sexta-feira, 12 de julho de 2019

“UMA DESAFIADORA PERGUNTA” (3)



“Quem pode dizer: Purifiquei meu coração; limpo estou do meu pecado?” (Provérbios 20:9)
É UMA RESPOSTA IMPOSSÍVEL, PORQUANTO MOSTRA UM CARÁTER ATIVO: “purifiquei”
        Cuidemos com o orgulho embutido no coração, ao achar que conseguimos a purificação de nossos pecados por nossos meios. Esse tem sido a tragédia atual, justamente porque satanás tem espalhado muitas atividades religiosas nos corações dos homens. Já conversei com muitas pessoas e pude ver o quanto elas estavam confiantes nelas mesmas, porque estão fazendo alguma coisa para Deus. Se a resposta for positiva, se alguém afirmar que está com seu coração purificado e limpo dos seus pecados, certamente está transmitindo mentira.
        Nos dias de Isaías, devido ao orgulho resultante da prosperidade material, a nação estava, como que afirmando que tudo estava bem diante de Deus, porque, segundo eles estavam fazendo de tudo para mostrar que nada havia de errado em suas vidas. Qual foi a resposta de Deus? “Lavai-vos, purificai-vos...”! O que eles pensavam que estava limpo, realmente estava completamente podre devido as maldades de seus atos. Através de Jeremias Deus fala ao povo de Israel, exortando o povo a voltar para Ele. As mentiras ocultas do coração endureciam o coração deles, por isso Deus diz: “Ainda que te laves com salitre e uses sabão, a mancha da tua iniquidade continua diante de mim” (Jeremias 2:22). Ele diz mais: “Lava a maldade do teu coração, ó Jerusalém, para que sejas salva!” (Jeremias 4:14). Com esses textos em mentes e muitos outros, podemos perceber o quanto temos a tendência de mentir, achando que Deus é como o homem, capaz de acreditar em nossos ilusórios argumentos.
        Cuidemos, porque até mesmos os crentes tendem a andar sem uma contínua confissão. Somos como Pilatos, lavando nossas mãos, acreditar que isso e aquilo que eu fiz para Deus lavaram nossa alma. Não fosse o profeta Natã chegando e apontando a culpa de Davi, este seguiria reinando em Israel, trazendo maldades e mais maldades sobre o povo e escandalizando o nome de Deus. Quando ele orou, pediu intensamente para que o Senhor purificasse as imundícies do seu coração (Salmo 51:7). Somos nós diferentes? Claro que não somos! Além disso, essa infame presunção em achar que tudo está bem perante Deus e que toda maldade foi tirada mediante nossos esforços, certamente traz glórias para nós mesmos. Não há cheiro mais abominável às narinas de Deus do que o cheiro da justiça própria (Isaías 64:6). Milhares têm caído no inferno por causa. O evangelho bíblico vem para tirar os disfarces que encobrem o sujo coração do homem, até que ele confesse suas abominações perante Deus.
        O que o homem fez para alcançar tal façanha? Como pode ele limpar-se a si mesmo dos seus pecados. Quando Deus ordenou a Israel: “Purificai-vos, limpai...” foi pelo fato que Deus queria que a nação tentasse, para ver que seus esforços seriam todos inúteis. Nos dias de Isaías, todo esforço religioso do povo resultava em fracasso. Quanto mais eles cantavam seus louvores; quanto mais sacrifícios faziam usando os animais; quanto mais ofertas traziam à casa de Deus, mais seus pecados ficavam vermelhos. Como! Eles pintavam suas iniquidades com sangue dos animais. Ao invés de ver o sangue purificador, o Senhor contemplava suas maldades sob a cor carmesim (Isaías 1:18).
        Mesmo assim, a impressionante graça faz o convite aos pecadores, para que todos cheguem em sincero arrependimento. Deus tem, por meio do sangue do Cordeiro a purificação completa e perfeita para os pecadores. Todo sacrifício dos homens é lançado fora; todo esforço do homem é inútil; toda tentativa religiosa de auto-purificação é desfeita, porque só o sangue vertido na cruz é capaz de salvar perfeitamente o pecador arrependido e confesso.

Nenhum comentário: