sexta-feira, 16 de agosto de 2019

UM DEUS QUE TRABALHA PARA QUEM NELE ESPERA (7)



“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalha para aquele que Nele espera” (Isaías 64:4)
O QUE É ESPERAR NELE.
        Quando a bíblia fala sobre esperar Nele realmente trata de uma espera da fé que confia Nele. Vivemos numa sociedade onde a fé cristã não é benvinda. Em tudo hoje vemos o homem em ação, confiante nele mesmo e o mundo tem como instruir a todos a confiar na capacidade própria. Quando a bíblia fala de um Deus que trabalha para o que Nele espera, logicamente entendemos que Ele não trabalha para o preguiçoso, porque tal elemento não vai ter sua caça assada. Ele vai morrer numa inútil esperança. Quando Deus chamou Abraão e encheu o coração daquele homem, logo Abraão tomou Sara e partiu para peregrinar pela terra da promessa. Não vemos em Jó um crente inútil, mas sim um homem que era ativo no meio de abundantes riquezas. Não é uma espera carnal, firmada na preguiça e sem qualquer motivação externa.
Realmente, não é nada fácil esperar em Deus. Notemos o desespero de Israel por não esperar e descansar nas doces promessas do Deus forte, pois não demorou em que enviasse doze homens para espiar a terra. Em Números 14 dá a entender que aqueles doze homens foram mandados por Deus, mas a verdade chega a nós na explicação em Deuteronômio capítulo 1, quando diz que foi a vontade do povo, permitida por Deus. Que ativismo inútil e tão devastador! Até mesmo Abraão, um homem de fé foi levado pelos impulsos carnais da esposa na ânsia de ter um filho. Por que não esperar Naquele que fez a promessa? Ao tomar as providências, eis o resultado no nascimento de Ismael, cuja descendência foi e será até o fim de amargo desespero para Israel.
Aquilo que tanto queremos obter nos anelos da carne, eis que Deus muitas vezes permite que venhamos a obter. Muitos querem dinheiro, vida boa, conforto carnal e não se contentam com nada que têm. Muitos querem um casamento, filhos, uma casa, amizades e outros divertimentos, no afã de satisfazer, e para isso negligenciam os cultos, abandonas os ensinos eternos, negam um viver em santidade de vida. O que vão esperar? O que realmente vão ter? Aprenderam a esperar em Deus? Deus está trabalhando para tais pessoas? Nosso Deus falha, ou já falhou alguma vez em Suas promessas? Tenho visto ultimamente o quanto faltam homens e mulheres decididos em servir ao Senhor, comprometidos em agradar a Deus, custe o que custar. Tais pessoas trabalham, lutam, esforçam em tudo, mas nada disso tem qualquer valor, pois seus resultados são desesperadores.
A fé que confia em Deus é aquela que descansa Nele e tal descanso é uma atividade incrível. Não há um trabalho mais glorioso do que esperar em Deus. Notemos na vida de Ana (1 Samuel 1) o quanto ela realmente soube o que pedir, como pedir e como esperar no Senhor. Ana não foi preguiçosa, não ficou deitada em sua casa, inconformada com o fato que era estéril. Ela queria um filho, a fim de mostrar para sua rival que Deus realiza milagres; que o Deus que fez estéril podia torna-la numa mulher capaz de engravidar sim. Ana foi erguida numa fé impressionante, pois buscou o Senhor incessantemente, até que a resposta veio com o nascimento de Samuel que foi um dos grandes líderes espirituais na nação de Israel naqueles dias.
Por que não podemos nós ser assim? Não é verdade que estamos sendo tomados pelo espírito da época? Não é verdade que somos orgulhosos, sofrendo por causa de nossas ambições carnais? Não é verdade que deixamos o Senhor, a fim de abraçar os desejos deste mundo, seguindo as pisadas do presente século perverso? O que mais precisamos hoje? Não é de homens e mulheres que creem em Deus, de todo coração? Que confiam em Suas promessas e aguardam com oração e fidelidade em Suas respostas?

Nenhum comentário: