quarta-feira, 17 de julho de 2019

DO SENHOR É A GUERRA (6)



“Toda esta multidão saberá que o Senhor salva, não com espada, nem com lança. Porque do Senhor é a guerra, e ele entregará todos vós nas nossas mãos” (1 Samuel 17:47)
O GRANDE FATO: DO SENHOR É A GUERRA.
        O fato que a guerra é do Senhor, necessário é que combatamos somente pelo Seu poder. Quando Josafá ouviu que um ajuntamento de exércitos viria contra Jerusalém para destruir a cidade e o povo, eis que imediatamente passou ele a clamar com todo povo pelo livramento do Senhor. A resposta de Deus foi que naquela batalha eles nada iriam fazer, senão se ajuntar no Vale das bênçãos para entoar louvores ao Senhor; eles não teriam que usar suas armas, porque aquela batalha era de Deus, e assim a vitória incrível veio, de tal maneira que Josafá e o povo foram pegar os despojos no meio dos mortos (2 Crônicas 20).
        No combate pela causa do Senhor e contra as trevas, Deus requer que creiamos Nele. Saul tinha medo; desconhecia o fato que a guerra de Israel pertencia a Deus. Aquele homem soberbo queria o reinado para si; era um político com intenções perversas no coração. Por essa razão confiava numa armadura que nem ele mesmo, nem os seus soldados queriam usar para enfrentar o poderoso Golias. Davi via a guerra como sendo de Deus; para ele desafiar o exército de Israel era uma atitude arrogante e suicida da parte daquele guerreiro filisteu. Os crentes são chamados para a batalha, mas só podemos enfrentar os hostis e perigosos inimigos no poder de Deus. Nem sequer podemos imaginar o quanto nossos inimigos invisíveis são poderosos.
        Quando Pedro pensou que poderia com seu poder ir com Cristo até à morte, eis que satanás já havia pedido para peneira-lo. E de fato provou que nada era para enfrentar as hostes que o Filho de Deus sozinho enfrentou. Os que pensam que podem derrotar o império das trevas pelo poder humano, estão perigosamente enganados e equivocados. Os que confiam em suas habilidades, poderão ser eficazes quando lidam com os homens. Alguns confiam na cultura e são hábeis em lidar com os homens usando estratégias da psicologia ou outros métodos. Mas nada disso tem qualquer serventia para Deus. Cultos ou incultos devem saber que Deus usa os humilhados e que buscam forças somente no poder da Sua graça. Certamente Deus usará as habilidades naturais dos homens, quando elas vêm consagradas ao Senhor. Nas batalhas do Senhor tudo de nós deve estar inteiramente santificado para o uso exclusivo Dele e todos os crentes deve estar submissos e obedientes ao Rei.
        Não podemos esquecer que sofreremos vexames, se lidarmos contra os poderes das trevas confiando em nós mesmos. Homens e mulheres que não oram constantemente estão desqualificados para isso. Os poderes das trevas pisam os arrogantes e os esmagam como vermes. Homens e mulheres que não se importam com a Palavra de Deus no viver diário não passam de mosquitos no tocante à guerra contra o mal. Deus aprouve usar Davi; era ele o escolhido para que o Nome do Senhor, o Deus de Israel fosse glorificado naquela batalha. Deus aprouve usar homens e mulheres simples; aqueles que realmente confiam no Senhor e dependem Deus. São esses que não correm nem estremecem diante das ameaças. São eles que se ajuntam em oração com os irmãos; são eles quem apoderam da verdade no coração e entram no poder de Deus na guerra diária contra o mal.


Nenhum comentário: