terça-feira, 6 de março de 2018

UMA FIRME DECISÃO (7)




“Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no Monte Carmelo. Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quanto coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor  é Deus, segui-O, e se Baal, Segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu”  (1 Reis 18:20, 21).
                                               O CULTO ECUMÊNICO
        Estou tentando mostrar aos meus leitores como o culto a baal, o qual dominou o reino do norte tem se erguido poderosamente em nossos dias. A função desse culto é unir a luz com as trevas, a mentira com a verdade, o mundo e o viver santo e a salvação por obras com a salvação pela graça. É claro que é impossível essa unidade, mas a tentativa de satanás é fazer exatamente o que ele conseguiu fazer na mente daquele povo ali, tirando tudo o que era fundamental e aniquilando convicções firmes. É claro que no meio desse vendaval de mentiras camufladas estão aqueles que são realmente crentes, como tinham os sete mil que o Senhor reservou, os quais não se curvaram perante baal.
        Como podemos detectar o baalismo hoje? O que satanás fez foi primeiramente espalhar na mente de todos, um desejo profundo por prosperidade material. Esse espírito de engano e de mundanismo veio bem aparentado de espiritualidade. Com essa chegada do mal, eis que elementos perigosos, bem disfarçados de pastores, pregadores e missionários aproveitaram para arrancar os bens dos povos usando a bíblia como um instrumento poderoso. Com isso foi construído mental e emocionalmente um culto diferente, onde todos chegam; todos podem sentir a presença de “Deus”. Com essa atmosfera aparentemente santa e pura eis que satanás conseguiu encobrir a situação de todos no pecado e por isso todos buscam esse ambiente tão favorável e agradável. Foi isso que aconteceu com o povo de Israel; eles não pensaram mais no Deus de Israel; não se importaram com o sistema de adoração, conforme os escritos de Moisés. O que importava agora era a tranquilidade e no íntimo eles achavam que tudo estava bem com eles e com Deus. Era tudo o que satanás queria.
        Caro leitor é triste notícia, mas a verdade é que esse movimento tão antigo entrou em nossos dias com força total. Essa atmosfera de meia escuridão tem sido eficiente para arrancar dos corações um desejo por ouvir a verdade. Quando alguém se levanta para pregar o que Deus ordena, eis que ele se sente só, abandonado sob as ameaças de um mundo que odeia a verdade, assim como ocorreu com Elias. Não é necessário que falemos? Não precisamos de mais profetas de Deus em nossos dias? O mal chegou e tomou conta dos corações; não há mais interesses pela verdade que nos foi entregue; os valores foram distorcidos e a maldade prospera como ervas daninhas na sociedade.
        O alvo do movimento ecumênico em torno desse antigo ídolo tem em vista criar um ambiente de meio termo; tudo hoje é relativo. Com isso gerou um povo ingênuo, pronto para acreditar em tudo, basta que venha dosado com o nome de Deus. O meio termo cria um ambiente onde prospera superstição e idolatrias. Faltam homens e mulheres decididos na fé; faltam crentes firmados na palavra da verdade; faltam convertidos no coração, que encaram a jornada rumo ao céu e que entraram no combate contra o mal.
        Terminei apenas a primeira parte onde pude mostrar como há semelhança entre o culto a baal e o culto ecumênico que tanto prospera em nossos dias. Espero que tenha lançado um alicerce firme, a fim de tratar daquilo que vem em seguida. Que o Senhor tenha misericórdia de nossas almas e que ainda sua palavra venha prosperar nos corações de homens e mulheres arrependidos.

Nenhum comentário: