terça-feira, 18 de setembro de 2012

“A HISTÓRIA DOS PODEROSOS FEITOS DE DEUS EM FAVOR DOS HOMENS.” (11)





OS PRISIONEIROS DO PECADO:“Os que se assentaram nas trevas e nas sombras da morte...” (Salmo 107:10)
Amigo leitor estamos vendo a história real das milhares de pessoas de todas as idades e de todas as camadas sociais, bem como de todas as nações que estão escravizadas porquanto desceram os degraus que lhes conduziram até à região das sombras da morte. Hoje quero prosseguir mostrando a maneira como a palavra de Deus mostra com real clareza a tão triste e deprimente situação dessas almas. A passagem desse impressionante salmo 107 mostra como é que elas se encontram.
Quero aqui esclarecer que a maior parte dessas almas não se dão conta que estão na situação como a palavra Deus descreve. Elas estão sentindo um certo bem estar no pecado, porque há uma certa recompensa que o próprio pecado oferece; há uma certa calma no colchão confortável que o mundo oferece para que essas almas venham a dormir sem que vejam qualquer perigo eterno. Milhares estão assim e porque estão cegos, nada percebem que estão brincando com inimigos terríveis, os quais não podem ser vistos agora. Milhares estão nessa situação sendo jogados de um lado para outro pelos vendavais deste mundo tenebroso sem qualquer condição de presenciar o mal que lhes cerca. Eles apenas estão se sentindo bem, e isso é o que importa, o que vem de perigo não lhes afeta em nada. Eles estão surdos, cegos, e insensíveis para Deus e para as coisas de Deus.
Para muitos, nem mesmo a chegada da tenebrosa morte pode alertá-los, porque é como estivesse chegando uma mão amiga para lhe socorrer e lhe tirar da aflição. Como é tão triste a situação dos milhares de almas que estão assentadas nas trevas e nas sombras da morte. Milhares passam por esta vida aqui dessa maneira, e já estão marcadas para a aflição eterna, e nessa situação jamais poderão ouvir o chamado do evangelho. Essa multidão está pronta até mesmo a escarnecer da doce mensagem, e a notícia celestial para elas chega não como um bom perfume, mas sim como um cheiro de morte. As milhares de pessoas estão bem sossegadas em seus túmulos e não querem ser perturbadas com as boas novas celestiais. Amigo leitor, quando a palavra de Deus está falando no salmo 107 a respeito dos poderosos feitos de Deus em favor dos homens, é a palavra de Deus pondo em alto relevo a doutrina da eleição, que Deus em Seu decreto eterno escolheu um povo em Cristo, e agora esse Grande Senhor está demonstrando a poderosa atuação de Sua Graça em salvar esse povo. Deus está atuando em tirar das mãos do inimigo aqueles que Ele em Sua graça resolveu salvar. E Ele está salvando, e o fato é que todos os seus escolhidos hão de ouvir Sua voz por meio da mensagem gloriosa do evangelho e serão salvos.
Então, a verdade é que milhares dessas almas que estão assentadas nas trevas e nas sombras da morte, serão acordadas pelo poder do evangelho, verão em que situação se encontram, saberão do amor redentor do Senhor, abrirão suas bocas e vão clamar, vão invocar o nome do Senhor e serão salvas. Amigo, quando Deus abre os olhos do entendimento de uma alma que se encontra assentada nas trevas e nas sombras da morte, essa pessoa pode ver exatamente sua condição tão triste. Fica sabendo o quanto está longe de Deus; descobre que não passa de um pobre perdido, e agora pode ver exatamente que realmente é uma alma escravizada. Antes parecia que estava tudo bem, que nada havia de errado, mas eis que agora passa a ver que está preso em aflição e em ferro, sem que possa escapar.
Essa alma fica sabendo que realmente está perdida, que está completamente distanciada de Deus. Ela agora sente as dores na alma, está conturbada, afligida, e não tem descanso algum. Todos os sintomas do peso e da desgraça que o pecado traz, logo começam a surgir, como tédio, depressão, angústia, aflição, solidão. Essa alma está à procura da verdade que possa lhe libertar, e somente  mensagem da verdade será a chave que lhe arrancará dessa prisão. Mas quem está operando para tirar essa alma das trevas para a maravilhosa luz é o Grande Deus, e operando Ele quem impedirá? Afinal, quem pode tirar essa alma da prisão onde se encontra? Está totalmente amarrado pelos vícios, imoralidade, e outros males que lhe afligem? Satanás fará todo possível numa luta insana para impedir que Deus manifeste Sua misericórdia, então entra a guerra, e aí os homens e os demônios  tentarão de todos os meios bloquear a ação do Espírito de Deus, mas é o milagre que está acontecendo, porquanto nada vai estorvar a portentosa salvação dessa alma.
Mas quero agora apresentar a verdade descrita no verso 11: “Por se terem rebelado contra a palavra de Deus e haverem desprezado o conselho do Altíssimo.” Por que essas almas caíram nessa situação? Por que foram parar nessa prisão do pecado? Hoje em dia é comum vermos mensagens proferidas por falsos profetas os quais fazem de tudo para minimizar a culpa dos pecadores. Esses falsos obreiros fazem de tudo para alimentar nas pessoas uma confiança vã, e levam aos pecadores uma falsa paz, e essas pessoas vão dizer: “Paz, paz, quando não há paz.”
Não é exatamente o que está acontecendo em nossos dias? Correm para proferir uma mensagem que Deus não lhes mandou que pregassem, e assim aumentam os problemas. Muitos desses mensageiros jogam a culpa dos pecadores sobre os demônios, e vêem demônios por todos os lados, e até mesmo colocam nomes nos demônios, fazendo assim com que as pessoas focalizem a atenção para os demônios. Isso acarreta em sério prejuízo para as almas. Amigo ouvinte, encaremos seriamente a doutrina do pecado conforme o ensinamento das escrituras, e veremos que a palavra da verdade atribui os problemas dos homens aos homens mesmos. Somos o que somos, sofremos o que sofremos, somos arruinados aqui tudo por culpa nossa e não dos demônios. O que acontece hoje é que vemos o aumento da maldade, e comumente vemos homens e mulheres descendo essa escada rumo à região das sombras da morte, jogando a culpa de seus pecados, de suas maldades sobre os outros.
Não há meios de socorrer as almas enquanto os pecadores não conscientizarem de suas próprias culpas diante de Deus. Vemos as pessoas queixando de seus problemas e aflições, mas eis que o Grande Deus pergunta: “De que se queixa, pois o ser vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.” Amigo leitor, por que as aflições? Por que os problemas? Por que as brigas? Por que as enfermidades? Vem comigo, eu te conduzirei pelo caminho da verdade para te mostrar que é tudo resultado do caminho mau e pervertido que tomamos. Por que as almas estão aprisionadas e dominadas pelo pecado? A resposta está bem clara no verso 11 do salmo 107: “Rebelaram contra a palavra de Deus e desprezaram o conselho do Altíssimo”. Nunca o pecador dirá que ficou sem receber os avisos de Deus; nunca uma alma terá qualquer razão para levantar desculpas perante Deus. O Grande Deus lida com a responsabilidade que cada pecador carrega sobre si.
Talvez tenha algum jovem  que está vendo sua situação agora preso em algum ferro de vício, sexo, drogas e outras coisas mais. Nunca faltou da parte de Deus os avisos de sabedoria para ti, meu jovem. Deus tem espalhado suas mensagens de prudência e de sabedoria em todos os cantos deste mundo. Por exemplo, para um jovem Ele tem dado os pais e tem mostrado por meio de tantas coisas que acontecem os perigos que acompanham os prazeres deste mundo. Talvez tenha algum que tem perdido sua família porque tem descido a essa região de trevas onde está preso agora. Jamais faltou a bondade de Deus em tudo o que ele usou para cercar tua vida a fim de mostrar o caminho certo.
Amigo leitor, o céu e a terra pertencem ao Sábio Criador, e Ele jamais criou qualquer maldade; jamais te empurrou para esse lugar terrível onde tu estás. A culpa sempre foi do pecador. A decisão foi do pecador, e cada pecador sofre os resultados de seus maus caminhos. Mas eis que esse Deus mantém acesa Sua misericórdia. Vê meu amigo que a luz celestial está brilhando ao teu derredor, e é  o Deus Santo usando de compaixão para contigo. Agora Ele te mostra que não nada nem ninguém neste mundo que possa te socorrer e te arrancar dessa prisão onde tu te encontras. O teu socorro vem do Alto, vem daquele que veio ao mundo para dar-se a si mesmo a fim de livrar pecadores.

Nenhum comentário: