segunda-feira, 17 de setembro de 2012

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU (1)




Joseph Alleine
INTRODUÇÃO

UM FERVOROSO CONVITE AOS PECADORES A QUE SE VOLTEM PARA DEUS
         Amados, reconheço alegremente que sou um devedor para com vocês, e como devo ser considerado um bom despenseiro da casa de Deus, estou preocupado em dar a cada um a sua porção. Mas a maior preocupação do médico é com aqueles pacientes cujos casos são mais questionáveis e perigosos; e a piedade do pai está voltada especialmente para o filho moribundo. Da mesma maneira, as almas não convertidas precisam de uma fervorosa compaixão e uma pronta diligência para arrebatá-las, como tições, do fogo (Judas 23). Portanto, é a elas que me dedicarei primeiramente nestas páginas.
         Mas aonde buscarei meu argumento? Como conquistá-las? Oh, se eu soubesse! Iria escrever-lhes com lágrimas. Iria chorar em cada argumento. Esvaziaria minhas veias para escrever, pediria por elas ajoelhado. Oh, como eu ficaria grato se pudessem ser convencidas, se, se arrependessem e se voltassem para Deus.
         Quanto tempo tenho labutado por vocês! Quantas vezes eu quis conquistar vocês! Para isso mesmo tenho orado e estudado todos estes anos a fim de conduzi-los a Deus. Oxalá eu o pudesse fazer agora! Porventura vocês ainda se convencerão?
         "Mas, ó Senhor, quão incapaz eu sou para esse trabalho. Pobre de mim, com que poderei trespassar as escamas do leviatã ou fazer o coração sentir que é tão duro quanto a mais dura pedra? Irei e falarei aos sepulcros, e esperarei que os mortos me obedeçam e venham para fora? Farei um discurso às rochas ou falarei às montanhas, pensando que elas se moverão com argumentos? Acaso eu farei o cego ver? Desde o começo do mundo nunca se ouviu que um homem abrisse os olhos de um cego (João 9:32). Mas, ó Senhor, Tu podes traspassar o coração do pecador. Eu somente posso tentar armar o arco, mas Tu diriges a flecha entre as junções da armadura. Apaga o pecado e salva a alma do pecador que lança seus olhos sobre estas páginas".
         Não há outra entrada para o céu senão a estreita passagem do segundo nascimento; sem santidade vocês jamais verão a Deus (Hebreus 12:14). Portanto, entreguem-se ao Senhor agora. Busquem-nO agora. Entronizem o Senhor Jesus em seus corações o O exaltem em suas casas. Beijem o Filho (Salmo 2:12). E abracem as ofertas de misericórdia; toquem Seu cetro e vivam; por que motivo morrerão? Não peço nada para mim mesmo, mas para que vocês sejam felizes; este é o prêmio a que aspiro. O desejo de minha alma e a minha oração por vocês é que possam ser salvos (Romanos 10:1).
         Eu rogo que me permitam uma liberdade e uma franqueza amiga em seu mais profundo interesse. Não estou assumindo o papel de orador, no sentido de apresentar-lhes um discurso erudito, nem apresentar o assunto com eloquência a fim de agradar-lhes. Estes capítulos tratam de uma mensagem de peso significativo — convencer, converter e salvar vocês. Não estou usando a retórica como isca nem pescando aplausos, mas suas almas. Meu trabalho não é agradá-los, e sim salvá-los; nem tratar com sua imaginação, mas com seus corações. Se eu não tiver seus corações, nada terei. Se fosse para agradar aos seus ouvidos, falaria de outro modo. Se pregasse sobre mim mesmo, tomaria outro rumo. Poderia, então, contar-lhes uma história mais suave; faria travesseiros para vocês e falaria de paz, pois como pode Acabe amar este Micaías, que sempre profetiza o mal a seu respeito? (I Reis 22:8). Mas, quão melhores são as ofensas de um amigo do que os bons discursos da prostituta, que lisonjeia com os seus lábios até que a flecha lhe atravesse o fígado? (Provérbios 7:21-23 e 6:26). Se tivesse que aquietar uma criança que chora, bastaria cantar para ela uma canção mais alegre ou niná-la para dormir. Mas quando a criança cai no fogo, o pai toma outra atitude; ele não tenta silenciá-la com uma canção ou com coisas insignificantes. Sei que se não formos bem sucedidos com vocês, estarão perdidos; se não pudermos obter o seu consentimento para se levantarem e saírem, vocês perecerão para sempre. Se não houver conversão — não haverá salvação! Preciso obter a sua boa vontade ou terei que deixá-los no pecado.
         Mas aqui me volta outra vez à mente a dificuldade do meu trabalho. "Ó Senhor, escolhe as minhas pedras do ribeiro (I Samuel 17:40,45). Venho em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel. Venho como o jovem David contra Golias para lutar não contra a carne e o sangue, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes das trevas deste século (Efésios 6:12). Que neste dia o Senhor derrote os filisteus, despoje o homem forte de sua armadura e entregue-me os cativos. Senhor, escolhe-me as palavras, escolhe-me as armas; e quando eu puser minha mão no alforje, pegar uma pedra e atirá-la, que Tu possas levá-la ao alvo e fazê-la penetrar não na fronte, mas no coração do pecador não convertido, derrubando-o em terra, como fizeste a Saulo de Tarso" (Atos 9:4).
         Alguns de vocês não sabem o que eu entendo por conversão, e em vão tentarei persuadi-los àquilo que não entendem. Portanto, por amor a vocês, vou mostrar o que ê conversão. Outros alimentam secretas esperanças de misericórdia, embora continuem apáticos. Para esses preciso mostrar a necessidade da conversão.
         Outros provavelmente endureçam os seus corações com o vão conceito de que já são convertidos. Para esses preciso mostrar as características dos não convertidos.
         Outros pelo fato de não sentirem o pecado, de nada temerem, dormem tranquilos. A esses devo mostrar as misérias dos não convertidos.
         Outros permanecem quietos, porque não veem como escapar. A esses devo mostrar os meios da conversão. Finalmente, para o estímulo de todos, encerrarei com os motivos para a conversão.

Nenhum comentário: