sábado, 22 de setembro de 2012

A VIDA CRISTÃ TRIUNFANTE (30)




“Guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu nome.” (verso 3)
A CERTEZA DE SER GUIADO NO CAMINHO CERTO “Guia-me pelas veredas da justiça...” (nona)

         Cabe aos pais o trabalho de guiar os filhos no caminho de temor e de obediência a Deus – caminho de justiça. Muitos pais perderam as rédeas do lar no que concerne à disciplina dos filhos, e isso revela falta de verdadeiro amor, porque o amor certo traz disciplina correta. Do moço crente, também se espera que há de andar na vereda da justiça no respeito que deve a qualquer moça, crente ou não crente. Ele deve tratá-la como se fossem sua irmã. (1 Timóteo 5:2). A sociedade atual tem infectado as mentes dos adolescentes e jovens, com o ensino distorcido a respeito do sexo impulsionando-os à prática dessa maldade achando que é direito deles. O namoro para um rapaz é sinônimo de relacionamento sexual. Até mesmo muitos pais modernos aprovam e incentivam seus filhos no envolvimento com essa maldade.
O pecado da fornicação tem um efeito devastador para os jovens, especialmente para as moças que são aviltadas e humilhadas à condição de prostitutas, e muitas ficam atiradas à margem da sociedade como mães solteiras, entregues às mãos dos homens malignos. Esse espírito de impureza sexual tem tido livre acesso neste mundo e tem chegado a invadir até mesmo os arraiais evangélicos. Um rapaz que participava de certa igreja evangélica e que afirmava “ter Jesus no coração” havia namorado uma jovem que era da mesma igreja que freqüentava e já tinha deitado várias vezes com a moça. Falei-lhe sobre seu pecado contra a jovem e ele ficou perplexo ao se deparar com a terrível culpa que pairava sobre si por tê-la manchado e vilipendiado. Mesmo tendo casado com ela, as tristes conseqüências ficaram para provar que quando semeamos vento, a colheita é tempestade.
Infelizmente a evangelização moderna tem enganado muitos na ilusão de uma “salvação” que nada tem a ver com o evangelho bíblico. Cristo não somente perdoa os pecados, mas também purifica o coração tirando toda injustiça (1 João 1:9). O rapaz crente deve evitar toda companhia mundana, bem como todo divertimento, que venha a ser uma armadilha para sua vida. É importante levar a sério o namoro com uma moça crente. A jovem cristã deve lutar firmemente para manter sua pureza a fim de honrar seu Deus; deve levar a sério uma conduta obediente no lar, porque é o lugar onde Deus lhe deu para sua proteção; deve esperar firmemente no Senhor, revestindo-se de virtuosidade, que é a verdadeira beleza de uma mulher crente. Um rapaz crente, sério em seu andar no caminho da justiça interessar-se-á mais na beleza da virtude, do que na formosura física, porquanto, esta passa, mas aquela realmente faz da jovem uma pessoa dotada para ser idônea companheira na vida conjugal. O verso de Provérbios 18:22 é realmente de grande valor para o rapaz crente que procura ter um casamento feliz, e para a moça crente que tem o temor de Deus e que de fato interessa na obediência ao Senhor para viver uma vida pura e reta, buscando muito mais ser bela no coração: “O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor.” (continua)

Nenhum comentário: