sexta-feira, 2 de março de 2018

UMA FIRME DECISÃO (5)



                             
“Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no Monte Carmelo. Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quanto coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor  é Deus, segui-O, e se Baal, Segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu”  (1 Reis 18:20, 21).
                                               O CULTO ECUMÊNICO.
        Em Samaria e em todo Israel o culto que satisfazia a todos era o pervertido culto ecumênico. Os reis e os falsos profetas de maneira esperta sabiam como conciliar o nome de Deus com o nome de seus ídolos e essa mistura resultava em certa paz que consolava os corações de todos. No ecumenismo, satanás sabe bem o quanto o nome de Deus, de Jesus, do Espírito Santo e o uso de trechos bíblicos são de grande importância para suas conquistas. Naqueles dias os falsos profetas não diziam aos reis: “Vá em nome de baal e serás bem sucedido”. Eles usavam o nome de Jeová.
        O ecumenismo sempre funcionou assim e é utilizando essa jogada psicológica que satanás conquista os corações. Os homens mundanos não querem ficar sem “as bênçãos de Deus”. Por essa razão, todos os movimentos religiosos tendem usar disfarces e jargões dos evangélicos, a fim de emplumar seus fieis. Ora, vivenciamos isso em nossos dias. Falsos mestres, elementos perigosos disfarçados de pastores espertamente conseguiram colocar na mente do povo palavras “consoladoras”, de um Deus de paz e de promessas ricas em prosperidades aqui. Por essa razão vemos o quanto todos se sentem bem; há um clima de tranquilidade, de certa calma, de bem-estar que envolve a vida de todos em toda sociedade. Quase em cada quarteirão vemos um salão aberto e alguém ali flertando corações com promessas de bênçãos a todos.
        Além disso, satanás conseguiu trazer para muitas igrejas um evangelho social. O que é isso? É uma mensagem de “paz e amor”; é uma forma de culto que satisfaz os homens e os enchem de certa satisfação no íntimo, porque o ambiente é favorável e agradável. Normalmente nesses ambientes o culto inteiro é programado para que todos sintam bem; as músicas são estrategicamente preparadas para que as emoções controlem o ambiente, fazendo com que a razão não seja utilizada. E as mensagens (já ouvi algumas delas) são mensagens bem leves, onde todos podem sentir que Deus está com eles.
        Foi num ambiente assim que Elias foi corajosamente enfrentar o perverso Acabe com seus muitos profetas avarentos. Foi sob a ordem de Deus que ele partiu para lá; foi sob a coragem dada pelo poder de Deus que aquele homem desafiou a todos ali, para que todos tomassem uma decisão de fé. Num ambiente ecumênico, enganoso e pervertido o povo fica sem capacidade de encarar a verdade. Suas almas ficam em conflito no íntimo e no íntimo há medo, por essa razão vem a “fé do meio termo”. Eles não queriam conflitos; a decisão deles estava estribada num viver sem qualquer fundamento da verdade. Tudo era assim: “vamos do jeito que está; vai dar certo; Deus está conosco; ninguém sabe o que é a verdade”.
        Mas é exatamente isso o que está acontecendo conosco, porque não há qualquer manifestação de uma fé firme, decidida e corajosa no meio do povo de Deus. Até mesmo muitos homens são influenciados pelas suas esposas, porque a tendência do ecumenismo é dominar as mulheres e elas por sua vez tendem a desvirtuar seus maridos. Enfrentamos isso; esse é o nosso ambiente do momento. Mas temos a palavra de Deus conosco; temos o AMÉM conosco; temos o Espírito Santo conosco. Por essa razão devemos aproveitar para firmar nossa fé e tomar decisão firme, resoluta, fiel, que agrada ao Senhor. “Não é dos fortes a vitória, nem dos que correm melhor. Mas dos fieis e sinceros, como nos diz o Senhor”.

Nenhum comentário: