domingo, 30 de setembro de 2012

A VIDA CRISTÃ TRIUNFANTE (46)




 “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda (Salmo 23:5)
TRIUNFANTE EM RELAÇÃO AOS INIMIGOS (introdução)
        A primeira parte de nosso estudo no Salmo 23 mostrou a glória da graça salvadora em nossas vidas, tirando-nos de uma tão deprimente situação de frágeis ovelhas, desgarradas, atiradas num mundo perigoso, caminhando passo a passo para o abismo numa completa insensatez espiritual. Foi quando fomos achados e salvos por aquele que veio ao mundo e se entregou a Si mesmo no calvário, a fim de nos conquistar para Si, fazer dos salvos o povo exclusivamente Dele, (Tito 2:14) e exibir neste mundo pessoas transformadas e preparadas para toda boa obra.
A segunda parte de nosso estudo leva-nos para o penúltimo verso do impressionante Salmo 23. Estamos cientes que são palavras ditas pelo Espírito de Deus, curvemo-nos humildemente perante a autoridade da gloriosa Palavra inspirada. Nossos olhos espirituais abertos podem ver aquilo que o sumo professor quer nos ensinar, e somente Ele pode nos guiar nas profundezas de Deus (1Coríntios 2:10). Para aquele que é salvo, a Palavra de Deus é sempre doce como mel (Salmo 19:10), e é um verdadeiro deleite para seu coração.
Muitos são os crentes que vivem atarefados como Marta, sempre ocupados com tantos serviços da casa, e vão para Deus, sempre chateados porque não têm ajuda, estão sempre descontentes, porque nunca podem fazer o serviço como querem. Felizes são aqueles que, como Maria escolhem a melhor parte e assentam-se aos pés do Espírito de Deus e podem deleitar naquilo que é precioso e satisfaz o coração dos santos. Maria, irmã da Marta, não é como costumamos dizer: “Maria vai com as outras.” Amado irmão, que você seja tipo “Maria”, não importando com aquilo que falam a seu respeito, uma vez que você está no lugar certo, com o coração aberto; com os olhos da alma fascinados por ver as maravilhas da conquistadora graça salvadora (Lucas 10:39-42). Qual deve ser o maior prazer para todo crente? Conhecer o Senhor que tanto lhe amou! Ele mesmo afirma que a maior glória para um homem é conhecê-Lo, (Jeremias 9:24). Pedro diz: “Chegando-vos a Ele...” (1 Pedro 2:4).
O Salmo 23, especialmente nesta segunda parte, coloca-nos dentro do palácio do Rei Eterno, e é realmente deslumbrante a mensagem que essa parte transmite. Agora o ensino deixa de apresentar uma ovelha em peregrinação neste mundo; o quadro apresentado pelo Autor sagrado deixa de ser uma ovelha sendo guiada pelo Pastor neste mundo, para mostrar-nos numa tão gloriosa posição perante Deus, que emudece nossos inimigos. Que vitória da Graça!
Caro leitor, que essa parte desse salmo conquiste seu coração, para que você, como genuíno crente possa se ver como príncipe, numa posição tão privilegiada, que nem mesmo você poderá entender. É importante que prossigamos conduzindo o mesmo princípio que norteia a interpretação bíblica, procurando ligar Escritura com Escritura, jamais esquecendo que o Espírito Santo coloca-nos na “pista certa”, para que cheguemos a entender a linguagem, às vezes difícil, que Ele põe em nossa frente. Tudo aquilo que está revelado é para nosso proveito eterno. Recebemos de Deus pelo novo nascimento a capacidade para entender uma linguagem que para a mente natural é loucura (1 Coríntios 2:14). Quando assentamo-nos como alunos na faculdade dos assuntos eternos o Sumo professor vai aos poucos abrindo a “cortina” e desvendando os mistérios ocultos.
(continua

Nenhum comentário: