segunda-feira, 29 de julho de 2019

PERIGOS DE UM VIVER REBELDE CONTRA DEUS (1)



“Com tudo isto ainda pecaram, e não deram crédito às maravilhas. Por isso consumiu os seus dias na vaidade e os seus anos na angústia” (Salmo 78:33)
 INTRODUÇÃO: Quão preciosa é a Palavra de Deus, especialmente porque é sempre um livro atual. As narrativas de Deus trazem para nossas vidas lições impressionantes, como se o próprio Deus estivesse falando conosco diretamente. Por essa razão é nossa responsabilidade principal na vida dedicar todo nosso ser à Palavra inspirada que temos conosco. Vejo hoje o quanto há descuido da parte dos que se chamam crentes no tocante ao livro do Senhor. Ao lermos o Salmo 78, vemos que lição transborda de esclarecimento aos nossos olhos, pois um acontecimento de quatro mil anos atrás vem desvendar o homem do pleno século 21. Não temos que ir à busca de novos conhecimentos do homem por meio da psicologia; não temos que saudar o homem deste século como se ele fosse a sumidade dos séculos. Comparando com o povo rebelde de Israel, conforme a narrativa do Salmo 78, os homens de hoje têm as mesmas marcas nas mãos, nos pés e na testa.
                A história de Israel no deserto é um reflexo claro da história dos homens em seu trajeto por este mundo. O Salmo 78 é o segundo maior Salmo. Seu objetivo é mostrar qual foi a atitude de um povo rebelde contra Deus. Nós não devemos pensar que somos melhores, porque aquele povo era igual a nós, e nós, iguais a eles. Por isso quero usar este texto a fim de mostrar o perigo que milhares passam em nossos dias, especialmente nós os crentes que agora estamos diante das verdades maravilhosas que nos foram entregues. Eu sei que essa mensagem há de mexer com nosso orgulho e isso é de grande valor para nós, pois estamos encharcados da arrogância vinda do pecado e vinda do rei dos orgulhosos. A ausência de temor a Deus prevalece em nossos dias, por isso necessitamos que a espada do espírito venha a furar nosso coração e levar-nos ao pó perante o Senhor da glória.
        Ao tomar esses dois versos para trazer esta mensagem, devo me precaver do perigo de afastar-me do contexto. Poderia pregar em todo esse Salmo, mas usarei apenas esses dois versos, pois servirão para os propósitos do tema. Para ajudar meus leitores no entendimento do texto e da mensagem posteriormente. Claramente Deus está relatando o que ocorreu com Israel desde a saída do Egito, durante a jornada até a chegada ao rio Jordão. Deus tem como meta narrar sobre Seu amor, bondade, provisão e compaixão por aquele povo, o qual reagiu várias vezes em atitude de obstinação e rebelião. Deus quer que os pais contem esse fato aos seus filhos, para que fiquem livres dessa atitude infame. O assunto é de grande interesse para nós; precisamos trazer a lume esses fatos, pois estamos vivendo dias piores; estamos diante de um perigoso e letal juízo, que pode atingir esta geração rebelde.
        Findo agora esta primeira página, sem saber quantas páginas terei à frente. O assunto é fantástico e de grande urgência. Minha esperança no Senhor é que eu possa fazer isso no poder da graça. As orações dos crentes têm me socorrido, pois chegam aos ouvidos de um Deus que se compadece de um servo tão inútil como eu. O alvo é que Ele seja glorificado, que os santos sejam edificados e que pecadores arrependidos venham a Cristo.


Nenhum comentário: