quinta-feira, 11 de julho de 2019

“UMA DESAFIADORA PERGUNTA (2)



“Quem pode dizer: Purifiquei meu coração; limpo estou do meu pecado?” (Provérbios 20:9)
É UMA RESPOSTA IMPOSSÍVEL, PORQUANTO MOSTRA UM CARÁTER ATIVO: “purifiquei”
        Entendamos bem a pergunta, porque se a resposta mostra uma atividade do homem no tocante à purificação dos seus pecados, então significa que há algo errado. Será que o homem não tem poder para purificar-se a si mesmo? Será que não tem alguém neste mundo que possa afirmar perante Deus e perante todos que um dia ele mesmo pode purificar-se do seu pecado e declarar-se limpo? Resta que tomemos a Palavra de Deus para essa resposta. Consideremos Naamã, o siro leproso (2 Reis 5). Quão arrogante se mostrou quando soube que precisava ir ao Jordão e lavar-se a si mesmo, a fim de livrar-se da perigosa lepra! Ele achava que os preciosos rios da Síria eram muito melhores do que (na linguagem dele) o imundo Jordão de Israel. Havia em seu coração o famoso preconceito religioso, tão carregado de superstição. Mas, porque decidiu ir até o profeta Eliseu? Por que não ficou no seu país e buscou os inúteis recursos médicos ali? 
        Ah! Quantos corações inchados de uma perigosa soberba perante Deus! Quantos acreditam que tiveram habilidade suficiente, para purificarem-se a si mesmos. Ó meu amigo! Quanta confiança vã e perigosa está rondando sua alma! Quão sutil é o pecado em sua função de enganar! Muitos acreditam que no batismo conquistaram a purificação de seus pecados e prosseguem andando para a condenação, sem qualquer percepção dos perigos que lhes esperam lá adiante. A lepra de Naamã nem pode ser comparada à lepra do pecado. Nos dias de Naamã não haviam remédios que combatessem aquela tão terrível enfermidade, mas hoje a medicina já tem resposta para atacar esse mal. No que tange ao pecado, não há entre os homens, nem tampouco na religião aqui qualquer meio que ataque e fulmine o pecado de uma vez para sempre.
        Devido a soberba enganosa do pecado, muitos ficam sedados espiritualmente e não percebem que estão sob a ira de Deus. Não existe apenas a confiança que o batismo resolveu seu problema diante de Deus. Muitos creem que tudo está bem, devido à sua atividade numa igreja. Conheci alguém que estava completamente enganado, pelo fato que o pastor na igreja onde ele frequentava lhe deu a oportunidade de tocar violão. Aquela atividade religiosa encobriu o perigo que lhe aguardava. Um dia, ao ouvir a verdade do evangelho, ele confessou que jamais tinha se convertido. Outros confiam que por terem sido criados numa igreja, tendo os pais crentes, então já estão basicamente purificados dos seus pecados. Saulo de Tarso foi um que confiou em sua origem religiosa. Mas quando foi achado pela graça percebeu que não passava de ser o principal dos pecadores.
        Outros confiam em suas obras, acham que praticando caridades e ajudando os pobres conseguem essa purificação. Alguns dizem: “Hoje fiz minha boa ação”. Nada contra essas ações, mas quão inúteis elas são e vêm como um calmante onde há veneno. Nossos atos de justiça aqui têm serventia aqui mesmo, aos olhos dos homens, mas diante de Deus tem o mesmo valor de trapo imundo. Quantas almas precisam ser acordadas! Satanás não para com seus truques e armadilhas colocadas ao longo do caminho largo, por isso a mensagem santa vem para despertar os que estão dormindo.
        Meu amigo, qualquer confiança em sua capacidade para purificar seu coração do pecado é a mais perigosa e letal confiança que existe. Homens e mulheres são chamados ao arrependimento. Os melhores homens do mundo são convocados ao arrependimento. Os mais sábios e conhecedores da verdade  são chamados ao arrependimento, porquanto todos estão em igualdade perante Deus – todos são culpados.

Nenhum comentário: