terça-feira, 30 de julho de 2019

UM DEUS QUE TRABALHA PARA QUEM NELE ESPERA (2)



“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalha para aquele que Nele espera” (Isaías 64:4)
A DIFERENÇA ENTRE O DEUS VIVO E OS DEUSES DOS PAGÃOS.
Quanto incentivo recebemos para orarmos mais, com fervor, devido o fato que estamos diante de dias tão maus! Pretendo entrar nesse assunto, na esperança de que haja um despertamento no meio do povo de Deus ainda em nossos dias. Para isso precisarei tratar sobre a diferença entre o Deus dos crentes, o Deus da bíblia e os deuses deste mundo. Observe bem que não saí do texto: “...se viu um Deus além de ti, que trabalha para aquele que Nele espera”. A história de Israel no Velho Testamento mostra como Deus usa Seu povo, a fim de mostrar aos povos em toda terra que Ele, somente Ele é Deus. Ele enfatiza isso de forma constante para Israel. Deus trata mais sobre isso com Seu povo do que com qualquer outro tema, por causa da inclinação natural da parte dos homens para confiar nos ídolos e nos braços humanos.
O que os homens têm para contar dos falsos deuses? Quando foi que ídolos fizeram alguma coisa em favor dos homens? Deus marcou essa verdade de forma profunda quando permitiu que a Arca da Aliança fosse levada pelos filisteus. Naqueles dias a arca não era motivo de temor ao Senhor, mas sim de superstição; vemos isso na reação do Sacerdote Eli, porque quando soube que a Arca fora levado, morreu imediatamente. Mas, eis que Deus provou o quanto os ídolos são inúteis, pois desmanchou o ídolo dos filisteus (1 Samuel 5). Poderia gastar muito tempo tratando de acontecimentos narrados no Velho Testamento, quando Deus expõe Sua glória perante a inutilidade e insensatez dos ídolos. Mas é Isaías onde Deus mais destaca Sua majestade e sublimidade à luz da loucura desses deuses, artes dos corações pecaminosos dos homens.
        Mas eu pergunto: Quem pode testemunhar de algum feito dos ídolos? Quão perverso é o coração do homem! Quantas vezes eles atribuem aos seus ídolos bênçãos recebidas! Já vi faixas em algumas casas louvando a um santo aqui, outro ali pelas graças recebidas. Por que os homens fazem isso? A resposta simples é que eles odeiam o Deus da bíblia e não ousam render-Lhe louvores. Quando nosso Senhor multiplicou os poucos pães e peixes para a multidão, porventura renderam louvores a Ele? Caíram aos Seus pés em temor? Não! Foram atrás Dele com, querendo torna-Lo rei. Parecia uma atitude sensata, mas realmente era mais uma demonstração da firme atitude dos homens em confiar no homem (Jeremias 17:9). Os céus e a terra proclamam a glória de Deus, enquanto pobres e miseráveis homens no pecado ousam estender louvores a um pedaço de pau ou a um caco de barro. Fazem isso porque têm prazer em desafiar Deus e desacreditar Nele. E nisso não há diferença; os ricos não serão mais idólatras que os pobres; todos se convergem na mesma direção; todos têm o mesmo peso de uma pena.
Até mesmos os crentes escorregam nesse ato infame de desconfiar de Deus. Não somos diferentes do rei Asa, o qual, depois daquela grande vitória contra os milhares da Etiópia, mesmo assim deixou de confiar no Senhor para confiar noutro rei e quando foi repreendido ficou furioso  (2 Crônicas 16). O que a palavra de Deus faz conosco? Ela nos desafia a investigar, para que saibamos que nunca, jamais houve um Deus que trabalhou e trabalha como o Deus da Bíblia, em favor daquele que Nele espera. Notemos bem que estamos perante o Deus que se coloca como Servo nosso; Ele sabe que aquele que Nele espera, não somente confia Nele, como também tem como objetivo Sua glória. É impossível esperar em Deus sem ter um coração santificado e cheio de temor; É impossível confiar Nele sem ter uma alma submissa e humilhada perante o Deus Forte.

Nenhum comentário: