quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A NATUREZA DA CONVERSÃO (continuação)



 Alleine
         7. Aquele a quem voltamos na conversão é Deus Pai, Filho e Espírito Santo, o qual o verdadeiro convertido considera sua bênção eterna e toda suficiente. Um homem nunca está realmente santificado enquanto o seu coração não estiver verdadeiramente colocado sobre Deus, acima de todas as coisas, como a sua porção e o seu bem principal. Estas são as aspirações naturais do coração do crente: "O Senhor é a minha porção". "A minha alma se gloriará no Senhor". "... dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação... e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus". (Salmo 119:57; Salmo 34:2; Salmo 62:5-6).
         Você gostaria de ter certeza se é um convertido, ou não? Então permita que a sua alma e tudo que há em você prestem atenção. Você tem recebido Deus como a sua felicidade? Onde está o desejo do seu coração? Qual é a fonte da sua maior satisfação? Venha, então, e com Abraão levante os seus olhos para o leste, para o oeste, para o norte, para o sul, e olhe à sua volta; o que há no Céu ou na Terra que gostaria de receber para fazê-lo feliz? Se Deus lhe desse o direito de escolha, como fez com Salomão, ou se Ele lhe dissesse como Assuero disse a Ester: "Qual é o seu pedido e qual é o seu requerimento, e se fará" — o que você pediria? Vá aos jardins do prazer, e colha todas as flores perfumadas que lá houver; isso iria satisfazê-lo? Vá aos tesouros de Mamon; suponha que possa carregar tudo o que quiser. Vá às torres, aos troféus de honra.
         Que você acha de ser um homem de renome, e ter nome como os dos grandes homens da Terra? Será que qualquer uma dessas coisas ou todas elas o satisfariam e fariam com que você se considerasse feliz? Caso positivo, você certamente é carnal e não é convertido. Caso negativo vá adiante; penetre nas excelências divinas, na abundância das Suas misericórdias, no esconderijo do Seu poder; nas profundezas insondáveis da toda a Sua suficiência. Isto lhe convém e agrada mais? Você diz: "É bom estar aqui. Vou instalar-me,  vou viver e morrer aqui".? Você prefere isso mais que o mundo todo? Então, está tudo bem entre você e Deus: como você é feliz, ó homem — feliz como jamais o foi. Se Deus pode fazê-lo feliz, você deve ser feliz, pois tem o Senhor como seu Deus. Você diz a Cristo como Ele diz a nós: "Teu Pai será o meu Pai, Teu Deus o meu Deus".? Aqui está o ponto-chave da questão. Um falso convertido jamais descansa em Deus; mas a graça que converte faz a obra e, assim, cura a miséria fatal da queda, afastando o coração do seu ídolo e voltando-o para Deus. Agora diz a alma: "Senhor, para onde irei? Tu tens as palavras de vida eterna" Aqui se centraliza e aqui se fixa. Trata-se da sua entrada no Céu; ele põe o seu interesse em Deus. Ao descobrir isto, diz: "Volta, minha alma, ao teu repouso, pois o Senhor te fez bem" (Salmo 116:7). E está até pronto a cantar o hino de Simeão: "Agora, Senhor, despede em paz o teu servo..."; e a dizer com Jacob, quando o seu velho coração reviveu diante das agradáveis notícias: "Basta..." (Gênesis 45:28). Ao ver que pode refugiar-se no Deus do concerto, isto significa toda a sua salvação e todo o seu desejo (II Samuel 23:5).
         É este o seu caso? É isto que você tem experimentado? Se for assim, então você é "bendito do Senhor". Deus tem operado em você; Ele tem-Se apoderado do seu coração pelo poder da graça regeneradora; senão você jamais poderia ter feito isso. De modo particular, na conversão fazemos o seguinte:
         (1). Voltamos para Cristo, o único Mediador entre Deus e os homens (I Timóteo 2:5). A sua tarefa é levar-nos a Deus (I Pedro 3:18). Ele é o caminho para o Pai (João 14:6); a única tábua de salvação, pela qual podemos escapar; a única porta pela qual podemos entrar (João 10:9). A conversão leva a alma a Cristo, para que O aceite como o único meio de vida, como o único caminho, como o único nome dado debaixo dos céus. Ela não procura salvação em nenhum outro, senão Nele; lança-se somente sobre Cristo.
         "Vou me aventurar", diz o pecador convicto; "E se eu perecer, perecerei; se eu morrer, morrerei. Mas, Senhor, não permitas que eu pereça sob os olhares da Tua misericórdia. Impede que eu Te abandone ou que eu desista de seguir-Te. Eis-me aqui, se me matares, não sairei da Tua porta".
         Portanto, a pobre alma aventura-se em Cristo e resolutamente entrega-se a Ele. Antes da conversão o homem desprezava a Cristo; dava maior importância aos seus bens, amigos, negócios do que a Cristo; agora Cristo é-lhe tão necessário quanto a comida, quanto o pão diário; é a vida do seu coração, o esteio do sua vida. O seu grande desejo é que Cristo seja engrandecido nele. Outrora seu coração exclamava, como se diz à esposa: "Que é o teu amado mais do que o outro amado... ?" (Cantares de Salomão 5:9). Ele encontrava maior graça nos seus alegres companheiros, nos seus jogos ilícitos, nos prazeres terrenos do que em Cristo. Religião era uma fantasia, e a manifestação de grande gozo, um sonho inútil; mas, agora, para ele o viver é Cristo. Despreza tudo o que considerava precioso, pela excelência do conhecimento de Cristo.
         Tudo o que diz respeito a Cristo é aceito pelo verdadeiro convertido. Ama não apenas o salário, mas o serviço de Cristo também; não apenas os benefícios, mas o fardo de Cristo também. Está disposto não apenas a esmagar o trigo, mas a submeter-se ao jugo também. Aceita os mandamentos de Cristo — sim, também a cruz de Cristo.
         O falso convertido não aceita Cristo inteiramente. Deseja a salvação que está em Cristo, mas não deseja a santificação. Quer os privilégios, mas não se apropria da pessoa de Cristo. Divide os ofícios dos benefícios de Cristo. É um erro no alicerce. Todo aquele que ama a vida, acautele-se acerca disso. Trata-se de um erro grave, do qual você tem sido frequentemente avisado, contudo, nenhum outro ocorre com tanta frequência. Jesus é um nome doce, mas os homens não amam o Senhor Jesus sinceramente. Não O consideram como aquele que foi oferecido por Deus "para ser Príncipe e Salvador" (Atos 5:31). Separam aquilo que Deus uniu: o Rei e o Sacerdote. Não aceitarão a salvação provinda de Cristo como Ele intenta; eles a dividem neste ponto. Todos os homens aspiram ser salvos do sofrimento, mas não desejam ser salvos do pecado. Gostariam de ter as suas vidas salvas, mas querem continuar com as suas luxúrias.
         De fato, muitos divergem nesse ponto. Ficariam contentes se alguns dos seus pecados fossem eliminados, mas não conseguem deixar o colo de Dalila nem divorciar-se da amada Herodias. Não podem ser cruéis com o olho direito ou com a mão direita. Oh leitor, seja muitíssimo cauteloso nesse ponto; a sua alma depende disso. O verdadeiro convertido aceita Cristo completamente, O aceita em tudo, sem exceções, sem limitações e sem reservas. Está disposto a ter Cristo sob quaisquer condições, quer o domínio de Cristo, bem como a libertação por Cristo. Diz, juntamente com Paulo: "Senhor, que queres que eu faça?" Qualquer coisa, Senhor. Dessa forma envia o formulário para Cristo, para que Ele estabeleça as Suas próprias condições.

Nenhum comentário: