quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A HISTÓRIA DOS PODEROSOS FEITOS DE DEUS EM FAVOR DOS HOMENS.” (13)




OS PRISIONEIROS DO PECADO:“Os que se assentaram nas trevas e nas sombras da morte...” (Salmo 107:10)
Amigo leitor, volto aqui para trazer-te os preciosos ensinos da palavra de Deus exatamente como o Espírito Santo nos mostra nesse salmo tão precioso, tão rico em mensagens que visam glorificar o trabalho desse grande Deus em providenciar grande e poderosa salvação aos homens perdidos nas trevas dos mal. Por que essa história dos poderosos feitos de Deus é contada? É para que todos possam reconhecer a soberania desse Deus, que Ele é poderoso para salvar, e que todos homens venham a humilhar perante esse Grande Nome, porquanto “não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe outro nome dado entre os homens pelo importa que sejamos salvos.” (Atos 4:12).
Estamos presenciando a história dos poderosos feitos de Deus em favor das almas prisioneiras, escravizadas no pecado. Em nossos dias quando estamos vendo aumentar terrivelmente o império da maldade, quando passa por nossos olhos à luz clara do dia a forma em que milhares de homens, mulheres, jovens, meninos e meninas estão sendo conduzidos para os lugares mais baixos da degradação moral, e estão sendo levados por caminhos que  aos olhos deles parecem caminhos direitos, agradáveis, é nesse momento que ressoa a trombeta do evangelho puro e verdadeiro com a mensagem vinda do céu avisando aos encarcerados que Cristo veio ao mundo para trazer libertação aos cativos, para dar vista aos que ficaram cegos e não podem ver que estão carregando o mau em seus próprios seios. A mensagem que este mundo que dorme o perigoso sono do pecado nas mãos do maligno precisa ouvir, essa mensagem vem do céu, é  o Espírito Santo quem pronuncia tal mensagem por intermédio de seus mensageiros que Ele mesmo levanta neste mundo para pregar sua bendita palavra.
Ontem procurei mostrar as razões por que homens e mulheres se descambam para o mal e o motivo está relatado nos versos 11 e 12, eles rebelaram contra a palavra de Deus e desprezaram o conselho do Altíssimo. Vejo que esse mal aumenta cada dia. Não tem um perigo maior do que quando uma pessoa deixa de atinar-se para o que diz a palavra de Deus. É o começo do juízo. Meu amigo, Deus é um Deus que se comunica com os homens por meio de Sua palavra, e a linguagem que esse Deus usa é uma linguagem clara, simples, e Ele comunica a verdade eterna por meio da pregação do evangelho, usando homens preparados, chamados e capacitados para transmitir a mensagem.
A palavra de Deus é a palavra da verdade, e é bom lembrar que Satanás apossa-se dessa palavra de verdade para torcê-la e assim transmitir aquilo que Deus não falou. Satanás prepara homens e mulheres para alçarem suas vozes e mostrarem às multidões um caminho lindo e adornado de enfeites e flores e o deus deste mundo se põe à frente desse caminho e engana milhares com o pensamento que estão seguindo o Deus vivo. Ao torcer as escrituras satanás elabora a religião do sentimento, onde ele leva os pecadores a sentir bem, uma vez que seus problemas pessoais podem ser solucionados.
Mas venho dizer ao amigo, que a palavra da verdade é para conduzir o pecador na verdade e não criar uma impressão de bem-estar nas pessoas. O Espírito Santo é chamado por Cristo de Espírito da verdade, e há de tomar a palavra da verdade para falar ao coração do pecador. A palavra de Deus não foi deixada por Deus como um meio de satisfazer os caprichos do coração humano. A palavra de Deus tem uma mensagem confrontadora e não existe ser humano que não pode ser descoberto diante da revelação escrita.
Prezado amigo, por que homens e mulheres estão a cada dia descendo aos milhares para essa região de trevas e sombras da morte? Porque rebelam contra a autoridade desse livro santo. As multidões ficam indignadas, revoltadas contra a verdade da palavra e assim nessa rebelião dão suas costas contra Deus preferindo caminhar contra a correnteza da misericórdia. Quando o homem se volta contra Deus, há de estar indo em direção ao juízo divino. Se caminhar contra a misericórdia, estará dando de testa com o julgamento. Se o homem não olha pela fé para o sol de misericórdia que pode lhe conceder perdão e salvação, há de estar descendo para enfrentar o Deus da justiça. Ninguém há de escapar do Grande Rei do Universo. Ou o homem vai achegar-se a Deus pela misericórdia, ou vai deparar-se com o juízo. Não há sabedoria, nem conselho, nem projeto contra Deus. A palavra revelada dEle á a maior bênção que alguém possa ter, e a capacidade de ouvir, de ler e entender mostra o fato que é tua responsabilidade voltar-se para a verdade revelada.
Meu amigo, nunca o conselho de Deus há de ser um peso para um pecador arrependido. O caminho de Deus é assustador e terrível para uma alma que quer viver no pecado, porquanto o peso do pecado puxa o homem mais para baixo. Quando o homem ou mulher se arrepende de seu caminho errado e se volta para fitar essa face amorosa do Grande Deus, esse mesmo Deus concede Sua graça e poder para que o pecador possa se conduzir pelas veredas da justiça. Quero chamar a atenção do ouvinte para o verso 13: “Então clamaram ao Senhor na sua angústia, e os livrou das suas tribulações.”
Amigo, onde foi que o pecado lhe colocou? Em que local de miséria tu estás assentado sofrendo as consequências de tua rebelião contra a palavra de Deus? Será que é melhor para ti ficar aprisionado na escravidão deste mundo, somente para receber alguns benefícios temporais que o pecado dar? Será que para ti é melhor ficar nas trevas do pecado sofrendo em teu corpo, em tua alma os resultados amargos do pecado somente por causa do gozo passageiro que o pecado traz? Eu sei que a maior tragédia trazida pelo pecado ao homem, é o orgulho inflamado no coração. O orgulho pessoal foi a ruína de Lúcifer, que lhe tirou a posição de honra dada por Deus, e lhe jogou na desgraça de ser eternamente o diabo.
Prezado amigo, a queda da raça humana em Adão fez com que cada ser humano levasse um verdadeiro tombo na miséria, mas o orgulho que o pecado traz ao coração faz com que o pobre caído fique imaginando ser ele grande coisa. Vê amigo, o que o homem passou a ser depois que o pecado entrou no mundo? O homem que foi feito para ser a coroa da criação de Deus; o sacerdote de Deus na criação, não passa de ser agora a causa de toda essa ruína que trouxe maldição ao invés de bênção.
Não fiques a pensar que tu amigo, és uma exceção na criação de Deus; que tu és algo especial aqui neste mundo e que Deus te vê como uma peça rara que traz proveito para ele; que tu és alguém que pode ser de muita importância para Deus e que por causa de tua importância Deus precisa muito de ti. Amigo ouvinte, tu tens o nome de ser humano, e que é o ser humano neste mundo? Eu uso a linguagem que Deus usa: “Menos do que nada.” Tu estás ligado não com a divindade, mas sim com o papai Adão que caiu, e foi terrível nossa queda, e nessa queda, tombado no pecado, atirado neste mundo separado do paraíso da glória de Deus tu estás, a não ser tu foste achado pela misericórdia, e em Cristo foste tirado dessa horrível situação de um condenado para ser salvo e herdeiro de Deus. Será que tu pensas que o grande Deus precisa de ti? Deus não precisa nem dos anjos. Os anjos que cercam a glória de Deus e continuamente prestam serviços perante Seu trono de Glória, esses anjos tremem e temem perante a majestade divina. E os pobres seres caídos em Adão? Mas o salmo 107 mostra que Deus estende Sua misericórdia aos pecadores, aos caídos em Adão, a essa raça de condenados, aos que herdaram a morte, aos que jazem nas trevas e na região da sombra da morte.
Caro leitor, pode o mundo brilhar mais e mais na ciência e na prosperidade fantasiosa que satanás cria diante de todos; pode até mesmo parecer que tudo está melhorando, ficando mais fácil. Mas o mundo é o que é, e esse brilho mundano que tanto empolga e atrai o amor carnal do coração humano apenas impede que o pecador veja o lugar onde ele realmente se encontra. Satanás faz com que os homens acendam uma tocha no meio da escuridão a fim de que os pecadores não saibam que se encontram perdidos nas trevas do mal.
Mas a triste de deprimente situação dos pecadores continua a mesma, e o Rei da Glória, o Autor da salvação eterna invadiu esse território inimigo derrotando todo mal e conquistando de forma definitiva poderosa libertação para pecadores. Amigo tu foste atingido pelo pecado, dominado pelo pecado, algemado pelo pecado, e tua situação é exatamente aquele que a palavra viva descreve. Tu aceitaste a confrontação bíblica ao teu respeito? Foste derrubado de teu orgulho? Chegaste hoje à compreensão que não passas de um barro seco que virou caco ao cair? Podes por a mão em tua boca e dizer a Deus que tu estás emudecido ao teu respeito e que tu te encontras no pó querendo da parte Dele somente misericórdia? Estás ciente no coração que não estás à procura de um deus que venha resolver teus problemas materiais. Enfim, pergunto: Amigo tu vês que tua situação se encaixa perfeitamente dentro daquilo que o Espírito de Deus narra no Salmo 107? Tu és uma alma que vê sua própria ruína e que não há lugar mais para onde olhar aqui. Já olhou para tudo aqui; já buscou socorro em tudo aquilo que este mundo oferece; já procurou amparo nos recursos dos homens, e pode perceber que está solitário, preso, desamparado, enfermado no pecado, tudo aquilo que era luz já se apagou, e só resta agora olhar para Um só lugar: “Olhai para mim e sereis salvos...diz o Senhor”


Nenhum comentário: