sexta-feira, 30 de agosto de 2019

UM DEUS QUE TRABALHA PARA QUEM NELE ESPERA (8)



“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalha para aquele que Nele espera” (Isaías 64:4)
O QUE É ESPERAR NELE.
        Em nada é fácil esperar em Deus, porque Ele não responde, conforme nós queremos nem o tempo Dele vem trazer júbilo às nossas expectativas. Ele não disse a Abraão quanto tempo ele e Sara teriam que esperar pela chegada do Filho. A demora faz parte do curso da graça e nossa fé é aperfeiçoada ao longo da espera. Leva tempo para que nosso orgulho próprio seja abatido e arruinada nossa disposição naturalmente pecaminosa e autoconfiante. O que Deus está fazendo para realizar Seus planos é infinitamente melhor do que meus planos, e Deus faz com que toda natureza adâmica seja arruinada, enquanto Ele opera pela Sua graça. Jacó foi escolhido, não só para ser salvo e herdeiro do céu, como também para ser patriarca de uma nação numerosa, por isso o trabalho na vida dele foi de uma verdadeira devastação em seu viver. Deus tirou a mulher que ele amava – Raquel; Deus tirou seu filho predileto, enviando-o para o lugar certo, onde seria usado para que os planos de Deus fossem realizados.
        Assim, importa que entremos nessa aula e com humildade e paciência aprendamos com o Senhor de toda graça, pois em tudo Ele quer nosso bem e nosso aperfeiçoamento. Os homens e mulheres mais usados por Deus foram aqueles que aprenderam de Deus e com Deus. Por essa razão, quão importante é que conheçamos ao Senhor; que vivamos aos Seus pés em contrição, aprendendo Dele e com Ele através da Palavra. Aliás, os santos são discípulos e os discípulos são diferenciados, porque em atitude humilde e obediente podem aprender as verdades reveladas na mente e na prática.
Também posso afirmar que nessa espera aguardamos milagres. Tudo o que Deus prometeu fazer, Ele há de fazer porque o nós não podemos fazer. Aquilo que é nosso dever e obrigação na vida, devemos tomar o caminho da justiça, honestidade, responsabilidade e coragem para realizar. Um homem deve lutar em trabalhar para sustentar sua família, pois é seu dever e obrigação. Faltou emprego, ele deve empenhar em procurar e buscar em Deus essa provisão. Mas no que tange às coisas que estão fora da nossa capacidade, é nosso dever orar, confiar nas promessas e esperar em Deus com sincera persistência em oração. A ordem vinda do Senhor é que nós devemos perseverar em oração, velando com ações de graças. Homens e mulheres crentes devem reunir em oração pelo avivamento. Quem pode trazer avivamento? Nós podemos? Claro que não! A salvação dos perdidos e a presença do Senhor em restaurar um povo, tirar a miséria e livrar uma nação de juízo cabe a Deus, mas Ele o faz quando o povo Dele reúne em confiante oração. Tirar Pedro da prisão foi obra do Senhor ao enviar Seu anjo, mas a igreja estava orando em favor do apóstolo (Atos 12).
Também, quando Deus compartilha Suas promessas aos nossos corações, é porque Ele mesmo vem partilhar Seus segredos aos que esperam Nele. O que Deus faz Ele só compartilha com Seu povo. Seus grandes feitos sempre ficam ocultos dos olhos furiosos dos mundanos, porquanto, o que para os salvos é motivo de louvor e adoração, para eles é motivo de zombaria. Homens e mulheres que oram em santa confiança no Senhor normalmente sabem bem porque oram. Eles pedem coisas que são impossíveis, porque creem no Deus do impossível. Ele fez com que Israel aprendesse a confiar inteiramente Nele, quando impediu que o povo, ao invés de confiar na força e na espada, apenas rodeasse a cidade por 7 vezes. Tudo isso para mostrar que Deus opera por milagre e não pela força e provisão dos homens.
Que sejamos fortes na fé e que cresçamos nessa santa confiança no Deus que prometeu e que há de cumprir.

Nenhum comentário: