sexta-feira, 2 de março de 2018

QUATRO REQUISITOS PARA UM AVIVAMENTO (3)




“Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14 versão corrigida)
PRIMEIRO REQUISITO: humilhação “...se humilhar...”
        Sem mais delongas devo entrar para considerar cada requisito desses, apresentados pelo Senhor perante Salomão. Algumas observações são de grande importância para nosso saber. A primeira é que devemos saber que esses acontecimentos estavam sob a égide da lei. Deus estava lidando com seu povo, tendo como base a aliança que havia sido feita lá no Sinai e era uma aliança amaldiçoadora. Isso quer dizer que devemos tomar as palavras do Senhor e avaliar seus princípios eternos, porquanto servem para qualquer tempo e para qualquer povo.
        Firmados nessa verdade, saibamos também que Deus não está lidando hoje com templos. O templo construído por Salomão foi um símbolo local da presença do Senhor e de sua aliança feita com seu povo, a fim de que houvesse temor e todos os povos soubesse que o Deus de Israel era o glorioso e soberano Deus do céu e da terra. Nós hoje, em pleno período da graça não precisamos de templos para a presença de Deus. Ele veio habitar nos crentes; cada pessoa que é salva passa a ser habitação do Espírito de Deus, conforme vemos em 1 Coríntios e Efésios, passagens que se juntam à promessa do Senhor em João 14. Usamos um salão de cultos hoje a fim de ajuntarmos com os irmãos em Cristo para adoração e serviço ao Senhor.
        Outro detalhe que considero de grande valor à nossa compreensão é que Deus fez promessa vinculado à terra: “...e sararei a sua terra”. Ele está referindo à terra de Israel, porque aquele território estava vinculado às bênçãos materiais de Deus, caso o povo obedecesse a lei e andasse em temor. Uma das provas disso foi que Deus arrancou a nação da terra prometida por causa da desobediência e a levou cativa para os setenta anos de cativeiro na Babilônia, para que durante esses anos a terra de Israel pudesse descansar. Diante disso devo salientar aqui que a igreja do Senhor não tem qualquer vínculo com qualquer pedaço de terra, nem com qualquer nação. O povo de Deus é o povo celestial, a nossa pátria está localizada no céu. Não significa que Deus não abençoa a terra em nossos dias. Quando a igreja prospera em santidade eis que o mundo respira e a natureza sente a brisa do céu num ambiente que foi amaldiçoado pelo pecado.
        Então, seguindo esse raciocínio, creio que estaremos livres dos perigos de torcer as Escrituras, como tem acontecido tanto. Quando homens usam a Bíblia sem seus critérios de interpretação, eis que a confusão chega e tudo é usado por satanás para criar maiores problemas e trazer um surto de outras interpretações erradas, bem como de superstições e de idolatria. Portanto, acheguemo-nos à palavra de Deu com sabedoria e temor; examinemos suas palavras à luz daquilo que ele nos mostra em toda Escritura, se é que queremos ser bem sucedido e ajudar os outros. Além disso, quanto perigo há em torcer as Escrituras! Aquele que nos deu sua palavra requer que nós a amemos e a tratemos temor e cuidado. Caso contrário ele haverá de tratar com nosso atrevimento e arrogância.
        Assim, creio que estamos preparados para essas lições. Precisamos de um povo humilde, dedicado ao Senhor, que ama de fato a palavra de Deus e a aceita de todo coração. O Senhor sempre fala ao seu povo; ele sempre se dirige àqueles que têm ouvidos para ouvir sua voz. Ele não mudou, mesmo que o mundo muda sempre. Sua palavra permanece fiel e inabalável como o sol, mesmo que as trevas têm invadido os corações dos homens e a igreja do Senhor parece tão fraca e sem poder.

Nenhum comentário: