sexta-feira, 21 de setembro de 2012

GLORIOSA E SOBERANA SALVAÇÃO (2)




"Todo aquele que o Pai me dá esse virá a mim; e o que vem a mim de modo nenhum o lançarei fora" João 6:37.


         Amigo leitor, vimos ao dar início no estudo desse verso, algumas razões lógicas apresentando porque o pecador não pode ir a Cristo. A resposta bem clara pautada nas Escrituras é a natureza pecaminosa do homem, que o leva a ter prazer no pecado e um horror a Cristo. Não se podem harmonizar as duas coisas.
         Vamos adiante em sondar esse tão glorioso verso na esperança que o Espírito de Deus, glorioso professor, levará esta bendita verdade aos corações daqueles ouvintes que recebem a palavra de Deus com zelo e ardor. O que vemos em seguida? A soberania de Deus. "Todo aquele que o Pai me da". A salvação do pecador é uma tarefa que jaz no coração de Deus. Vemos o filho falando: "Todo aquele que o Pai me dá".
         Nota que o próprio Senhor Jesus está apresentando o trabalho de um Deus Triuno. É o Pai quem dá o pecador ao Filho: todo o que o Pai me dá. O Filho receberá o pecador que o Pai lhe der. Ele jamais fará qualquer coisa contrária ao coração do Pai, pois o maior prazer do Filho eterno do Deus vivo é agradar e cumprir a vontade soberana do Pai que O enviou. Ele jamais quis satisfazer os caprichos do coração do homem; jamais se submeteu aos desígnios humanos; nem a vontade dos discípulos, nem a vontade de Maria, mas tão somente a vontade do Pai Celeste. O Filho era o amado do Pai, e O Pai era o amado do Filho. Em Salmos e em Hebreus vemos o Filho dizendo ao Pai: "Agrada-me ó Deus em fazer a tua vontade.
         Amigo , essa ligação entre o Pai e o Filho é uma ligação eterna;  não pode ser extinta. Então, na obra da salvação do pecador, é Deus dando ao Filho aquele a quem há de salvar. E nessa ligação bendita, quem faz a obra gloriosa é o Espírito Santo, realizando no coração do homem o trabalho de trazer convicção do pecado. Todo aquele que o Pai dá ao Filho, esse receberá o trabalho do Espírito Santo dando-lhe convicção ao coração.
         Amigo, é esse o ensinamento a respeito da soberania total de Deus na salvação do pecador. Que doce verdade para o coração que pode entendê-la! Aqui encaixa o precioso ensino da eleição; foi o Deus Trino em seu decreto eterno quem escolheu aqueles a quem havia de salvar. Aqueles que o Pai entrega ao Filho; são esses cujos corações estarão sedentos por Jesus; são esses os que ouvirão o evangelho, crerão na verdade salvadora, e serão selados pelo Espírito. Ah! é impossível aqui descrever todas as maravilhosas e preciosas e riquíssimas bênçãos que Deus tem preparado para aqueles a quem Ele escolheu em Cristo! O coração duro e obstinado pela incredulidade vai rir e zombar, mas a verdade é que essas coisas não podem ser entendidas pelo homem que ainda não chegou ao novo nascimento.
         Amigo leitor, ao mesmo tempo em que a Bíblia apresenta o fato de um Soberano, que faz todas as coisas segundo o Conselho da Sua vontade, as Escrituras apontam também a tua inteira responsabilidade de converteres ao Senhor Jesus. É fato que a tua vontade é escravizada ao pecado, para satisfazer a vontade da carne e dos pensamentos, mas o Senhor Jesus venceu o pecado na cruz. É fato que tu fazes, com prazer a vontade daquele que é príncipe deste mundo, mas é importante que tu saibas que o Príncipe da Glória venceu o rei dos terrores com todo o seu império a maldade. É fato que tu diante de Deus, estás morto em teus pecados, mas o Autor da Vida veio para fornecer vida eterna aos que Nele creem; é fato que tu estás condenado ao julgamento eterno, mas a verdade é que a misericórdia triunfa sobre o juízo e o Senhor Jesus é agora mesmo o Sumo Sacerdote capaz de condoer-se dos pobres pecadores, e pode arrancá-los da condenação certa e dar-lhes salvação eterna.
         É fato que ao olhares para ti mesmo, tu só poderás ver pecados, ofensas, transgressão à Lei de Deus, maldade e tu sentirás no íntimo o que Isaías sentiu ao contemplar a presença do Senhor da Glória e clamou: "Ai de mim, estou perdido". Mas a verdade é que onde abundou o pecado, a graça superabundou. É fato que a Lei te condena; ah, ela condena o melhor dentre os homens! Mas a verdade triunfante é que a Graça de Deus faz exatamente aquilo que a Lei não pode e nunca poderá fazer; a Graça de Deus invade o território da maldade e do juízo e te arranca da situação de réu sentenciado ao fogo eterno. Vê meu amigo o que o Senhor falou em João 6:37, foi para mostrar-te que a porta da salvação está aberta, e que tu não precisas ficar do lado de fora, aguardando o juízo iminente; é para que tu corras para o abrigo seguro que se encontra em Cristo.
         Vê o que é o portentoso braço de amor que pode te socorrer: "Todo que invocar o nome do Senhor será salvo". Quão misericordioso é o Senhor! Vê meu amigo as obras poderosas desse Deus que providenciou a salvação para o pobre pecador! Vê o que Deus o Pai fez: Ele enviou seu Filho ao mundo, não para condenar, mas para salvar, e para isso invadiu o território do inimigo e quebrou as portas de bronze do pecado e da morte; deixou o inferno conturbado e conquistou uma poderosa salvação no Calvário. Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens.
         Deixa, meu amigo, a tua obstinação, o teu engano, a tua incredulidade e cede agora para o Senhor da Glória. Dize para Ele: "Senhor, eu sei dos meus pecados e das minhas ofensas; eu sei do triste destino que merecidamente terei. Mas agora, sabendo de tua Graça Salvadora, eu me entrego ao Senhor Jesus, para que Ele, por Seu sangue, me perdoe e apague as minhas transgressões. Ah, meu amigo, que nesta noite o Espírito de Deus leve ao teu coração as preciosidades do amor de Deus em Cristo, para que tu te rendas ao Senhor da Glória e desfrutes assim da salvação eterna que há Nele".

Nenhum comentário: