quarta-feira, 7 de março de 2018

UMA FIRME DECISÃO (9)




“Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no Monte Carmelo. Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quanto coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor  é Deus, segui-O, e se Baal, Segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu”  (1 Reis 18:20, 21).
TOMANDO UMA DECISÃO: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos?”
        Até agora rodeamos em torno das circunstâncias que envolvem a vida religiosa da igreja e como é idêntica à situação do reino do norte nos dias do rei Acabe e do profeta Elias. Agora é o momento para que venhamos a extrair as lições do texto acima, para nosso bem. Sabemos que tudo foi escrito para nosso ensino, assim consideremos esse relato com profundo temor e buscando dele atitude de firme decisão da nossa parte, num ambiente de tanta indecisão.
        A primeira lição aparece imediatamente em forma de interrogação: “...até quando coxeareis entre dois pensamentos?” Os “dois pensamentos” mostram a situação alarmante na qual se encontrava o povo. Não é a mesma situação que deparamos agora? Posso usar apenas uma palavra para definir isso: Indecisão. E isso significa falta de fé firme; significa que os crentes estão com problemas sérios na alma, que há conflito no íntimo. O perigo não é a dúvida, mas sim o fato que eles preferem o caminho mais fácil, mais confortável e sem qualquer compromisso com o Deus verdadeiro.
        Mas isso se constitui em sério perigo. Nós olhamos com dó do povo; nós encaramos de uma maneira diferente a forma como Deus vê. O Deus da bíblia é o Deus da absoluta verdade e ele não deixa em sua comunicação qualquer motivo para que as pessoas duvidem da sua glória, do seu poder, do seu amor e da sua santidade. Ele comunicou-se aos homens por meio da criação e da sua palavra. Sendo assim ele não irá ter dó dos homens, de ninguém em face de qualquer atitude de incredulidade. “Coxear entre dois pensamentos” é uma atitude de orgulho, incredulidade vil e desculpa no íntimo para viver de forma errada. Notamos isso na atitude do Senhor com relação a Pedro, quando este deixou de olhar para ele e olhou para a profundeza do mar, e assim começou a afundar: “Por que duvidaste é homem de pouca fé?”
        Quando Elias foi encarar o povo e trazer a grande vitória do Senhor contra os profetas de baal, na realidade foi mais uma manifestação misericordiosa da parte do Senhor. A pergunta: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos?” mostra o fato da culpa daquele povo; mostra que eles não tinham qualquer esperança, se não voltassem de coração para o Deus de Israel, a quem eles haviam abandonado. Deus usou seu profeta, a fim de mostrar o quanto a idolatria é vã e que só leva à destruição.
        O que significa “coxear”? Significa que estavam vivendo espiritualmente como coxos, paralíticos. Que triste condição! Não é essa a situação do nosso povo em nossos dias? Eles vivem indecisos no íntimo. O paganismo mostra uma religião moderna diferente; todos se sentem bem; todos dizem que estão adorando a Deus; todos estão se sentindo bem sucedidos financeiramente; nada falta de comida e de meios tecnológicos para seus entretenimentos. Isso fez com que o povo se afastasse da bíblia, da autoridade fidedigna da palavra de Deus; das promessas gloriosas da herança eterna no céu e de uma vida em santidade. Não é algo realmente sério? Não é o momento para que a palavra de Deus venha convocar todos para uma firme decisão?

Nenhum comentário: