De forma alguma.
Veja algumas das causas, pelas quais as orações não são atendidas:

1- Os Objetivos (“E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres.” Tg 4.3);

2- Corações impuros, cheios dos desejos carnais (“Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não teria me ouvido”. Sl 66.18);

3- Vida em pecado (“Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende”. Jo 9.31).
 
A oração que sobe como “aroma agradável” até o Senhor tem as seguintes qualificações:

1- Através do Espírito Santo (“Porém vocês, meus amigos, continuem a progredir na sua fé, que é a fé mais sagrada que existe. Orem guiados pelo Espírito Santo”. Jd 20);

2- Coração cheio de fé (“Se crerem, receberão tudo o que pedirem em oração”. Mt 21.22);

3- Vida pura e contrita (“Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura”. Hb 10.22);

4- Ser sábio nas petições (“Vou orar com o meu espírito, mas também vou orar com a minha inteligência.” 1Co 14.15);

5- Com sinceridade (“Ó SENHOR Deus, atende o meu pedido de justiça! Escuta o meu pedido de ajuda. Ouve a oração que faço com sinceridade”. Sl 17.1);

6- Santidade (“Quero que em todos os lugares os homens orem, homens dedicados a Deus; e que, ao orarem, eles levantem as mãos, sem ódio e sem brigas”. 1Tm 2.8);

7- Humildade (“se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar”. 2Cr 7.14,15);

8- Incessante (“Orai sem cessar”. 1Ts 5.17 e “...põe a sua esperança em Deus e ora, de dia e de noite, pedindo a ajuda dele”. 1Tm 5.5);

9- Orar em qualquer lugar (“Quero que em todos os lugares os homens orem, homens dedicados a Deus”. 1Tm 2.8).
A nossa ligação com o Senhor obrigatoriamente precisa ser íntima, isto implica em possuir a Sua mente, ou seja, pensarmos e agirmos de à Sua semelhança.
“Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido”. Fp 4.6

Em Salmos é recomendável orar também.

A grande maioria dos Salmos é o Homem conversando com Deus, e podemos até fazer algumas adaptações para que a oração fique bem objetiva.
Por exemplo o Salmo 40 que começa assim:

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

Note que é um testemunho que o salmista dá, como em muitos.
Poderíamos orar assim:

Espero com paciência em Tí, SENHOR, e Tu se inclinas para mim, e ouves o meu clamor.

Com o tempo e a dedicação em melhor conversar com o Senhor, você receberá a capacitação do Espírito Santo, e quando menos esperar, estará desenvolvendo orações maravilhosas,de acordo com a vontade do Santíssimo.
 

Medite.

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo." (Efésios 6 : 11)

Um coração temente ao Deus que serve, contrito e arrependido, e é pela oração movida pela fé que tornamo-nos uma fortaleza.

Nenhum comentário: