sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A HISTÓRIA DOS PODEROSOS FEITOS DE DEUS EM FAVOR DOS HOMENS.” (14)





OS PRISIONEIROS DO PECADO:“Os que se assentaram nas trevas e nas sombras da morte...” (Salmo 107:10)
         Amigo leitor procurei criar em tua mente o cenário ideal para mostrar o estado em que se encontra o pecador nas trevas e nas sombras da morte. Esse é o cenário que a palavra de Deus descreve a respeito do pecador. Eu sei que esta mensagem em nada vai atrair o coração orgulhoso do pecador que quer continuar se escondendo de Deus. Mas vou ser fiel em apresentar exatamente aquilo que a palavra da verdade apresenta. Não quero te engambelar com promessas de coisas que não te levarão à verdadeira e eterna felicidade. O Deus glorioso conversa com pecadores, sim, mas com quais pecadores? Com aqueles que vão atrás dele buscando favores temporais? Com aqueles que correm em busca de bens deste mundo? Não!
         Meu amigo, que tu fiques ciente e consciente da diferença que existe entre o Deus vivo e o deus deste mundo o mesmo que prometeu prosperidades materiais para Cristo. Tu queres conhecer o Deus vivo e verdadeiro, Deus Santo, Fiel e Justo, Majestade Eterna, Deus Sublime que Habita nas alturas, Deus que se inclina para ver o que está acontecendo nos céus e na terra?  Tu queres conhecer o Deus vivo e verdadeiro Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, Deus tremendo cuja ira faz tremer o universo? É bom que tu saibas que esse Deus fala com pecadores, mas com pecadores que humilhados e quebrantados estão no pó, reconhecendo sua situação de miséria e desamparo. Esse Deus enxerga esses pecadores, então Ele deixa Seu lugar e se inclina para falar com tais pecadores.
Meu amigo é bom que tu saibas que esse Deus se fez carne e veio aqui para conquistar tão grande salvação para pecadores. Ele sabe de tua tão triste situação, Ele conhece o que o pecado te fez, ele sabe de tuas aflições e conhece perfeitamente tuas fraquezas sabendo que tu nem sequer podes dar um passo a Ele, que teus pés estão amarrados, tuas mão algemadas e  todo teu derredor é escuridão. Ele sabe que os inimigos de tua alma são cruéis, poderosos e que tu não passa de uma pobre minhoca em comparação com um só desses inimigos de tua alma. Ele sabe que não nenhum recurso entre os homens que possa te livrar dessa situação caótica em que o pecado te colocou. Ele sabe que o inferno para onde o pecado te condenou é pavoroso e clama para que tu sejas jogado lá, como se fosse uma fera com fome.
Esse Grande Senhor sabe de tudo isso porque Ele veio e experimentou toda essa tragédia do pecado sobre si. Ele nunca conheceu pecado, Ele nunca foi manchado com aquilo que nos manchou, porque Ele sempre foi e permanecerá puro e separado dos pecadores, mas Ele provou seu amor glorioso, insondável amor que marca os corações dos pecadores arrependidos. Ele não veio a este mundo para te dar vida abundantemente rica de bens materiais, porquanto a impiedade deste mundo está constantemente à procura dessas coisas, e está assentado no trono das nações o famoso deus mamon que é o deus das riquezas. O Senhor Jesus veio ao mundo justamente com a finalidade de te arrancar deste mundo. Ele afirma que a herança dos salvos dura para sempre.
Será que tu podes ver pela fé, em humildade de espírito a grandeza do Deus vivo e verdadeiro, e tu podes dizer agora que tu conhecias só de ouvir, mas agora teus olhos da fé podem contemplá-lo? Se é assim, o palco está preparado para que tu entendas o que diz o verso 13 do salmo 107. Pode clamar ao Senhor agora que tu serás ouvido. Pode estar ciente de que Ele te ouvirá porque primeiramente foi o Espírito de Deus que invadiu teu coração e te mostrou tua real situação.
Em segundo lugar te digo que tu serás ouvido porquanto esse Deus vivo afirma que está perto e pronto para te socorrer e te salvar. Digo mais que teu clamor nem sempre será audível. O Sacerdote Eli não pode ouvir a súplica de Ana, mas Deus estava ouvindo e sabia perfeitamente que era um clamor de uma alma aflita que realmente anelava o socorro do Seu Deus. Afirmo ainda que o Deus para quem tu clamas é o Deus de misericórdia, o mesmo que um dia veio ao mundo e se tornou carne a fim de se entregar na cruz como Cordeiro de Deus e providenciar assim salvação eternal para seus escolhidos. Pode invocar o nome do Senhor porque o teu clamor é a evidência da fé salvadora. Essa fé é a fé que sobe com asas de águia, a única fé que consegue conquistar o coração gracioso de Deus; é a única fé que consegue chegar até a porta certa para bater certo que será aberta. Pode invocar ao Deus vivo, mesmo que tu estejas cheio de pecado, mesmo que tuas culpas são inumeráveis, e que aos no entendimento humano não tem mais perdão para ti. Pode suplicar porque o Deus que amou pecadores prometeu apagar todos os teus pecados e jamais se lembrar deles.
Aí está a palavra da fé, perto de ti, perto de tua boca e de teu coração. Falei sim da terrível lei, que te condena, mas agora te mostro que no meio dessa terrível escuridão da maldição da lei é que se manifesta a luz da graça. Pode clamar, ó alma que se encontra perdida. Foi assim que Deus tratou com a multidão de remidos que Ele arrancou da mão do inimigo. Tu não és em nada diferente dos outros que foram salvos. Saulo de Tarso, caído no caminho de Damasco abriu sua boca para perguntar: “Quem és tu, Senhor?” Esse Deus sabe bem como tratar contigo. Creio que ao abrir tua boca para clamar ao Senhor agora, tu irás a esse Deus admirado por Ele ser tão maravilhoso.
Amigo, como tu tratarias alguém que te socorresse e te livrasse das mãos de um salteador, ou mesmo de um assassino? Tu considerarias aquela pessoa como um herói. Eis que o pecado te colocou nessa situação tão terrível que te empurrará para o castigo eterno, mas eis que esse Deus usou de graça para contigo. Que tu saibas que Ele está perto de ti. A presença invisível Dele comunica ao teu coração.
Cai aos pés desse amoroso Senhor, ó ovelhinha perdida, Ele te toma em Sua Poderosa mão e te comunica amor inigualável. Ele vai dizer aos teus ouvidos: “Com amor eterno eu te remi.” Ele abre teus ouvidos que antes era surdo para a palavra Dele e agora tu podes ouvir o chamar dessa voz gentil. Ele vai encher teu coração de alegria, de consolo e paz. Ele vai assegurar que Ele te salvou. Ele vai te arrancar essas algemas que te prendem no pecado. Tu irás ficar sabendo que o maior bem da vida é conhecer esse Deus. Tu ficarás entendendo por que muitos homens se gloriam nas riquezas, outros se gloriam na força, e outros se gloriam na cultura, porque o pecado engana essas pessoas e arrasta essas pessoas no mal. Mas agora tua felicidade consiste em conhecer esse Deus da glória de quem tanto tu te afastaste. Agora, com teus olhos da alma abertos, tu fitarás com espanto este mundo, admirado em ver a loucura dessa multidão que corre em busca dos tesouros ilusórios que satanás coloca diante de seus olhos. Pode invocar a esse Senhor agora que vai te socorrer em profundo amor.
Mas, encerro a mensagem de hoje para falar de tantas e tantas pessoas que agora não podem ouvir o Vinde a mim do Senhor, porque tem um outro líder que está na frente deles. Eles estão admirados com esse encantado príncipe que se esconde atrás de tantas coisas deste mundo, causando admiração aos incautos corações de jovens, homens, mulheres, meninos e meninas. O caminho desse príncipe é largo e fácil para andar nele, e essas almas vão assim porque decidiram em Adão recusar o caminho de luz preferindo o caminho de trevas. Um dia, essas almas vão invocar, vão clamar, vão bater à porta, mas será tarde demais. Recusam agora a misericórdia desse Deus, por isso estão descendo correnteza abaixo em direção ao Juízo. No juízo não terão socorro, pelo contrário, ouvirão o Grande Juiz do Universo dizer: “Apartai-vos de mim todos vós que praticais a iniquidade.”

Nenhum comentário: