domingo, 23 de setembro de 2012

A VIDA CRISTÃ TRIUNFANTE (32)



                                
“Guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome.” (verso 3)
A CERTEZA DE QUE ELE HÁ DE SER GLORIFICADO “... por amor do Seu Nome.” (primeira)
Chegamos agora à parte mais importante do verso 3. Por qual motivo Deus nos guia em Sua graça pelas veredas da justiça? Eis a resposta simples e contundente: “Por amor do Seu Nome”. O nome do grande Deus há de ser glorificado no meio dos gentios através do viver justo de cada crente. O Senhor Jesus afirma em Mateus, no famoso Sermão do Monte, que os crentes são “o sal da terra e a luz do mundo”, para que? “Para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”
A maior tragédia para a causa do evangelho em nossos dias é que colocaram o homem como a causa maior, como se Deus estivesse preocupado mais com o bem-estar dos seres humanos do que com qualquer outra coisa. A criação inteira é um milagre, e mais do que isso, é a manifestação da bondade do grande Deus, o qual usa de todos os recursos da criação para apontar o caminho certo para os pecadores (Salmo 25:8).
Os evangélicos modernos pensam mais em como articular meios a fim de que os homens possam chegar mais facilmente a Deus. Mas não vemos isso nas Escrituras. Deus está mais interessado em Sua própria glória, porquanto Ele é Deus, soberano, glorioso, excelso, o único que faz o que faz, porque quer fazer e não tem que prestar contas a ninguém. Ninguém, aqui neste mundo pode ser ajudado se não for colocado em seu devido lugar de pecador culpado, e saber que Deus está em Sua majestosa posição. O verso de Isaías 66:2 deveria nos levar a tremer: “Porque a minha mão fez todas estas cousas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra”.
Deus preparou em Sua graça, as veredas de justiça, para que nós andássemos nelas, a fim de que Seu nome pudesse ser glorificado no meio de uma geração corrompida, e é exatamente isso o que acontece, quando cada crente enfrenta seriamente sua responsabilidade como seguidor de Cristo neste mundo, onde reina o pecado, com a disposição de fazer o que Deus ordena em Sua Palavra. A vida cristã triunfante, que anda pelas veredas da justiça, há de proclamar a glória e a majestade do grande Deus. Por que tenho que ser justo e santo em toda minha maneira de proceder? Por causa do Nome do Senhor.
Em Ezequiel 36, temos uma passagem impressionante, onde vemos o grande Deus Jeová falando a respeito da restauração de Israel. A partir do verso 16, Deus está contando o que Ele fará com aquele povo ao derramar Sua ira e assim punir Israel, espalhando-o entre as nações. Deus disse que Israel profanou Seu santo Nome entre as nações por onde foi espalhado. Veja o que Ele diz no verso 21: “Mas tive compaixão do meu Santo Nome, que a casa de Israel profanou entre as nações para onde foi.” A partir do verso 22 vem a promessa de Deus em restaurar aquele povo rebelde, mas o Senhor salienta no verso 22 que iria fazer aquilo por causa do nome Dele; no verso 23 Ele afirma que iria vindicar  a santidade do Seu grande nome o qual Israel profanou, e assim Deus salienta o poderoso trabalho que Ele faria mediante a atuação de Sua graça para Israel, e termina afirmando: “...e saberão que eu sou o Senhor” (verso 38).
Caro leitor, afirmar ser crente em Cristo e andar voluntariamente por veredas tortuosas é algo seríssimo, porque está em jogo a honra e a glória do Nome do Senhor. O Nome santo está na Palavra inspirada e uma vida tortuosa avilta a honra daquele que o Pai exaltou acima de todo nome. O temor ao Senhor no coração é a marca de um coração santificado e de um andar obediente. (continua)                        

Nenhum comentário: