quarta-feira, 31 de julho de 2019

UM DEUS QUE TRABALHA PARA QUEM NELE ESPERA (3)



“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalha para aquele que Nele espera” (Isaías 64:4)
A DIFERENÇA ENTRE O DEUS VIVO E OS DEUSES DOS PAGÃOS.
        A verdade é que cada nação está cheia de lendas e superstições criadas na mente e nas emoções. Nada há de verdade, mas sim de mentiras acerca de feitos de seus ídolos. A divindade dos homens caídos é desprovida de documentos revelados; cada pessoa inventa seu deus e cria suas histórias bobas e fantasiadas de vaidades, porque eles não conseguem conhecer o Deus que só pode ser aceito pela fé: “Por que dirão os gentios: Onde está o vosso Deus? Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que Lhe agrada” (Salmo 115:2,3) (versão corrigida). Os homens não creem na bíblia como revelação dada por Deus aos homens, tudo porque eles não têm olhos para ver nem ouvidos para ouvir. As narrativas das Escrituras foram contadas por Deus, de modo tal que é impossível não ver a bíblia como sendo a Palavra do próprio Deus. Suas histórias ultrapassam anos e anos e são contadas agora para nós, como algo que aconteceu ontem. Além disso, a bíblia nos leva a conhecer o Deus que prometeu e que durante a história cumpriu, como fez com Abraão e como o que prometera se cumpre em nossos dias.
        Também, vemos em Israel as maravilhas de Deus, como esse povo, mesmo dispersado entre as nações, voltou para sua terra e comprova agora sendo poderosa nação, não obstante o tamanho minúsculo do seu território, mas incapaz de ser derrotado. Vemos a história de Jesus, pois mesmo cercado de mitos, como o mundo gosta de fazer, é a história amada e aceita pelo povo crente no mundo inteiro. Em tudo vemos como o Deus que prometeu é Fiel e que sempre cumpre na vida do Seu povo, conforme Ele mesmo afirma em Sua palavra. Além disso, suas promessas cumpridas são motivos do testemunho de milhares de santos e fieis. Eles confiaram em Deus e Ele honrou Sua promessa na vida de Seus servos, conforme diz a letra de antigo hino: “Jamais foi a fé iludida”.
        Por que os crentes se apoderam da Bíblia? Por que cremos nas Escrituras? Não é pelo fato que sabemos que é Deus falando conosco? Claro! Deus entrega Suas promessas ao Seu povo e espera que creiamos Nele, porque naquilo que prometeu Ele há de cumprir. Sendo assim, a história bíblica pode nos encher dessa confiança, quando vemos um Deus que agiu com os homens em consonância com Suas promessas. Também, sabemos que Ele não pode mentir, por isso há de realizar no tempo Dele e no modo Dele aquilo que prometera. Não foi assim que Moisés encarou seu Deus, quando o povo de Israel havia feito o bezerro de ouro e provocado assim a ira do Senhor? O que despertou Moisés para interceder pelo seu povo? Não foram as promessas de Deus feitas com Abraão? De certa forma, Moisés cercou Deus, como que dizendo: “O Senhor prometeu a Abraão; e agora é o momento do Senhor cumprir tua promessa”. É claro que Ele fez isso em santo temor e reverência, mas foi assim que aquele homem pode conquistar o coração de Deus para o bem do Seu povo (Êxodo 32).
        Caro irmão em Cristo, estamos perante o maravilhoso livro de Deus e o fato que esse livro nos foi entregue. Ele veio a nós como um talão de cheques pré-datados, a fim de que pecadores se apoderem de tantas promessas. Isso acontece desde a nossa salvação, porque a salvação é resultado da promessa Dele em salvar perdidos, por meio do Seu Filho Amado. Uma vez que fomos salvos, podemos nos conduzir pela estrada rumo ao céu, munidos dessas ricas promessas, tomando-as para nós como riquezas que conquistamos pela fé, a fim de obtermos Seu braço forte num mundo perigoso, onde vemos Ele atendendo nossas orações, petições, súplicas e intercessões.     

Nenhum comentário: