sexta-feira, 2 de agosto de 2019

UM DEUS QUE TRABALHA PARA QUEM NELE ESPERA (4)



“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalha para aquele que Nele espera” (Isaías 64:4)
A DIFERENÇA ENTRE O DEUS VIVO E OS DEUSES DOS PAGÃOS.
        A história dos atos do nosso Deus é narrada por Ele mesmo em Sua palavra. É impossível que seres mortais fossem autores desse livro eterno e basta uma breve consideração para ver o quanto as histórias bíblicas são contadas por Deus. Entre Gênesis e Êxodo há um espaço de quase quinhentos anos. Para nós quinhentos anos é muito tempo, corresponde ao tempo da história do Brasil. Mas para Deus esse tempo é como se Deus estivesse ocupado e, de repente, passado alguns minutos, Ele fosse alertado sobre o momento da intervenção Dele para libertar Israel do poder de Faraó. Essas preciosas verdades fazem da bíblia um livro impressionante e digno das nossas mais altas considerações, pois Deus está nos ensinando lições preciosas aos crentes, mostrando o quanto Ele é o mesmo; que não depende do homem ou do tempo para cumprir Seus atos soberanos e eternos.
        Ora, nós somos tão débeis e tão entregues à noção de nosso tempo, que não conseguimos meditar nas grandezas de Deus. Mas a bíblia incrivelmente nos leva a pensar e meditar no passado, segundo as lições bíblicas, a fim de viver pela fé no presente e descansar no poder de Deus para o futuro. Em Jeremias 6:16, Deus, por meio de Jeremias convida o povo endurecido a voltar atrás e examinar a história passada, a fim de conhecer o caminho antigo do Senhor. Sempre Deus fez isso, pois deixou Seus escritos para nos ensinar e para que ensinássemos aos nossos filhos (Salmo 78). Mas eu sei o quanto o pecado e este sistema pecaminoso que rege o mundo tendem a nos envolver tanto e transtornar nossas mentes, para que vivamos como incrédulos e não como crentes.
        O mundo hoje sobrevive por causa de que? Não é por causa dos atos soberanos de Deus? Claro! O mundo prossegue porque Deus tem ouvido as orações dos santos, porque o mesmo Deus de ira é o Deus cuja misericórdia dura para sempre (Salmo 136). Se não orarmos, a bíblia está sempre orando. Se não intercedermos, eis que outros santos hoje estão intercedendo. Deus age e há de agir neste mundo em resposta às petições dos Seus santos,  pois Ele sempre buscou alguém que tapasse a brecha; Ele sempre tem um Moisés, um Daniel, um Neemias, um Mardoqueu, um Esdras, um Paulo e outros. Lembremos bem que nosso Sumo-intercessor entre Deus e os homens é Jesus Cristo HOMEM! Ao lidar com seres humanos, Deus aprouve usar homens, a fim de agir em resposta às orações deles pela raça caída.
        Não é verdade que devemos nos valer disso? No verso de Isaías vemos que Deus trabalha enquanto eu oro, confiando inteiramente Nele. Entendemos que quando pela fé confiamos inteiramente que Deus é capaz de fazer coisas inauditas, certamente Ele está agindo em respostas às nossas orações e súplicas. Às vezes parece demorar em nos atender, mas a fé fica firme e confiante. Naquilo que é possível para que nós façamos, Deus ordena que sejamos responsáveis em nosso dever. Porém, naquilo que é impossível, significa que é obra Dele e não nossa. Se não podemos andar até Ele sobre as aguas, então é melhor que fiquemos no barco lhe esperando. Noé podia fazer a arca, mas não podia fazer chover; podia narrar a todos sobre o juízo do dilúvio, mas não podia mudar o coração do povo, fazendo-o voltar para Deus.
        Eis aí algumas lições preciosas que derivam dessa promessa achada no verso de Isaías. Que maravilha poder saber que há um Deus que trabalha por mim, basta apenas que eu saiba como esperar Nele. O que estamos fazendo? Estamos orando quando vemos que as coisas que acontecem ao nosso derredor estão fora de nosso controle?

Nenhum comentário: