terça-feira, 23 de julho de 2019

“UMA DESAFIADORA PERGUNTA” (8)



“Quem pode dizer: Purifiquei meu coração; limpo estou do meu pecado?” (Provérbios 20:9)
A PERGUNTA PODE SER RESPONDIDA SE ELA APRESENTAR UMA NOÇÃO PASSIVA: “Fui purificado, limpo estou...” (Apocalipse 5:9).
        Os pecadores no mundo inteiro precisam saber que tem o Salvador e Senhor que veio para salvar. O pecador precisa de alguém para salvar. É incrível como a natureza terrena e incrédula está disposta, como Israel a cavar cisternas rotas, ignorando a fonte de agua viva (Jeremias 2). É impressionante como o homem não enxerga a verdade ao seu derredor; está pronto a por toda confiança num pedaço de pau ou mesmo num pedaço de barro, que confiar no Deus da salvação. Mesmo que grite aos seus ouvidos, dizendo que “...não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe outro nome dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12). Eles não ouvem! Só restou o povo pobre de Jerusalém na invasão babilônica; quem sabe a pobreza ouviria a voz do profeta. Mas ao falar com eles, Jeremias percebeu o quanto confiavam na deusa erigida por eles mesmos – a rainha do céu- e não queria confiar em Deus que havia entregado o povo nas mãos do rei da babilônia (Jeremias 44).
        Ah! Não fosse o amor inigualável de Deus, o que poderia esperar dessa raça caída? Os pés dos homens não se cansam de deixar suas marcas na areia deste mundo; são pegadas claras e inequívocas, de que eles andam pelas veredas enganosas e imundas! Como tirar os pecadores da imundície aqui? Como hienas, de longa distância eles farejam a carniça mundana. A notícia da salvação vem do céu; o Senhor da glória manda Seus mensageiros para anunciar a todos que a justiça desceu do céu para trazer a paz com Deus, mas como fazer ouvir tal notícia? Oh que mensagem cheia da compaixão de Deus! A voz vem do Deus santo; Ele está declarando que os homens se encontram em estado de completa imundície; que não há nenhum aqui que possa entrar no reino Dele, a não ser que tenha sido purificado pelo sangue do Seu Filho (1 João 1:7). Será que esse Deus não está fazendo acepção de pessoas? Claro que não! Ele mesmo afirma que tanto judeu, como gentio, todos estão debaixo do pecado (Romanos 3:9). Do nosso ponto de vista, os mais religiosos são os que mais merecem algo de bom vindo do céu. Ali estão os judeus, lutadores pela conservação da lei de Moisés e zelosos pelos bons costumes da lei. Mas Deus declara que eles são tão culpados quanto são os gentios.
        Talvez  alguém possa achar que há diferença sim; que os povos pagãos precisam mais; que a mensagem do céu deve ser enviada às tribos, mas não para os homens cultos e ricos que hoje povoam nações. Mas eles são colocados entre os gentios e condenados da mesma maneira. Se o evangelho chega pregado com trombeta de ouro para eles, nenhuma diferença será da mensagem pregada usando pobres instrumentos. Para o sedento a água é preciosa, oferecida tanto no copo de barro como num copo de ouro ou de prata. Os porcos são porcos, tanto largados no mato comendo imundície, como os criados na limpeza de um curral. O homem é o mesmo tanto faz numa tribo de canibais, quanto num belo escritório, usando um computador. O problema dele não está nos trajes rotos e imundos, nem em suas faces de rugas e falta de dentes na boca. Deus vê seus corações como o poço da perdição e cheios de imundícies praticados tanto nas lindas cidades, belas casas e lindos escritórios como ocorrem nas selvas, longe de quaisquer recursos.
        O fato é que “todos pecaram” (Romanos 3:23). Eis aí a marca que está cravada indelevelmente na testa e nas mãos de todos. “A morte  passou a todos os homens” (Romanos 5:12). Eis aí a força destruidora gravada em cada milímetro do corpo humano, trazendo horrores aqui e na eternidade.

Nenhum comentário: