quarta-feira, 10 de julho de 2019

“UMA DESAFIADORA PERGUNTA" (1)


“Quem pode dizer: Purifiquei meu coração; limpo estou do meu pecado?” (Provérbios 20:9)
INTRODUÇÃO:
        A pergunta desse verso em Provérbios, não tenho dúvida que é a mais desafiadora pergunta feita ao homem. Os homens buscam respostas aqui para muitas coisas, mas quando entram no terreno espiritual ficam emudecidos. O livro de Provérbios é um livro de sabedoria, mas não a sabedoria vinda do mundo, sabedoria essa que termina em miséria e desgraças. Os mais poderosos e cultos deste mundo não têm qualquer resposta diante dessa interrogação. Ao lidar com o coração e com o pecado no íntimo, os homens ficam mudos. Na religião muitos tentam desesperadamente se purificar. Os indianos se banham no imundo rio ganges, na esperança que serão purificados naquelas aguas, onde milhares de corpos humanos mortos são atirados. Eles buscam inutilmente a purificação de suas almas nessa e noutras práticas.
        Quero tomar este verso, porque sei o quanto muitos hoje podem estar enganados quanto a sua situação perante Deus. Biblicamente ninguém poderá entrar no céu sem estar limpo de seus pecados. Mas eu sei o quanto somos arrogantes e presunçosos, achando que dentro de nós há resposta para isso. Tenho dito sempre que quanto mais religioso o homem procura ser aqui, se não estiver estribado na verdade bíblica, mais enganado e ludibriado ele será. A pergunta de Provérbios nos faz lidar com nosso coração e com o pecado. Lembramos bem que por causa do pecado, nós temos um coração enganoso: “Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto. Quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9).
        Caro leitor, não seria bom que avaliássemos nossos corações? Não seria bom que examinássemos onde está nossa confiança? Não seria bom que tirássemos toda confusão e toda mentira? Já investiguei muitos supostos crentes e muitos foram pegos de surpresa pelo engano. Muitos ouviram a pregação do evangelho bíblico e logo descobriram que não eram crentes. Conheci um pastor que se converteu após anos no ministério. Ele chegou para sua igreja e afirmou que não era um crente, que estava enganado, mas que havia se convertido no dia anterior. Eu mesmo nasci e fui criado num ambiente batista; fui levado desde pequeno por minha mãe aos cultos; aprendi a cantar e participar dos cultos desde cedo. Mas não era um crente e não tinha certeza de que ao morrer iria para céu morar com Cristo.
        Em nossos dias, devido a influência de um evangelho barato e fácil, muitas são as pessoas que precisam dessa verdade; que necessitam de estar perante esta perscrutadora pergunta de Provérbios 20:9. Me lembro de estar ensinando numa escola dominical noutra igreja que fiz esta pergunta: “Quantos aqui, se Jesus voltasse agora, acham que já fizeram tudo o que precisavam fazer para subir e estar com Ele?”. Alguns não levantaram suas mãos, mas a maioria ergueu a mão dizendo que estavam preparados. Ali pude perceber o quanto homens podem pensar, que até mesmo numa igreja, nas atividades ali e noutras coisas aparentemente espirituais, podem eles estar purificados dos seus pecados.
        Não é isso extremamente perigoso? O que a Bíblia fala sobre isso? Talvez tenha algum leitor que esteja à busca dessa verdade conforme a Palavra de Deus, a fim de que esteja certo, plenamente convicto de que é alguém que foi salvo. Minha esperança é ter sucesso nessa pregação, pois meu desejo é ver as almas estribadas na verdade e não na mentira. Quanto mais puder manter as almas presas nas trevas, melhor será para satanás em seu império de mentiras. Minha tarefa é expor a luz do evangelho, a fim de que as almas sejam libertas por Cristo das trevas para a maravilhosa luz.

Nenhum comentário: