segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A FRAGILIDADE HUMANA (1)




INTRODUÇÃO

Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Salmo 90:12)
                                    
         Amigo leitor vivemos em dias quando a maior preocupação do mundo é buscar meios para que os homens possam viver uma vida melhor e mais longa aqui. A ciência tem gastado fortunas no mundo para descobrir meios a fim de combater as epidemias as quais tem empurrado milhares para a morte. Essa luta mundial não para, mesmo diante do fato que a cada dia os milhares continuam morrendo. Quando os homens descobrem meios para combater um mal, eis que logo surge um outro mal, rindo, zombando e desafiando do poder do homem. Mesmo com o avanço da ciência na área da medicina; mesmo com o estrondoso poder da tecnologia, eis que a fragilidade do homem, a miséria humana manifestam em todos os lugares deste planeta.
         Mas a situação humana nunca foi diferente. Milhares de gerações que já partiram e que aqui não podem mais voltar provam de fato o que o ser humano é – um pobre vaso feito de barro o qual vira caco quando é atirado ao solo. Enquanto milhões continuam obcecados pelo ilusório poderio dos chamados “Poderosos deste presente século”; enquanto milhares continuam enganados por aquilo que apenas não passa de vaidade e correr atrás do vento conforme a linguagem usada no livro de Eclesiastes; enquanto milhares tentam subir “nas asas do vento” para sobrevoarem as alturas de uma felicidade que na realidade não existe, eis que a palavra de Deus que é de fato a palavra da verdade continua firme e inalterável mostrando a realidade de todas as coisas.
Resta que voltemo-nos para a exuberante palavra do Deus que não pode mentir; resta que voltemos de coração para essa vereda antiga, ignorada e desprezada pelo homem moderno; resta que voltemos para a mensagem imutável e cheia de glória da palavra da verdade. Eu estou certo que o homem moderno quer usar a bíblia somente para que  a palavra de Deus venha fazer parte de seus interesses egoístas. Querem usar a bíblia para seus pretextos; Eles querem usar a palavra de Deus como se fosse um “trevo da sorte”, então o que eles fazem? Procuram por toda bíblia passagens que podem ser usadas para seus fins malignos. O deus deste mundo quer que os homens vivam em seus prazeres pecaminosos, em ousada manifestação de  transgressão à lei de Deus, e ainda assim achar que  a palavra de Deus foi deixada para lhes servir em seus maus caminhos.
Ninguém pode se estabelecer na vida vivendo no pecado; ninguém pode assentar-se no trono de sua vida achando que pode reinar cercado de um viver na iniquidade. Fica bem claro que o Deus da palavra não pode tolerar qualquer iniquidade porquanto é um Deus Santo, e usar as escrituras como se fosse um “tapete” para o pecador sentir-se confortado mesmo andando em seus maus caminhos, é atrair sobre si severo juízo. “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”. Enquanto os homens abrem as escrituras com a finalidade de descobrir mais promessas de Deus e assim usá-las achando que Deus vai atendê-los enquanto estão andando no mau caminho, Deus estará apontando seu dedo de severo juízo contra eles porquanto estão usurpando e manchando a Sua palavra. O Grande Deus afirma que Ele “vela pelo cumprimento de Sua Palavra” (Jeremias 1:12).
         Prezado leitor, o assunto desta série de mensagens nestes próximos dias é a respeito da FRAGILIDADE HUMANA. Como o propósito deste programa é exaltar a magnificência da palavra de Deus, quero tratar desse tema, não dando minha opinião, mas sim apresentando os argumentos do próprio Deus da verdade. Para isso convido o amigo ouvinte para se ocupar nestes dias com a série de mensagens no Salmo 90, porque, de todas as passagens bíblicas que tratam da miséria humana, ao meu ver esse salmo deixa o assunto bem esclarecido. O salmo 90, é de fato um salmo cuja mensagem deixa o vaidoso ser humano estarrecido diante da verdade que deus ali revela a respeito do homem.  Preguei neste salmo em minha igreja numa só pregação mensagem que durou apenas uma hora, mas creio eu que apenas uma hora em torno das gloriosas verdades que o Espírito Santo tem para revelar neste salmo de 17 versos, é muito pouco tempo para  descrever as maravilhas dos mistérios revelados que o Espírito Santo tem para nos mostrar nesse salmo, bem como o assunto em pauta a respeito da miséria humana.
         É bem provável que o tema a respeito da FRAGILIDADE HUMANA, venha desanimar o leitor de assentar e ler as mensagens deste Salmo 90. Talvez o amigo esteja a pensar que virá à tona um assunto desanimador, um tema que é desesperador. Afinal, por que o amigo vai parar a fim de ler aquilo que vai lhe lançar ainda mais na miséria e dissipar toda esperança de algo melhor? Afinal, tem tantas coisas boas para serem lidas a fim de se sentir bem, ou mesmo ouvir uma outra mensagem que tratará de algo mais positivo. Talvez no conceito do leitor, ler sobre esse assunto da FRAGILIDADE HUMANA, é gastar tempo com negativismo.
         Mas quero que o amigo pare um pouco para avaliar sua decisão. Será que vale a pena ouvir a verdade de Deus ao meu respeito, de que eu sou apenas um pobre verme que aqui rasteja por pouco tempo nesta vida? Pode bem ser que ao encarar essa verdade nosso orgulho será atingido em cheio. Mas é verdade que eu sou exatamente isso que é o tema básico do Salmo 90? É Deus quem está falando tudo isso ao meu respeito, e se é o Deus da verdade quem fala, se não é algo inventado por este pregador, então eu preciso me humilhar e apurar meus ouvidos para ouvir.
Mas o Salmo 90 não somente apontará a trágica miséria humana, o Espírito de Deus fará sobressair a glória do Grande Deus, para que o pecador, ao ver sua própria miséria possa achegar-se a Deus de toda Glória e encontrar Nele verdadeira felicidade. Não tem algo melhor para alguém que está padecendo de sede encontrar um copo de água; não tem algo mais precioso para aquele que está morrendo de fome do que encontrar a comida; não tem algo melhor para aquele que sofre uma enfermidade mortal do que achar o remédio que vai lhe proporcionar a cura. Com isso quero dizer ao amigo ouvinte, que a preciosidade do Grande Deus será vista e procurada pelo pecador que compreende sua miséria exatamente como Deus a descreve.
         Agora vamos ao assunto que nos interessa. Vamos apreciar as maravilhas do Salmo 90. Vamos nos assentar perante o Sumo Professor da Palavra a fim de que Ele nos guie em toda verdade. Moisés é o escritor da Salmo 90, e nesse salmo aquele homem de Deus entrou na presença de Deus, provavelmente na Tenda da Congregação onde normalmente falava face a face com Deus, e fez essa oração. O Salmo 90 é uma oração de um homem que não somente conhecia por experiência a miséria humana, (porque uma vez que o homem passa a conhecer ao Deus eterno, há de saber que o homem não passa de ser uma pobre e miserável criatura) como também vivia embevecido com a Grandeza do Seu Deus. Para Moisés o conhecer o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, foi algo infinitamente mais precioso do que toda riqueza que havia deixado no Egito.
Amigo leitor, eis aí o segredo da grandeza- conhecer o Deus da bíblia. Os homens lutam e se esforçam para conquistar mais força; os homens gastam seu tempo e energia para buscar mais conhecimentos e sabedoria neste mundo; os homens se esforçam para ajuntar mais e mais riquezas nesta vida, lutam para conquistar aquilo que jamais poderão segurar por muito tempo, mais eis aí um homem que desprezou tudo isso, e considerou tudo isso como lixo preferindo seguir e servir o Deus de seus pais e do seu povo. O próprio Deus afirma que a maior glória não está em possuir riquezas, nem força, nem sabedoria, mas a maior glória está em conhecê-Lo e saber que Ele é Deus.
Tendo isso em mente, o amigo vai sentir-se encorajado para ler as mensagens no salmo 91, porque é algo salutar para a alma. Eu sei que estamos em dias de tenebrosa apostasia e a mensagem que floresce hoje gira em torno dos interesses dos homens, dos direitos dos homens. Mas essa corrupção que assola o meio chamado evangélico, tem trazido sérias consequências, porquanto a mentira tem ocupado os corações dos homens com pensamentos errôneos a respeito de Deus.
O Salmo 90 na realidade são palavras ditas pelo Espírito Santo, e Ele é o Espírito da verdade, portanto, se o amigo voltar de coração para a mensagem desse salmo, sem dúvida alguma será posicionado diante da verdade. A verdade confronta nosso orgulho, e nos coloca ao pó, mas é a verdade que necessitamos de ouvir para nosso bem eterno.

Nenhum comentário: