quarta-feira, 14 de agosto de 2019

UM DEUS QUE TRABALHA PARA QUEM NELE ESPERA (6)



“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalha para aquele que Nele espera” (Isaías 64:4)
A DIFERENÇA ENTRE O DEUS VIVO E OS DEUSES DOS PAGÃOS.
        Não temos dúvidas de que o mundo sobrevive ainda porque homens e mulheres crentes têm orado em favor das misericórdias do Senhor. Deus sempre atuou em resposta às orações. O Senhor Jesus é o perfeito modelo da oração e da intercessão e suas atividades intercessoras vão infinitamente além daquilo que vemos narrado nas Escrituras. Ele foi um intercessor e tal verdade perpassa todo nosso conhecimento. Nos livros proféticos vemos que muitas orações feitas ali, não são palavras derivadas da boca dos profetas, mas são provenientes de um Deus compassivo. Moisés buscou resposta de Deus, a fim de que o Senhor se compadecesse do povo que havia feito o bezerro de ouro. Ele não descansou enquanto não ouviu a resposta de Deus. A exuberante narrativa de Êxodo 34 mostra que a intercessão que prevaleceu não foi aquela feita por Moisés, mas sim por uma Pessoa da triunidade – sem dúvida o Senhor Jesus (versos 6 e 7).
        É dito acerca do Senhor, o qual está à direita do Pai no céu, que Ele vive a interceder pelo Seu povo. Que lição cheia de maravilhosa verdade! Mesmo que está assentado, ainda nosso Senhor luta pelos eleitos! Quantas lições envolvem essa verdade! Os santos debaixo de inumeráveis bênçãos celestiais, ainda podem contar com a obra do Espírito Santo neles, intercedendo em favor dos escolhidos. Mesmo que nenhum crente venha a orar, eis que as Escrituras oram. A bíblia é um livro vivo, não para de falar com poder, pois é a própria palavra de Deus. Fico às vezes vendo o quanto os homens ignoram isso, pois a bíblia intercede. Passagens como o Salmo 109 são orações feitas pelas sagradas letras, mesmo que sejam maldições lançadas contra os ímpios. Os ímpios que vivem no pecado e não se arrependeram, nem imaginam que a bíblia que têm em suas casas, ou que mesmo eles usam, está apontando o dedo contra seus corações em oração.
        Mas posso afirmar que a história toda do povo de Deus na terra é uma gigantesca história de oração. Gigantes na fé foram erguidos na oração, como Daniel orou pelo Seu povo, já citei Moisés, mas posso lembrar de Abraão, homem de fé que ousou enfrentar a face do Senhor para orar incessantemente por seu sobrinho Ló e família, a fim de que fossem libertados do castigo que viria sobre Sodoma e Gomorra (Gênesis 18). Deus nunca fará qualquer coisa inaudita na face da terra, sem que antes Ele avise aos Seus servos. Conta que dias antes do vazamento da usina nuclear em Chernobyl (Rússia), crentes estavam celebrando a ceia de Senhor no mato, escondidos das autoridades comunistas. Eles foram descobertos, a polícia chutou a ceia e prendeu alguns dos líderes. Mas um deles disse àquelas autoridades perversas: “Deus há de castigar essa cidade, devido a atitude de vocês contra a ceia do Senhor”. Não demorou muito para que o castigo ocorresse.
        O caso de Chernobyl foi de maldição. Mas o povo de Deus trouxe ao mundo maravilhas das providências misericordiosas da parte do Senhor. Sem Dúvida, Deus abençoou o reino da Média e Persa, devido ao testemunho de elementos como Daniel, Neemias, Esdras, Ester, Mardoqueu e outros que foram postos no anonimato. A Inglaterra escapou de terrível juízo da parte de Deus, devido a um grande avivamento ocorrido ali. Dizem que uma rainha da Escócia tinha mais medo das orações de Knox do que poderosos exércitos inimigos.
        Deus trabalha em favor daqueles que Nele esperam e não importa se são homens cultos ou ignorantes. A fé dos santos tem mais valor de ouro!

Nenhum comentário: