quarta-feira, 3 de julho de 2019

O SALVADOR, OBJETO DE DESPREZO (10 de 11)



“Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos”. (SAÍAS 53:2)
MISTÉRIO DESVENDADO.
        Quem é esse Salvador, objeto de desprezo? Quem é esse tão glorioso mistério de Deus aos homens? O mundo não poderá jamais entender a verdade acerca do Cordeiro; filmes têm sido exibidos acerca desse nome, mas não pode explicar o que somente Deus pode mostrar e que somente a fé pode entender. Como pode isso acontecer? Para isso precisamos ver o quanto o verso 1 nos explica com clareza: “Quem creu em nossa pregação e a quem foi revelado o braço do Senhor?”.
        A primeira lição aparece para nos mostrar que os homens precisam de “ouvido para ouvir”. Vejamos bem o quanto isso é de grande significado. Se buscarmos no mundo, na religião mundo e nos meios produzidos por encenações cinematográficas acerca de Jesus, certamente nada terá de efeito em nosso viver. O Cordeiro é mistério de Deus, por isso o mundo nunca será capaz de entender, nem tampouco de explicar o significado. Por que ouvidos para ouvir? A razão é simples: os homens, devido ao pecado estão completamente surdos para Deus. Eis o Senhor perante os judeus, realizando ali maravilhas, expondo suas obras de bondade e sempre pregando e ensinando a verdade. Mas aquele povo podia ouvir? Claro que não! Eram eles pobres cegos e surdos desde o nascimento. Quando Deus ordenou que Isaías pregasse, o profeta ficou ciente de que pregaria a um povo que jamais iria poder ouvir e entender para ser salvo.
        Se falarmos de Cristo aos ouvidos do homem natural, eles irão compreender tudo à luz da natureza normal deles. Eles verão Jesus como um sofredor; terão dó dele e alimentarão ideias supersticiosas acerca dele. Eles terão de Cristo a mesma mentalidade que têm acerca dos seus ídolos. Notemos como eles fabricam ou pintam seus deuses, como sendo elementos fracos e sofredores, porque acreditam que são esses que proverão “bênçãos”.  Os homens no pecado são idólatras por natureza e se abrirmos o cenário bíblico para mostrar-lhes a verdade, eles se erguerão de ódio. A mentira religiosa produz mente obscura, incrédula e supersticiosa. Os homens não querem a verdade no íntimo, porquanto a reação deles será de perseguição.
        A linguagem interrogativa do verso mostra isso: “Quem creu em nossa pregação...?. Notemos bem que muitos chegam a crer em Jesus, mas como resultado de bênçãos materiais. O crê natural chega até certo ponto e ali para. Em João 12 diz que muitos creram nele creram Nele, mas não O confessavam, por medo dos judeus (versos 42 e 43). Por isso vem a interrogação: “Quem creu em nossa pregação?”. O fato é que não há algo mais maravilhoso na vida de alguém do que crer em Jesus. Estou me referindo ao verdadeiro crer, porque esse é o crer real. O que diz Romanos 10:17: “A fé vem pelo ouvir...”. Que impressionante declaração! Deus jamais mostrará a glória do Filho, a não ser para aquele que Ele mesmo quiser. Em Mateus o Senhor diz: “Ninguém conhece o Filho, senão o Pai (Mateus 11:270).
        Afinal, que tipo de fé é essa? É a fé operada no coração do arrependido. A fé não é mera aceitação mental ou emocional. É algo que atrai o coração. Os que realmente creem Nele querem conhece-Lo. O autor de um antigo diz na estrofe: “Eu O vi, eu o conheço, pois comigo Ele andou”. Não foi por causa dessa manifestação que ardeu os corações dos discípulos quando Jesus apareceu e andou com eles após a ressurreição? (Lucas 24). Foi essa santa visão que despertou o interesse do eunuco (Atos 8), para entender Isaías 53. É essa a obra mais gloriosa feita na alma de alguém que se converte de todo coração.

Nenhum comentário: