quarta-feira, 17 de julho de 2019

“UMA DESAFIADORA PERGUNTA” (5)



“Quem pode dizer: Purifiquei meu coração; limpo estou do meu pecado?” (Provérbios 20:9)
O DESAFIO DA PERGUNTA MOSTRA O TERRÍVEL PODER DO PECADO.
        Responder que pode purificar seu coração e limpar-se do pecado revela o quanto a alma está enganada, pois desconhece a verdade do pecado. O que o pecado fez do homem? Em João 8 nosso Senhor encarou os judeus, dizendo que eles não passavam de pobres escravos do pecado. Isso significa que o pecado na alma age como um poderoso senhor, dominando a mente, emoções e controlando toda vontade do homem. Quanto aqueles pobres judeus estavam iludidos! O próprio pecado os mantinha iludidos, achando que eram livres; nem sabiam que eram pobres escravos, vendidos ao pecado e algemados aqui, caminhando para a escravidão eterna.
        É tão forte o esquema do pecado no coração que o homem nem percebe o quanto seu coração é imundo. Por fora não parece ser, mas a sujeira é vista por Deus. Ele está, da cabeça aos pés completamente incapaz de servir a Deus. Ele é cerimonialmente impuro; nada nele é aceitável para dar louvores, sacrifícios e prestar qualquer serviço ao Senhor. A limpeza externa não pode retirar um coração manchado. Em Isaías 64:6 diz que o homem é imundo. Em Tito 3:5 Paulo afirma que fomos lavados pelo poder do Espírito Santo. Em João 15 nosso Senhor declarou que Seus discípulos foram lavados pela palavra que eles ouviram. Toda essa linguagem mostra que a sujeira do pecado no homem é irremovível, a não ser que Deus mesmo venha tirá-la. Ora, o que o pecado fez com o homem na queda? Aquele que fora criado puro pelo grande Deus e Criador, tinha caído como que na fossa; da cabeça aos pés estava tomado de toda imundície; era um imundo em todos os sentidos, por essa razão foi expulso do jardim (Gênesis 3).
        Caro leitor, o pecado nos deixou por natureza completamente distante da glória de Deus. Somos como mendigos, desprovidos de quaisquer recursos espirituais. Nascemos fora do palácio e andamos como sujos e errantes pelo mundo, devido nossa voluntária queda em Adão. Como cegos estamos desprovidos da visão que nos faz ver a glória de Deus (Romanos 3:23). Não apenas estamos impossibilitados de ver a glória de Deus no céu, como também de ver a glória de Deus aqui. Mesmo atacada e manchada pela invasão do pecado, a criação inteira revela as maravilhas do Criador. Mas nosso estado de imundície nos colocou como cegos; distantes de Deus o homem vive como um fora da lei, um forasteiro, errante, buscando satisfação física com as paixões que este mundo oferece. Mesmo numa igreja, o sujo não pode adorar a Deus; não pode ser um sacerdote e é completamente inaceitável na presença gloriosa do grande Senhor. Homens que foram salvos e purificados sentiram o horror da presença majestosa de Deus, quanto mais aqueles que ainda não foram resgatados dos seus miseráveis pecados.
        Quantos tenho visto que estão fazendo de tudo para parecer que estão limpos! Satanás esperto pai da mentira vai continuar manipulando e dominando a mente de milhares com atrativos religiosos. Pensando que estão limpos, muitos acham que estão em condição de receber bênçãos aqui e que após a morte poderão entrar no Paraíso celestial. Saiba agora a resposta dada pela Palavra de Deus: “Nela (na cidade celeste) não entrará nada que seja impuro, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro” (Apocalipse 21:27). Por esse verso percebemos o quanto Deus leva a sério a limpeza espiritual do homem. De tal maneira que Ele aprouve levar para o lar eterno pecadores que Ele os inscreveu no Livro da vida, de quem? Do Cordeiro! Isso significa que essas almas que ali entrarão foram purificadas pelo sangue desse Cordeiro! Isso significa que não há outro meio; que não há como escapar dessa situação onde o pecado deixou o homem. Não é o momento para arrependimento e sincera conversão?

Nenhum comentário: