sábado, 29 de setembro de 2012

A VIDA CRISTÃ TRIUNFANTE (43)




 “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmo 23:4)
A DISCIPLINA E AMOR CERTOS NO MEIO DOS PERIGOS “... a tua vara e teu cajado me consolam”. (segunda)
Afirmo, pautado nas Escrituras, que uma evidência de que a pessoa é genuinamente crente é a disciplina santificadora que continuamente aparece em sua vida. A pessoa que afirma ser cristã e cuja vida não apresenta nenhuma manifestação da “vara” do amor de Deus deve duvidar da autenticidade de sua fé. Não estou dizendo que todos os crentes vão enfrentar sofrimento e dissabores nesta vida. A disciplina de Deus para cada crente vem conforme a vontade de Deus e Ele sabe perfeitamente, como tratar com cada pessoa.
O andar pelo vale da sombra da morte, isto é, o nosso trajeto em nossa peregrinação por este mundo está cheio de surpresas e muitas delas desagradáveis. Mas, a ovelha do Senhor deve conhecer a “vara” da correção. “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus...” (Romanos 8:28). O Espírito de Deus é bem categórico em sua afirmação, e todos os crentes devem lutar continuamente para firmar sua fé nesse ensino, a fim de não permitir que suas “mãos” fiquem descaídas e seus “joelhos trôpegos” (Hebreus 12:12), quando as aflições do “vale” surgirem em suas vidas.
Mas a ovelha afirma que não temer porque tem a “vara e o cajado” para lhe trazer consolo. Amado irmão, é importante que todo crente saiba do amor corretivo de Deus na vida, e que Deus usa de vara para com seus filhos, a fim de corrigi-los e aperfeiçoá-los em santidade. A disciplina na vida indica exatamente que a pessoa é genuinamente cristã, e assim o crente deve dar louvores ao seu Deus, quando Ele está usando de circunstâncias muitas vezes difíceis na vida.
Há uma concepção de vida cristã em nossos dias que é estranha à doutrina bíblica. Muitos acham que Deus tem de tirar toda provação, toda dificuldade, uma vez que a pessoa fez uma oração, ou mesmo que agora passou a andar mais firme como crente. Biblicamente andar na obediência significa que a pessoa está subordinada à liderança e à disciplina de Deus e isso muitas vezes pode indicar dificuldades à vista. Andar conforme o sistema do mundo e da carne é que facilita a vida. O caminho do mundo é largo e fácil. Amado irmão, temos um longo trajeto até a chegada ao lar, e para isso vamos ter de enfrentar as duras lutas dessa vida, porquanto atravessamos um local de batalha.
Lembre-se que o Senhor não prometeu jamais tirar as provações, mas Sua promessa é de estar conosco nas provações. Uma ilustração a esse respeito está na vida de Jacó, quando foi enganado pelos seus dez filhos quanto à mentira a respeito da morte de José. Quantos anos o Senhor deixou seu servo na intensa dor de pensar que seu filho, tão querido fora morto e que nem mesmo teve seu corpo à sua disposição para sepultá-lo! Enquanto Jacó amargava esse sofrimento em seu coração paterno, José estava no Egito manifestando o brilho da glória de Deus com um testemunho tal, que logo foi elevado à posição de governador daquela nação. Por que Deus não notificou a Jacó a respeito de José? Deus não age conforme nós queremos e o faz assim para nosso bem.
A genuína fé não se porta como soberana, ela subordina-se à vontade soberana. A fé trilha o caminho da obediência à verdade revelada e glorifica a Deus humildemente ali. (continua)               

Nenhum comentário: