sexta-feira, 2 de agosto de 2019

PERIGOS DE UM VIVER REBELDE CONTRA DEUS (3)



“Com tudo isto ainda pecaram, e não deram crédito às maravilhas. Por isso consumiu os seus dias na vaidade e os seus anos na angústia” (Salmo 78:33)
OS ATOS DE REBELIÃO CONTRA DEUS: “Sem embargo, continuaram a pecar...”
        Israel viu as maravilhas de Deus, desconhecidas do povo egípcio e de outros povos. Ele eram um povo privilegiado, pois estavam debaixo das promessas feitas por Deus a Abraão. O que eles viram era para mover seus corações em humildade, temor, obediência e dependência de Deus em tudo, pois o Senhor estava, como que dizendo: “Eu vou cuidar de vocês; eu Sou o Deus que tirou vocês e meu braço é forte para não permitir que passem fome ou sede, e vou livrar vocês de todo perigo e inimizade que acharem pelo caminho”. Para aquele povo tudo era motivo para adorar o Senhor, para prestar-Lhe culto no deserto, para temer Seu nome e até mesmo sentir orgulho em face dos perigos. Podemos esperar isso dos homens? Claro que não! Eles se ergueram para requerer de Deus coisas que jamais o Senhor prometera. Deus os tirou do Egito, mais eis ali milhares querendo voltar para lá. Incrível, mas preferiam estar na escravidão que subordinar-se ao Deus que os tirou de lá com mão forte e poderosa.
        Os mundanos provam seu mundanismo pelo fato que não creem em Deus. O que Deus requer dos homens? Não é verdade que Ele quer que apenas confiemos Nele? Mas a verdade é que, para os homens, é mais fácil confiar na sombra do que no Deus da bíblia. Eis aí a natureza maligna, caída, vil e rebelde do homem. Para os incrédulos judeus no deserto, era muito melhor voltar e morrer no Egito do que estar sob o amparo do Todo-Poderoso. Ora, estamos nós alarmados com essa atitude? Pois é, não somos diferentes coisa nenhuma. A natureza do homem é assim. Quando os homens dizem que crê em Deus, na realidade essa fé é realmente rebelião.
Não podemos esquecer que essa foi a atitude do povo quando enviou os doze espias e, após o relatório incrédulo de dez deles, ficaram revoltados com Deus e queriam até mesmo levantar um líder para voltar à escravidão de onde foram arrancados. Quando ouviram que Deus em Sua ira faria com que todos eles morressem no deserto e que não entrariam na terra da promessa, imediatamente tomaram a disposição de obedecer (Números 14). Quão enganoso e vil é o coração dos homens! Quando estão rebeldes e mostram dureza não querendo obedecer, logo parece que mudaram de atitude quando enfrentam o fato do castigo de Deus. Mesmo que Deus afirme que não está com eles e que em tudo que fizerem não serão bem sucedidos, mesmo assim no orgulho eles vão à frente.
Sempre achamos que os homens hão de se converter quando virem as maravilhas de Deus, mas é puramente engano. Já lidei com pessoas que pareciam que se converteram devido aos perigos de morte que enfrentaram. Mas o fato é que foi algo do momento. Por fora pareciam sinceros, mas o coração não mudou e logo quando o vendaval passar e as brisas do mundo voltarem, seus corações reanimarão para o pecado de antigamente. É como uma víbora congelada, que após ser aquecida está disposta a picar e matar quem a ajudou.
Os crentes devem lembrar que eram assim antigamente. Não fosse a graça de Deus, um Saulo de Tarso se ergueria em sua cegueira, reuniria o grupo de extermínio e iria à procura dos crentes para mata-los, no ódio contra Jesus.

Nenhum comentário: